Viagem pelo Mundo das Artes

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes Visuais Globais

A atividade 'Viagem pelo Mundo das Artes' propõe uma imersão nas diversas formas de expressão artística ao redor do mundo, englobando tanto as artes visuais tradicionais quanto as contemporâneas. Utilizando a metodologia ativa da 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão motivados a pesquisar em casa sobre diferentes manifestações artísticas globais. Estas pesquisas serão a base para uma 'Roda de Debate' em sala de aula, onde os alunos, organizados em grupos, compartilharão suas descobertas. Este debate proporcionará um rico intercâmbio de conhecimentos sobre técnicas, peculiaridades e as culturas representadas nas artes estudadas. Esta atividade não só ampliará o repertório artístico e cultural de cada aluno, mas também incentivará o reconhecimento e a valorização da diversidade das expressões artísticas presente em diferentes sociedades. O objetivo é fomentar um diálogo construtivo sobre as influências culturais nas artes visuais, promovendo a apreciação e o respeito mútuo entre as diferentes tradições e inovações artísticas globais.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, buscamos desenvolver nos alunos a habilidade de identificar e apreciar a diversidade das expressões artísticas ao redor do mundo, tanto em seus aspectos tradicionais quanto contemporâneos. Almejamos cultivar nos estudantes uma percepção estética refinada, impulsionar o seu imaginário, a capacidade de simbolização e enriquecer seu repertório imagético. Além disso, pretendemos promover experiências que permitam aos alunos experimentar diferentes formas de expressão artística e explorar fontes sonoras distintas, reconhecendo os elementos constitutivos da música e características de variados instrumentos musicais.

  • Identificar e apreciar a diversidade das artes visuais globais.
  • Estimular o desenvolvimento do repertório cultural e artístico.
  • Fomentar a capacidade de análise crítica e expressão oral através da participação na Roda de Debate.
  • Incentivar a pesquisa e o estudo autônomo sobre as artes e suas influências culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba uma abordagem introdutória sobre as diversas formas de artes visuais ao redor do mundo, desde as expressões mais tradicionais até as tendências contemporâneas. Serão explorados contextos históricos e culturais, técnicas artísticas variadas e a importância da arte enquanto expressão cultural e veículo de identidade. O objetivo é criar um panorama que permita aos alunos compreenderem as artes visuais como um campo rico e diversificado de conhecimento e expressão humana.

  • Diversidade das expressões artísticas globais
  • Análise de técnicas e materiais em artes visuais
  • Contextos culturais nas artes
  • Artes tradicionais vs. Contemporâneas
  • A importância da arte na expressão da identidade cultural

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos realizarão pesquisas prévias sobre artes visuais globais, preparando-se para uma participação ativa na Roda de Debate em sala. Esta metodologia incentiva a autonomia do aluno e o prepara para um aprendizado colaborativo. A Roda de Debate, por sua vez, permitirá a troca de informações e experiências entre os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado participativo e dinâmico, onde cada um poderá contribuir com suas descobertas e aprendizados.

  • Sala de Aula Invertida
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a orientação para a pesquisa que será realizada em casa. Na segunda aula, os alunos participarão da Roda de Debate, compartilhando suas descobertas e discutindo sobre as mesmas.

  • Aula 1: Orientação para a pesquisa em casa.
  • Aula 2: Roda de Debate e compartilhamento das pesquisas.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da participação ativa dos alunos na Roda de Debate, considerando a qualidade da pesquisa realizada em casa, a capacidade de expressão das descobertas de forma clara e a construção de argumentações baseadas nas informações pesquisadas. Será valorizada também a habilidade de ouvir e considerar as contribuições dos colegas, fomentando um ambiente de respeito mútuo e aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para suportar a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a realização das pesquisas em casa, materiais para anotação e organização das informações (cadernos, canetas), além do uso do data show e alto-falantes para a apresentação das pesquisas na Roda de Debate, permitindo uma imersão completa no conteúdo discutido.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de anotação
  • Data show e alto-falantes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo