Artistas do Futuro: Criando Nossas Obras

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte Contemporânea e Tradicional

Neste plano de aula, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão imersos no mundo da arte contemporânea e tradicional através de uma exposição virtual interativa. Esta exposição, preparada com antecedência pelo professor, incluirá obras-chave de diferentes períodos e estilos, servindo como porta de entrada para a apreciação artística e o desenvolvimento do repertório imagético dos estudantes. Após a imersão, os alunos selecionarão uma obra que mais lhes chamou atenção para conduzir uma pesquisa detalhada sobre o artista responsável, o contexto histórico da criação da obra e a análise de seus elementos constitutivos (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento). Esta fase investigativa tem como objetivo não apenas familiarizar os alunos com o universo artístico selecionado mas também desenvolver suas habilidades de pesquisa e crítica artística. Como etapa subsequente, inspirando-se nas obras estudadas, os alunos criarão suas próprias peças de arte. Para isso, utilizarão uma variedade de materiais, como recicláveis, tinta, papel, e lápis de cor, promovendo assim a consciência ambiental através da reutilização de materiais. A culminância da atividade será a 'Exposição de Artistas do Futuro', um evento onde os alunos terão a oportunidade de expor suas criações e compartilhar as pesquisas realizadas com a comunidade escolar, celebrando a diversidade de interpretações e criatividade e fomentando o apreço pelas artes visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é instigar nos alunos a apreciação pelas artes visuais, tanto contemporâneas quanto tradicionais, e desenvolver suas habilidades de simbolização e expressão artística. Espera-se que, ao final desta experiência, os estudantes consigam identificar e apreciar diversas formas e expressões artísticas, reconhecer e utilizar os elementos constitutivos das artes visuais em suas criações, e compreender a influência de diferentes contextos culturais e históricos nas obras de arte. Além disso, esta atividade visa promover a pesquisa autônoma, a criticidade e a capacidade de expressar ideias artísticas de forma concreta, utilizando diferentes materiais e técnicas.

  • Desenvolver a capacidade de apreciação artística.
  • Promover a compreensão dos elementos constitutivos das artes visuais.
  • Fomentar a habilidade de pesquisa e análise artística e histórica.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual através da criação artística.
  • Incentivar a consciência ambiental pela utilização de materiais recicláveis.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará inicialmente uma visão geral da arte contemporânea e tradicional, destacando a diversidade de estilos, períodos e movimentos artísticos. Será dada ênfase aos elementos constitutivos das artes visuais como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento, e como estes são empregados de maneiras distintas ao longo da história da arte. Além disso, os alunos serão introduzidos à importância do contexto histórico e cultural na criação de obras de arte, preparando o terreno para a pesquisa individual e a criação artística subsequente.

  • Introdução à arte contemporânea e tradicional
  • Elementos constitutivos das artes visuais
  • Análise de obras de arte selecionadas
  • Contexto histórico e cultural das obras
  • Técnicas de criação artística com materiais diversos

Metodologia

Utilizando uma abordagem baseada em metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, a atividade propõe uma experiência imersiva e participativa. Os alunos começarão com a exploração autônoma da exposição virtual como preparação prévia. Em sala, discussões guiadas ajudarão a aprofundar a compreensão das obras. A pesquisa sobre um artista e obra selecionados será conduzida individualmente, promovendo autonomia e habilidades de investigação. A criação de arte própria inspirada pela obra estudada permitirá a expressão pessoal e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

  • Exploração autônoma de exposição virtual
  • Discussões em grupo sobre obras selecionadas
  • Pesquisa individual sobre artista e obra
  • Criação de arte com materiais variados
  • Organização e participação na exposição final

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 10 aulas de 60 minutos. As três primeiras aulas serão dedicadas à exploração da exposição virtual e discussões em grupo. Nas quatro aulas seguintes, os alunos realizarão suas pesquisas e começarão a criação de suas obras. As últimas três aulas serão destinadas à finalização das criações artísticas e preparação para a exposição final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração inicial da exposição virtual
  • Aula 2-3: Discussões em grupo sobre as obras
  • Aula 4-7: Pesquisa e início da criação das obras artísticas
  • Aula 8-10: Finalização das obras e organização da exposição

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do processo, desde a participação nas discussões, a profundidade da pesquisa realizada, até a criatividade e esforço empregados na criação de suas obras. A apresentação final na 'Exposição de Artistas do Futuro' também será considerada, avaliando-se a habilidade de comunicar as ideias por trás da criação e o resultado artístico. Será incentivado um ambiente de feedback construtivo, onde tanto alunos quanto professores poderão compartilhar impressões e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acessos a computadores com internet para a exposição virtual, materiais recicláveis, tinta, papel, lápis de cor, entre outros materiais artísticos. Além disso, será importante contar com espaços adequados para a discussão em grupo e o trabalho artístico, assim como para a exposição final das obras dos alunos.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Materiais recicláveis (papelão, plástico, etc.)
  • Tintas, pincéis e papel
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Espaço para exposição das obras

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo