Pequenos Curadores: Montando Exposições Virtuais

Desenvolvida por: Marilia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes Visuais e Tecnologia

A atividade pedagógica 'Pequenos Curadores: Montando Exposições Virtuais' almeja introduzir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao mundo das artes visuais através do papel de curadores de arte. Utilizando-se de tecnologias atuais como aplicativos de criação de slides e plataformas colaborativas online, os estudantes terão a chance de criar suas próprias exposições virtuais. Cada aluno escolherá um tema pessoal para sua exposição e realizará uma busca por obras de arte digitalizada de museus que se aliam à tecnologia para difusão de seus acervos. Esta busca por obras de arte não só estimulará o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico dos alunos como também os familiarizará com variados artistas, movimentos artísticos e períodos históricos. Eles deverão justificar suas escolhas artísticas e elaborar uma narrativa para suas exposições, evidenciando como a disposição das obras e a temática escolhida contribuem para a mensagem que desejam passar ao público. O projeto favorece a criatividade dos estudantes, promove a apreciação artística e proporciona um engajamento produtivo com tecnologias educacionais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centram-se em capacitar os alunos a reconhecer e valorizar as artes visuais através da prática de curadoria, empregando ferramentas digitais modernas. Almeja-se que, ao final do projeto, os estudantes consigam identificar distintos artistas, movimentos e épocas, entender o papel das instituições artísticas como museus e galerias e desenvolver habilidades críticas na seleção e interpretação de obras de arte. Busca-se também estimular a expressão individual e a habilidade de contar histórias através da organização de uma exposição, fomentando, assim, a construção de conhecimento autêntico e significativo.

  • Reconhecer e analisar obras de arte digitais selecionando-as com base em temáticas definidas.
  • Desenvolver pensamento crítico e justificativa para escolhas de curadoria.
  • Utilizar ferramentas digitais para criação de exposições virtuais.
  • Identificar a importância de museus e galerias no mundo das artes.
  • Criar uma narrativa expositiva que transmita uma mensagem ou tema escolhido.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR07: Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente projetado para abranger aspectos fundamentais da arte e da tecnologia na criação de exposições virtuais. Os alunos serão introduzidos ao conceito de curadoria e à sua importância no mundo da arte, explorando diferentes tipos de obras e movimentos artísticos, além do papel de museus e galerias na preservação e disseminação artística. Será dada atenção especial ao uso de tecnologias educativas, como ferramentas de apresentação e plataformas online, que servirão de meio para a concretização das exposições virtuais dos alunos.

  • Introdução ao mundo das artes visuais e à profissão de curador.
  • Exploração de museus que utilizam tecnologia em suas exposições.
  • Técnicas de pesquisa e seleção de obras de arte digitais.
  • Ferramentas digitais para criação de exposições virtuais.
  • Elaboração de narrativas e justificativas para a curadoria.

Metodologia

Esta atividade aplica a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a adquirir conhecimento através da elaboração de um projeto prático: montar uma exposição virtual. Este método fomenta o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pesquisa e pensamento crítico. Os alunos serão guiados em um processo que inicia com a concepção de uma ideia e segue para a pesquisa, seleção de obras e utilização de ferramentas digitais para montagem da exposição, culminando na apresentação de suas curadorias à classe.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Uso de ferramentas digitais de apresentação
  • Pesquisa online guiada em museus digitais
  • Desenvolvimento de narrativa expositiva
  • Apresentações virtuais para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em 2.4 aulas de 50 minutos cada. A primeira parte será dedicada à introdução e ao planejamento, seguida de pesquisa e desenvolvimento do projeto nas aulas subsequentes, finalizando com as apresentações das exposições virtuais dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à curadoria e planejamento da exposição.
  • Aula 2: Pesquisa de obras e seleção para a exposição.
  • Aula 3: Desenvolvimento da exposição virtual e sua narrativa.
  • Aula 4: Apresentação das exposições virtuais.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da análise da exposição virtual de cada aluno, considerando critérios como a coerência temática, a justificativa das escolhas artísticas feitas, a criatividade na apresentação e a habilidade de utilizar as ferramentas digitais. Além disso, será avaliado o empenho na elaboração da narrativa que acompanha a exposição, mostrando como organizam e interpretam as obras para comunicar sua mensagem. Será valorizada a participação ativa durante as fases de pesquisa e discussão em sala, bem como na apresentação final do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários recursos digitais como computadores ou tablets com acesso à internet, plataformas de criação de slides (por exemplo, Google Slides ou PowerPoint), além do acesso a museus virtuais e bancos de imagens de domínio público. Materiais de apoio para pesquisa, como artigos, vídeos explicativos sobre curadoria e artes visuais, também serão fundamentais para oferecer um panorama amplo aos estudantes durante o processo de criação de suas exposições.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Plataformas de criação de slides (Google Slides, PowerPoint).
  • Acesso a museus virtuais e bancos de imagens de domínio público.
  • Materiais de apoio para pesquisa (artigos, vídeos explicativos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo