Artistas Ambulantes

Desenvolvida por: Renan … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Criação Artística e Relacionamento com o Ambiente

A atividade 'Artistas Ambulantes' é projetada para estimular a capacidade de criação artística de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tanto no âmbito individual quanto coletivo. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e, como verdadeiros artistas, percorrerão diferentes espaços da escola e da comunidade ao redor, buscando locais que os inspirem a criar obras de arte visuais temporárias ou semipermanentes. Para isso, farão uso de materiais sustentáveis como giz de calçada, argila natural, folhas, entre outros, de forma a dialogar com o espaço escolhido para a criação de suas obras. Ao fim do processo criativo, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra aos colegas, compartilhando as experiências vividas durante a criação, as inspirações encontradas no espaço e a simbologia por trás da obra criada, promovendo assim, um estímulo à percepção artística e ao relacionamento dos alunos com o ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de observar e interagir criativamente com o meio em que vivem, valorizando a experimentação artística como forma de expressão. Busca-se também cultivar a apreciação pelas artes visuais em suas mais diversas manifestações, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento crítico ao possibilitar que os estudantes compartilhem diferentes perspectivas sobre o mesmo espaço. Por fim, almeja-se que, através desta prática, os alunos possam refletir sobre a importância da sustentabilidade na utilização dos materiais, conectando suas criações às questões ambientais contemporâneas.

  • Estimular a percepção e a sensibilidade artística explorando o ambiente.
  • Promover a criatividade e a expressão individual e coletiva.
  • Valorizar o uso sustentável de materiais na criação artística.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Fomentar a capacidade de apresentação e partilha de processos e ideias criativas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula enquadra-se na área das Artes Visuais, enfatizando a experimentação de diferentes materiais e suportes na criação artística. Além disso, aborda a importância do espaço enquanto elemento inspirador e parte integrante da obra de arte, promovendo a interação entre os alunos e o meio. O conceito de sustentabilidade na arte também constitui uma componente fundamental do currículo, encorajando os estudantes a refletirem sobre as suas escolhas materiais e o impacto ambiental das mesmas.

  • Artes visuais e expressão criativa.
  • Relação entre arte, artista e espaço.
  • Sustentabilidade e arte com materiais recicláveis.
  • Técnicas de apresentação e comunicação de ideias artísticas.
  • Colaboração e trabalho em equipe na criação artística.

Metodologia

A abordagem 'Mão-na-massa' será aplicada nesta atividade, incentivando os alunos a explorar ativamente os espaços e a utilizar sua criatividade na criação das obras. A Aprendizagem Baseada em Projetos também orientará a execução da atividade, permitindo que os estudantes aprofundem seu conhecimento artístico de maneira prática e significativa. Este método promove a autonomia dos alunos ao escolherem os materiais e o local de suas criações, além de estimular a reflexão coletiva na apresentação dos trabalhos.

  • Exploração dos espaços da escola e comunidade.
  • Criação de obras de arte com materiais sustentáveis.
  • Apresentação e discussão das obras criadas.
  • Reflexão coletiva sobre o processo criativo e o produto final.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em duas partes de aproximadamente 30 minutos cada.

  • Aula 1: Exploração e escolha do espaço, início da criação das obras.
  • Aula 2: Finalização das obras e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na originalidade e na criatividade das obras, assim como na capacidade de trabalhar em equipe. A qualidade das apresentações, a clareza na comunicação das ideias, o entendimento do espaço escolhido e a relação dessa escolha com a obra criada também serão critérios importantes. O feedback será oferecido de forma construtiva, valorizando os aspectos positivos e sugerindo melhorias.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem giz de calçada, argila natural, folhas, flores e materiais recicláveis encontrados no ambiente escolar. É importante que o professor prepare antecipadamente uma lista de espaços potenciais para exploração e certifique-se de que todos os materiais estejam disponíveis para os alunos no dia da atividade.

  • Giz de calçada
  • Argila natural
  • Folhas e flores
  • Materiais recicláveis
  • Lista de espaços potenciais para criação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo