Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão se envolver na exploração do conceito de Arte Postal através da criação de postais personalizados. A experiência começa com uma contextualização histórica sobre a origem dessa forma de arte, incluindo uma exploração sobre artistas renomados como Jean-Cornec. Após compreenderem as técnicas e a evolução desta prática artística, cada aluno criará seu próprio cartão postal utilizando uma variedade de materiais visuais, tais como colagens, desenhos e carimbos. A etapa final em sala de aula consiste na troca dessas criações entre os colegas, promovendo a interação e a apreciação artística coletiva. Para casa, os estudantes são encorajados a pesquisar sobre obras de Jean-Cornec e trazer suas observações e descobertas na aula seguinte, estimulando uma continuidade do aprendizado de forma autônoma e colaborativa.
O objetivo central desta atividade é ampliar a compreensão dos alunos sobre a Arte Postal como um meio de expressão artística e comunicativa. Pretende-se que os estudantes experimentem o processo criativo de criação de postais, desenvolvendo suas habilidades manuais, senso estético e a capacidade de se expressarem visualmente. Além disso, a tarefa de pesquisa e a troca de postais visam fomentar o respeito e o interesse pela obra dos outros, ao mesmo tempo que incentivam a prática de habilidades de investigação e apresentação de informações.
O conteúdo programático é projetado para proporcionar uma visão ampla da Arte Postal. Inicia-se com a história e evolução dessa prática artística, destacando suas características e influências ao longo dos anos. Em seguida, são introduzidas as técnicas específicas utilizadas na confecção de postais, como colagens e desenhos, além de introduzir elementos de design e composição. A conclusão do conteúdo se dá com a apreciação das obras criadas em sala e a pesquisa autônoma sobre a obra de Jean-Cornec.
A metodologia adotada nesta atividade combina métodos expositivos e participativos, explorando tanto a apresentação de conteúdo histórico quanto a prática artística. Inicia-se com uma aula expositiva sobre a história da Arte Postal, seguida por um momento de prática em que os alunos são incentivados a criar seus próprios postais. A troca de postais entre os alunos serve para fomentar a interação e o conhecimento mútuo. A tarefa de casa é destinada a incentivar a pesquisa e o aprofundamento individual, culminando em uma discussão coletiva na aula seguinte.
O cronograma da atividade é cuidadosamente planejado para otimizar o tempo de aprendizado dos alunos, distribuído em 2 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos são introduzidos à história da Arte Postal e iniciam suas criações individuais. A segunda aula é dedicada à troca de postais, discussão das criações e apresentação das pesquisas feitas em casa sobre Jean-Cornec.
A avaliação dos alunos será baseada em múltiplos critérios para garantir uma apreciação justa e abrangente das suas capacidades e participações. Primeiramente, será avaliada a criatividade e originalidade na criação dos postais, levando em consideração o uso dos materiais e técnicas. A interação durante a troca e a apreciação crítica das criações dos colegas também será um fator considerado, observando como os alunos respeitam e reagem à obra alheia. Finalmente, a pesquisa realizada sobre Jean-Cornec e a forma como apresentam suas descobertas na turma serão avaliadas, verificando a compreensão e a capacidade de articulação das informações coletadas. Exemplos de avaliação incluem verificar se os postais contêm elementos inovadores e se os alunos demonstram uma clara compreensão da pesquisa sobre Jean-Cornec.
Os recursos disponibilizados para esta atividade abrangem materiais artísticos e didáticos necessários para a realização completa do plano. Materiais básicos para produção, como papéis, tesouras e colas, além de carimbos e tintas para estimular a criatividade dos alunos, são fundamentais. Recursos audiovisuais, como vídeos e imagens digitais, serão usados para ilustrar a história da Arte Postal e as obras de Jean-Cornec, facilitando o entendimento teórico.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula