Esta atividade visa promover um entendimento mais profundo e apreciação pela diversidade cultural por meio da criação de animações digitais. Inicialmente, os alunos participarão de uma discussão guiada sobre como as culturas são representadas em diferentes mídias, particularmente em animações e jogos eletrônicos, destacando tanto os aspectos positivos quanto os estereótipos que podem ser perpetuados por estas representações. Seguidamente, cada aluno escolherá uma cultura que deseja representar, com o objetivo de criar uma animação que destaque aspectos genuínos e significativos da cultura escolhida, como músicas, danças, lendas ou rituais. Utilizarão para isso software de animação gratuito ou aplicativos, explorando as possibilidades da narrativa visual, storyboard e edição de áudio e vídeo. O ponto culminante será o 'Festival de Animação Cultural', um evento de classe onde as animações serão compartilhadas com os colegas, possibilitando um momento de aprendizado coletivo e celebração da diversidade cultural.
O objetivo desta atividade é não apenas familiarizar os estudantes com ferramentas digitais de criação artística, como softwares de animação e edição de áudio e vídeo, mas também promover um entendimento mais amplo e respeitoso acerca da diversidade cultural. Procuramos desenvolver a habilidade dos alunos de construir narrativas visuais que comuniquem elementos significativos de diferentes culturas, incentivando uma aproximação respeitosa e genuína com as tradições alheias. Desta forma, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de pesquisa e representação artística, enquanto fomentamos uma apreciação pela pluralidade cultural do nosso mundo.
O conteúdo programático desta atividade é estruturado de maneira a explorar a interseção entre arte, tecnologia e estudos culturais. Começaremos por uma discussão sobre a representação das culturas em mídias diversos, seguindo para a introdução aos fundamentos da animação digital, que inclui técnicas de storyboard, animação, edição de áudio e vídeo. Além disso, haverá uma ênfase especial na pesquisa cultural, onde os alunos serão guiados sobre como abordar a representação de culturas de forma respeitosa e informada.
Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de conduzirem suas próprias aprendizagens, escolhendo uma cultura para investigar e representar por meio de uma animação. Esta abordagem promove o engajamento ativo, permitindo que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos na criação de um projeto digital que sintetize sua compreensão e apreciação pela cultura escolhida.
Para acomodar a complexidade e profundidade necessárias para esta atividade, propomos uma única aula de 90 minutos. Este tempo será dividido entre a discussão inicial, pesquisa e desenvolvimento do projeto, culminando na apresentação das animações. Devido às limitações de tempo, é possível que parte do trabalho, especialmente a pesquisa e desenvolvimento das animações, seja realizada como tarefa de casa, para que o festival possa ser realizado durante a aula.
A avaliação desta atividade será baseada tanto no processo quanto no produto final. Os alunos serão avaliados pela pesquisa realizada sobre a cultura escolhida, a criatividade e respeitosidade na representação dessa cultura em sua animação, bem como pelo uso efetivo das ferramentas de animação e técnicas de storyboard. Adicionalmente, a capacidade de trabalhar colaborativamente e de apresentar a animação de forma articulada durante o festival também serão consideradas. Utilizaremos rubricas que detalham critérios específicos de avaliação, facilitando um feedback construtivo e direcionado para cada aluno.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a computadores com internet, softwares de animação gratuitos ou aplicativos, fones de ouvido para edição de áudio, e projetor ou tela para a apresentação das animações. Além disso, materiais de apoio para a pesquisa cultural, como livros, artigos e acesso a bibliotecas digitais, serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.
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