Nesta atividade pedagógica, destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, os participantes são desafiados a se transformarem em verdadeiros exploradores de sons do mundo ao seu redor. Incentivados a utilizar o próprio corpo, objetos do cotidiano e elementos da natureza, os alunos irão descobrir uma variedade de sons que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. A exploração inclui o uso de batidas de palmas, estalos de dedos, percussão corporal, canetas, cadeiras, copos de papel, folhas, pedras e galhos para criar fontes sonoras inusitadas. Após a fase de descoberta, em grupos, eles terão a tarefa de selecionar os sons mais interessantes e únicos para compor uma pequena peça musical. Esta composição será feita coletivamente, fomentando habilidades de improvisação, colaboração e criação musical. Além da prática criativa, a atividade se estende para a discussão sobre os diferentes timbres e intensidades dos sons captados, proporcionando uma experiência educativa rica que realça a sensibilidade auditiva e criatividade musical dos alunos.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e identificar diversos sons, promovendo o entendimento sobre os elementos constitutivos da música, como timbre, ritmo e intensidade. Busca-se desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de improvisação dos alunos, por meio da composição musical colaborativa. Além disso, a atividade visa incentivar a percepção auditiva e a capacidade de encontrar música nas fontes mais improváveis, valorizando a experimentação e a exploração sonora como ferramentas de aprendizado.
A atividade Exploradores de Sons está alinhada com os conteúdos programáticos de Artes do 5º ano do Ensino Fundamental, focando no estudo e na prática dos elementos da música, exploração de diferentes fontes sonoras, e composição musical colaborativa. Além disso, enfatiza a importância da audição ativa e da experimentação sonora, elementos fundamentais para o desenvolvimento das habilidades musicais e criativas dos alunos.
A metodologia desta atividade incorpora práticas ativas de aprendizagem, seguindo uma abordagem Mão-na-massa, onde os alunos são encorajados a explorar e experimentar diretamente com diferentes fontes sonoras. Além disso, a atividade promove Rodas de Debate para discussão coletiva sobre as experiências dos alunos, estimulando a reflexão crítica sobre os sons explorados e as composições criadas. Essa combinação de práticas incentiva um envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando a experimentação, a colaboração e a criatividade.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos explorarão as fontes sonoras e iniciarão a composição de suas peças musicais. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas composições e apresentarão as peças para a classe, seguido de uma Roda de Debate para compartilhar as experiências.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases, desde a exploração das fontes sonoras até a composição e apresentação da peça musical. Será considerada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas escolhas sonoras e a participação nas Rodas de Debate. A avaliação também levará em conta a reflexão dos alunos sobre o processo criativo e a aprendizagem realizada, evidenciando a capacidade de articular suas experiências e aprendizados.
Para esta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como objetos do cotidiano e elementos da natureza, para a exploração sonora. Também serão utilizados materiais básicos para a anotação e registro das ideias musicais, além de um espaço adequado para a realização das Rodas de Debate e apresentação das composições.
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