Caça ao Tesouro Cultural

Desenvolvida por: Vatisl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Diversidade Cultural e Manifestações Artísticas

A 'Caça ao Tesouro Cultural' é uma atividade prática que visa promover o reconhecimento e a valorização das culturas locais, regionais e nacionais, através de pistas e desafios artísticos. Os alunos do 5º ano serão divididos em grupos e receberão um mapa e uma série de pistas que os guiarão por diferentes expressões culturais, desde obras de arte até costumes e tradições. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre como as matrizes estéticas influenciam as manifestações artísticas regionais. Ao final da atividade, os grupos prepararão apresentações visuais criativas para compartilhar suas descobertas. Esta experiência prática é projetada para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre diversidade cultural e fomentar o respeito por diferentes manifestações artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de reconhecer e analisar as diversas influências culturais e estéticas nas manifestações artísticas de diferentes regiões. Ao participarem deste processo investigativo, espera-se que os alunos ampliem seu repertório cultural e artístico, aprimorando suas capacidades críticas e reflexivas sobre a diversidade cultural.

  • Ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos através da investigação de matrizes estéticas regionais.
  • Estimular a capacidade crítica e reflexiva dos alunos sobre a diversidade cultural.
  • Fomentar o reconhecimento e a valorização das diferentes expressões culturais e artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na diversidade cultural e nas manifestações artísticas, com foco especial em matrizes estéticas locais e regionais. Os alunos explorarão a relação entre arte e cultura através de desafios práticos que os estimularão a pesquisar e refletir sobre as distintas influências culturais.

  • Diversidade cultural nas artes visuais.
  • Relação entre matrizes estéticas e manifestações artísticas.
  • Costumes e tradições regionais em expressões artísticas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é eminentemente prática e exploratória, incentivando o trabalho em grupo e a aprendizagem ativa. Os alunos serão motivados a resolver desafios através da investigação artística e cultural, promovendo a colaboração e o pensamento crítico. As apresentações visuais ao final da atividade servirão para consolidar o aprendizado através da comunicação e troca de conhecimentos entre os grupos.

  • Aprendizagem baseada em desafios.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Apresentação visual das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para se estender por duas sessões de 60 minutos, totalizando duas horas. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções, formarão grupos e começarão a caça ao tesouro. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas explorações e prepararão suas apresentações visuais, culminando na apresentação e discussão dos achados.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação e finalização da exploração, preparação e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será dividida em duas partes: a participação durante a atividade e a apresentação final. Durante a atividade, será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, sua curiosidade e engajamento na resolução dos desafios. Na apresentação final, serão considerados a clareza, criatividade e profundidade das descobertas. Exemplos de critérios incluem a qualidade das soluções para os desafios propostos, a originalidade das apresentações e o respeito aos diferentes pontos de vista expressos pelos grupos. A autoavaliação também será incentivada, promovendo a reflexão dos alunos sobre seu aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário um conjunto variado de recursos que possibilitem a exploração cultural e a expressão criativa. Estes materiais deverão ser organizados previamente, garantindo que todos os grupos tenham acesso equitativo aos recursos necessários para a caça ao tesouro e suas apresentações finais.

  • Mapas culturais e pistas artísticas.
  • Materiais para montagem de apresentações visuais (cartolina, canetas, etc.).
  • Recursos audiovisuais para apresentação (projetores, computadores).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo