Exploradores da Arte Moderna

Desenvolvida por: Gislai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte Moderna e Sustentabilidade

Nesta aula prática de Artes Visuais, intitulada 'Exploradores da Arte Moderna', os alunos do 5º ano serão introduzidos ao mundo inspirador da arte moderna. Utilizando materiais sustentáveis como papel reciclado e tintas de pigmentos naturais, eles irão criar suas próprias pinturas baseadas em obras de arte moderna estudadas em classe. Esta atividade promove a experimentação com pontos, linhas e formas, cultivando a criatividade e a imaginação dos alunos, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre a composição da arte moderna. O principal objetivo é desenvolver a capacidade dos alunos de simbolizar, perceber e imaginar através do contato direto com formas visuais tradicionais e contemporâneas. Este projeto também destaca a importância da sustentabilidade ao utilizar materiais que respeitam e preservam o meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade são centrados no desenvolvimento da percepção visual e da capacidade criativa dos alunos. Através da exploração de diferentes formas de arte e do uso de materiais sustentáveis, os alunos serão incentivados a desenvolver um respeito pela natureza interligado à apreciação artística. Pretende-se também que os alunos construam um repertório visual sólido que envolva o reconhecimento e a aplicação de elementos artísticos em suas criações. Além disso, é esperado que eles possam transferir os conceitos aprendidos para trabalhos futuros, ampliando sua proficiência no uso de elementos das artes visuais.

  • Desenvolver a percepção e sensibilidade visual para elementos de arte moderna.
  • Aplicar materiais sustentáveis na criação de arte.
  • Incentivar a criatividade e a capacidade de simbolização através da experimentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na introdução dos alunos às características marcantes da arte moderna, destacando a utilização de elementos visuais como ponto, linha e forma. A atividade é projetada para que os estudantes desenvolvam suas habilidades práticas ao mesmo tempo que se conscientizam sobre a importância do uso de materiais sustentáveis. Com isso, eles adquirem conhecimentos sobre métodos artísticos inovadores e tradicionais de maneira integrada e prática, buscando sempre o diálogo entre arte e sustentabilidade.

  • Introdução aos elementos constitutivos da arte moderna.
  • Exploração de pontos, linhas e formas em obras de arte.
  • Criação artística com materiais sustentáveis.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade promove a aprendizagem ativa através de métodos práticos e interativos. Os alunos serão guiados na exploração de obras de arte moderna para depois aplicarem os conceitos aprendidos em suas próprias criações. A atividade inclui momentos de observação, discussão em grupo e prática artística individual. O uso de materiais sustentáveis reforça o aprendizado sobre responsabilidade ambiental. Essa abordagem visa não apenas educar sobre arte, mas também desenvolver habilidades de pensamento crítico e expressão pessoal.

  • Exploração guiada de obras de arte moderna.
  • Discussão em grupo sobre elementos visuais.
  • Atividade prática de pintura com materiais sustentáveis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser eficiente e manter o engajamento dos alunos ao longo do tempo disponível. A atividade será conduzida em uma aula única de 50 minutos. Os primeiros 15 minutos serão dedicados à introdução e discussão sobre arte moderna e sustentabilidade. Nos 30 minutos seguintes, os alunos realizarão a atividade prática de pintura. Os últimos 5 minutos serão reservados para uma rápida exposição e apreciação das obras criadas pelos alunos, promovendo uma reflexão coletiva.

  • Introdução à arte moderna e discussão sobre sustentabilidade (15 min).
  • Atividade prática de criação artística (30 min).
  • Exposição e apreciação coletiva das obras (5 min).

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação e no envolvimento dos alunos durante a atividade. Os critérios de avaliação incluirão a criatividade e originalidade na criação das obras, o uso adequado dos elementos visuais e dos materiais sustentáveis, e a capacidade de colaboração e discussão durante as etapas de observação e compartilhamento. Um exemplo pode ser o

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo