Projeto Exposição de Arte Marajoara

Desenvolvida por: Jeyse … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Cerâmica Marajoara: Arte e Cultura

A atividade 'Projeto Exposição de Arte Marajoara' envolve os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em um projeto prático e colaborativo que tem como foco a pesquisa, criação e exposição de peças de cerâmica inspiradas na arte marajoara. Os alunos formarão grupos para estudar a história e as características da cerâmica marajoara, incluindo a análise de obras de artistas e artesãos locais. Cada grupo contribuirá para a exposição final com peças criativas feitas em uma oficina de cerâmica. Além disso, eles realizarão apresentações sobre suas descobertas, promovendo a conscientização e valorização dessa forma de arte dentro da comunidade escolar. A metodologia baseada em projetos permite a integração de conhecimento teórico com a prática artística, incentivando a habilidade de pesquisa e colaboração, além de enriquecer o entendimento cultural e artístico dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal deste projeto é fomentar nos alunos o interesse e a apreciação pela cultura e arte local, especificamente a cerâmica marajoara. Os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades interdisciplinares, integrando história, artes visuais e comunicação. A atividade pretende cultivar a pesquisa autônoma, o pensamento crítico e a expressão criativa por meio da prática artística colaborativa e da apresentação dos resultados de suas pesquisas.

  • Estimular o interesse pela arte e cultura marajoara.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Promover a expressão artística através da cerâmica.
  • Cultivar a apresentação oral e a comunicação de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR07: Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abarcado neste projeto propicia aos alunos oportunidades de explorar profundamente a arte cerâmica, sua história e a técnica por trás da criação de peças artísticas. O conteúdo integra a pesquisa sobre a cerâmica marajoara e seus representantes, bem como o desenvolvimento de habilidades práticas na oficina de cerâmica, permitindo uma aplicação direta do conhecimento teórico.

  • História da cerâmica marajoara.
  • Técnicas de escultura e modelagem em cerâmica.
  • Análise de obras de artistas e artesãos marajoaras.
  • Preparação e montagem de exposições artísticas.

Metodologia

A metodologia adotada é a do ensino baseado em projetos, que incentiva os alunos a aprenderem através da investigação ativa e da criação artística. A abordagem é centrada no aluno e promove o estudo coletivo e o desenvolvimento de projetos concretos, onde os alunos tornam-se protagonistas de suas descobertas, construindo conhecimento em grupo enquanto exploram práticas artísticas e culturais. O trabalho em grupo é essencial para compartilhar responsabilidades e estimular a criatividade colaborativa.

  • Pesquisa colaborativa sobre a arte marajoara.
  • Oficinas práticas de modelagem em cerâmica.
  • Apresentações multimodais de pesquisa.
  • Montagem colaborativa da exposição escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma do projeto é cuidadosamente distribuído para garantir um equilíbrio entre teoria, prática e apresentação. O tempo total é de quatro horas, diluído em quatro aulas de cinquenta minutos. Este planejamento assegura que os alunos tenham oportunidade de absorver conhecimento teórico, aplicar habilidades práticas e apresentar suas descobertas, com intervalos apropriados para debates e ajustes.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e discussão sobre a cerâmica marajoara.
  • Aula 3: Oficina de modelagem em cerâmica.
  • Aula 4: Finalização das peças e preparação da exposição.

Avaliação

A avaliação dos alunos será formativa e contínua, focando no processo de aprendizado e no produto final. Serão observadas a participação ativa nos grupos, criatividade nas peças produzidas, qualidade das pesquisas realizadas e a eficácia na comunicação durante as apresentações. Exemplos de critérios específicos incluem: capacidade de trabalhar em equipe, originalidade e acabamento das peças cerâmicas, coerência e profundidade das apresentações, e o uso eficaz de recursos e tempo. Além disso, a autoavaliação e a avaliação entre pares serão utilizadas para fomentar reflexões sobre o processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade abrangem uma variedade de materiais artísticos e tecnológicos que suportam tanto a pesquisa dos alunos quanto a prática de modelagem. Esses recursos são fundamentais para que os alunos possam explorar a cerâmica marajoara de maneira prática e envolvente, contribuindo para experiências de aprendizado significativas e efetivas.

  • Computadores e acesso à internet para pesquisa.
  • Argila e ferramentas de modelagem para a oficina.
  • Material de apresentação (cartolinas, marcadores, projetores).
  • Espaço para montagem da exposição.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo