Neste plano de aula, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão imersos no mundo da arte contemporânea e tradicional através de uma exposição virtual interativa. Esta exposição, preparada com antecedência pelo professor, incluirá obras-chave de diferentes períodos e estilos, servindo como porta de entrada para a apreciação artística e o desenvolvimento do repertório imagético dos estudantes. Após a imersão, os alunos selecionarão uma obra que mais lhes chamou atenção para conduzir uma pesquisa detalhada sobre o artista responsável, o contexto histórico da criação da obra e a análise de seus elementos constitutivos (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento). Esta fase investigativa tem como objetivo não apenas familiarizar os alunos com o universo artístico selecionado mas também desenvolver suas habilidades de pesquisa e crítica artística. Como etapa subsequente, inspirando-se nas obras estudadas, os alunos criarão suas próprias peças de arte. Para isso, utilizarão uma variedade de materiais, como recicláveis, tinta, papel, e lápis de cor, promovendo assim a consciência ambiental através da reutilização de materiais. A culminância da atividade será a 'Exposição de Artistas do Futuro', um evento onde os alunos terão a oportunidade de expor suas criações e compartilhar as pesquisas realizadas com a comunidade escolar, celebrando a diversidade de interpretações e criatividade e fomentando o apreço pelas artes visuais.
O objetivo principal desta atividade é instigar nos alunos a apreciação pelas artes visuais, tanto contemporâneas quanto tradicionais, e desenvolver suas habilidades de simbolização e expressão artística. Espera-se que, ao final desta experiência, os estudantes consigam identificar e apreciar diversas formas e expressões artísticas, reconhecer e utilizar os elementos constitutivos das artes visuais em suas criações, e compreender a influência de diferentes contextos culturais e históricos nas obras de arte. Além disso, esta atividade visa promover a pesquisa autônoma, a criticidade e a capacidade de expressar ideias artísticas de forma concreta, utilizando diferentes materiais e técnicas.
O conteúdo programático abordará inicialmente uma visão geral da arte contemporânea e tradicional, destacando a diversidade de estilos, períodos e movimentos artísticos. Será dada ênfase aos elementos constitutivos das artes visuais como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento, e como estes são empregados de maneiras distintas ao longo da história da arte. Além disso, os alunos serão introduzidos à importância do contexto histórico e cultural na criação de obras de arte, preparando o terreno para a pesquisa individual e a criação artística subsequente.
Utilizando uma abordagem baseada em metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, a atividade propõe uma experiência imersiva e participativa. Os alunos começarão com a exploração autônoma da exposição virtual como preparação prévia. Em sala, discussões guiadas ajudarão a aprofundar a compreensão das obras. A pesquisa sobre um artista e obra selecionados será conduzida individualmente, promovendo autonomia e habilidades de investigação. A criação de arte própria inspirada pela obra estudada permitirá a expressão pessoal e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
A atividade será realizada ao longo de 10 aulas de 60 minutos. As três primeiras aulas serão dedicadas à exploração da exposição virtual e discussões em grupo. Nas quatro aulas seguintes, os alunos realizarão suas pesquisas e começarão a criação de suas obras. As últimas três aulas serão destinadas à finalização das criações artísticas e preparação para a exposição final.
A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do processo, desde a participação nas discussões, a profundidade da pesquisa realizada, até a criatividade e esforço empregados na criação de suas obras. A apresentação final na 'Exposição de Artistas do Futuro' também será considerada, avaliando-se a habilidade de comunicar as ideias por trás da criação e o resultado artístico. Será incentivado um ambiente de feedback construtivo, onde tanto alunos quanto professores poderão compartilhar impressões e aprendizados.
Para a realização desta atividade, serão necessários acessos a computadores com internet para a exposição virtual, materiais recicláveis, tinta, papel, lápis de cor, entre outros materiais artísticos. Além disso, será importante contar com espaços adequados para a discussão em grupo e o trabalho artístico, assim como para a exposição final das obras dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula