Dança dos Alimentos Saudáveis

Desenvolvida por: Jonath… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Artes
Temática: Nutrição e Expressão Corporal

A atividade intitulada 'Dança dos Alimentos Saudáveis' visa integrar a educação física e as artes por meio de uma experiência lúdica que utiliza movimentos de dança para representar alimentos saudáveis. Os alunos são incentivados a escolher um alimento, como frutas ou vegetais, e criar uma coreografia que destaque as características únicas desse alimento, como cor, sabor ou textura. Este exercício permite que os alunos explorem e expressem sua criatividade, ao mesmo tempo em que discutem sobre a importância de manter uma dieta equilibrada. A dança será utilizada como uma ferramenta para consolidar o aprendizado sobre nutrição, proporcionando um momento de reflexão sobre hábitos de vida saudáveis. A culminância da atividade se dá em uma apresentação coletiva, com todos os estudantes colaborando para formar uma 'salada' de movimentos, reforçando a importância da cooperação e da convivência em um ambiente harmônico e saudável.

Objetivos de Aprendizagem

A principal meta deste plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e vivencial da relação entre nutrição e movimento, ampliando sua percepção sobre a importância de um estilo de vida saudável. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades motoras e expressivas por meio da interpretação criativa na dança, desenvolvendo tanto o senso estético quanto a capacidade de trabalhar em grupo.

  • Proporcionar entendimento sobre nutrição através da dança.
  • Explorar e desenvolver a criatividade e expressão corporal.
  • Fortalecer a coordenação motora e a cooperação em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desenvolvido nesta aula busca relacionar aspectos da nutrição com capacidades expressivas da dança, promovendo tanto a consciência corporal quanto a cognitiva. Os tópicos abordados estimulam reflexões sobre como hábitos alimentares influenciam nosso bem-estar físico e mental, enquanto possibilitam que os alunos experimentem a dança como forma de expressão pessoal e artística.

  • Conceitos básicos de nutrição e alimentos saudáveis.
  • Características de frutas e vegetais representadas na dança.
  • Interpretação e criação de coreografias simples.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade centra-se na aprendizagem ativa e envolvente, onde os alunos são os protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. São encorajados a interagir, criar e refletir sobre suas escolhas e expressões. Atividades práticas de dança aliados a discussões e reflexões coletivas promovem o engajamento dos alunos em múltiplos aspectos do conteúdo curricular.

  • Apresentação teórica com discussão sobre nutrição.
  • Exercícios práticos de exploração corporal.
  • Criação e apresentação de coreografias individuais e em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto divide-se em duas sessões de 60 minutos cada, com uma progressão bem estruturada para garantir que os alunos possam primeiro compreender e refletir sobre o tema, e posteriormente, expressarem-se através da dança.

  • Aula 1: Introdução ao tema e criação individual de coreografias.
  • Aula 2: Ensaios, ajustes e apresentação coletiva das coreografias.

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita de forma contínua e qualitativa, observando o engajamento, a criatividade e a evolução das habilidades expressivas dos alunos. Utilizando uma abordagem formativa, o professor fornecerá feedbacks durante o processo de criação das coreografias e durante a apresentação final. Critérios específicos incluem a originalidade, a adequação da escolha do alimento em relação à coreografia criada, e a capacidade de integrar movimentos em grupo. Exemplos práticos: se um aluno escolhe representar uma maçã, o professor observará como essa escolha se traduz em movimentos que capturem a essência do alimento, como a utilização de gestos redondos e vibrantes para simbolizar a crocância e o frescor.

Materiais e ferramentas:

A variedade de recursos e ferramentas educativas utilizadas potencializa a experiência de aprendizagem, diversificando as estratégias e ampliando as formas de expressão e comunicação. Materiais visuais e sonoros ajudam a enriquecer a síntese entre teoria e prática, garantindo que o aprendizado seja significativo e memorável.

  • Cartazes e imagens de alimentos saudáveis.
  • Equipamento de som com músicas variadas.
  • Espaço amplo para movimentação, como o ginásio da escola.

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