Cartas Viajantes: Arte Postal em Ação!

Desenvolvida por: Flavia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte Postal

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão se envolver na exploração do conceito de Arte Postal através da criação de postais personalizados. A experiência começa com uma contextualização histórica sobre a origem dessa forma de arte, incluindo uma exploração sobre artistas renomados como Jean-Cornec. Após compreenderem as técnicas e a evolução desta prática artística, cada aluno criará seu próprio cartão postal utilizando uma variedade de materiais visuais, tais como colagens, desenhos e carimbos. A etapa final em sala de aula consiste na troca dessas criações entre os colegas, promovendo a interação e a apreciação artística coletiva. Para casa, os estudantes são encorajados a pesquisar sobre obras de Jean-Cornec e trazer suas observações e descobertas na aula seguinte, estimulando uma continuidade do aprendizado de forma autônoma e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é ampliar a compreensão dos alunos sobre a Arte Postal como um meio de expressão artística e comunicativa. Pretende-se que os estudantes experimentem o processo criativo de criação de postais, desenvolvendo suas habilidades manuais, senso estético e a capacidade de se expressarem visualmente. Além disso, a tarefa de pesquisa e a troca de postais visam fomentar o respeito e o interesse pela obra dos outros, ao mesmo tempo que incentivam a prática de habilidades de investigação e apresentação de informações.

  • Fomentar a criatividade e a expressão artística através da criação de postais.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação sobre Jean-Cornec.
  • Incentivar a troca artística e interativa entre os colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Explorar criações artísticas em diferentes meios e contextos, investigando conhecimentos relacionados.
  • EF15AR08: Experimentar diferentes formas de expressão visual, criando composições artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é projetado para proporcionar uma visão ampla da Arte Postal. Inicia-se com a história e evolução dessa prática artística, destacando suas características e influências ao longo dos anos. Em seguida, são introduzidas as técnicas específicas utilizadas na confecção de postais, como colagens e desenhos, além de introduzir elementos de design e composição. A conclusão do conteúdo se dá com a apreciação das obras criadas em sala e a pesquisa autônoma sobre a obra de Jean-Cornec.

  • História e origem da Arte Postal.
  • Técnicas de criação de postais: colagens, carimbos e desenhos.
  • Exploração das obras de Jean-Cornec.
  • Práticas de apreciação e crítica de arte.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina métodos expositivos e participativos, explorando tanto a apresentação de conteúdo histórico quanto a prática artística. Inicia-se com uma aula expositiva sobre a história da Arte Postal, seguida por um momento de prática em que os alunos são incentivados a criar seus próprios postais. A troca de postais entre os alunos serve para fomentar a interação e o conhecimento mútuo. A tarefa de casa é destinada a incentivar a pesquisa e o aprofundamento individual, culminando em uma discussão coletiva na aula seguinte.

  • Aula expositiva sobre Arte Postal.
  • Atividade prática de criação de postais.
  • Troca de postais entre os colegas.
  • Atividade de pesquisa e discussão sobre Jean-Cornec.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é cuidadosamente planejado para otimizar o tempo de aprendizado dos alunos, distribuído em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos são introduzidos à história da Arte Postal e iniciam suas criações individuais. A segunda aula é dedicada à troca de postais, discussão das criações e apresentação das pesquisas feitas em casa sobre Jean-Cornec.

  • Aula 1: Introdução teórica e prática de criação de postais.
  • Aula 2: Troca de postais e discussão sobre Jean-Cornec.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em múltiplos critérios para garantir uma apreciação justa e abrangente das suas capacidades e participações. Primeiramente, será avaliada a criatividade e originalidade na criação dos postais, levando em consideração o uso dos materiais e técnicas. A interação durante a troca e a apreciação crítica das criações dos colegas também será um fator considerado, observando como os alunos respeitam e reagem à obra alheia. Finalmente, a pesquisa realizada sobre Jean-Cornec e a forma como apresentam suas descobertas na turma serão avaliadas, verificando a compreensão e a capacidade de articulação das informações coletadas. Exemplos de avaliação incluem verificar se os postais contêm elementos inovadores e se os alunos demonstram uma clara compreensão da pesquisa sobre Jean-Cornec.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponibilizados para esta atividade abrangem materiais artísticos e didáticos necessários para a realização completa do plano. Materiais básicos para produção, como papéis, tesouras e colas, além de carimbos e tintas para estimular a criatividade dos alunos, são fundamentais. Recursos audiovisuais, como vídeos e imagens digitais, serão usados para ilustrar a história da Arte Postal e as obras de Jean-Cornec, facilitando o entendimento teórico.

  • Materiais artísticos: papéis, colas, tesouras, carimbos e tintas.
  • Recursos audiovisuais: vídeos e imagens de obras.
  • Materiais de pesquisa sobre Jean-Cornec.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo