Nesta atividade pedagógica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar jogos inspirados em elementos culturais de diversas partes do mundo, abrangendo brinquedos, brincadeiras e danças que representem a riqueza e diversidade cultural global. A proposta é que após uma pesquisa minuciosa, cada grupo de alunos escolha uma matriz estética e cultural diferente e desenvolva um jogo que não apenas entretenha, mas também eduque sobre o contexto sócio-histórico-cultural do aspecto escolhido. Os jogos criados poderão variar entre atividades físicas, como uma corrida de saco que remeta a algum festival tradicional, até jogos de tabuleiro educativos focados em ensinar sobre a mitologia ou história de uma cultura específica. Ao final, a classe participará de uma 'Galeria de Jogos Culturais', onde os jogos desenvolvidos serão compartilhados e jogados por todos, promovendo um ambiente de aprendizado interativo, lúdico e culturalmente enriquecedor.
O principal objetivo desta atividade é promover um profundo entendimento e apreciação das diversas culturas ao redor do mundo, através do engajamento prático na criação de jogos que retratem aspectos culturais significativos. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e respeito pela diversidade cultural. Além disso, visa-se fomentar a valorização das diferentes expressões culturais e a compreensão da importância de preservá-las. Por meio desta experiência educativa, os alunos serão capazes de explorar a riqueza cultural global de maneira ativa e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos e abertos à diversidade do mundo.
Esta atividade engloba a compreensão da interculturalidade e a valorização da diversidade cultural global, abordando aspectos específicos das diferentes culturas através da pesquisa, criação e compartilhamento de jogos. O conteúdo direciona os alunos a explorar e representar artisticamente as tradições, brincadeiras, danças, e mitos de diversas culturas, promovendo assim um aprendizado significativo sobre o patrimônio cultural da humanidade.
A metodologia desta atividade inclui abordagens ativas como a Atividade Mão-na-massa, onde os alunos estarão diretamente envolvidos na criação dos jogos, a Roda de Debate para a escolha e pesquisa das culturas, a Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento do jogo, e a Aprendizagem Baseada em Jogos para a culminância na Galeria de Jogos Culturais. Essas estratégias pedagógicas são voltadas para promover o engajamento, responsabilidade e colaboração entre os alunos, favorecendo uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa.
A atividade será realizada em 2.5714285714285716 aulas de 70 minutos cada, distribuídas em duas sessões. Na primeira, os alunos realizarão pesquisa, discussão e início da criação dos jogos. Na segunda sessão, serão finalizados os jogos e realizada a Galeria de Jogos Culturais, com apresentação e experimentação dos jogos criados.
A avaliação dessa atividade será processual e contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em equipe, a criatividade e a qualidade das informações culturais apresentadas nos jogos. A capacidade de trabalhar em equipe, a pesquisa realizada sobre a cultura escolhida e a aplicação prática dessa pesquisa na criação de um jogo interativo serão critérios fundamentais. Além disso, será avaliada a habilidade de explicar as regras do jogo e o contexto cultural que o jogo representa durante a Galeria de Jogos Culturais. Os alunos receberão retorno individual e coletivo sobre o processo de criação e sua participação.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis e artefatos para a construção dos jogos (papel, tecido, tinta, tesoura, cola, etc.), espaços na escola adequados para a realização da Galeria de Jogos Culturais e dispositivos para registro fotográfico e/ou em vídeo dos jogos e da galeria.
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