Galeria de Jogos Culturais

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Cultura e Educação Física
Temática: Interculturalidade e Diversidade

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar jogos inspirados em elementos culturais de diversas partes do mundo, abrangendo brinquedos, brincadeiras e danças que representem a riqueza e diversidade cultural global. A proposta é que após uma pesquisa minuciosa, cada grupo de alunos escolha uma matriz estética e cultural diferente e desenvolva um jogo que não apenas entretenha, mas também eduque sobre o contexto sócio-histórico-cultural do aspecto escolhido. Os jogos criados poderão variar entre atividades físicas, como uma corrida de saco que remeta a algum festival tradicional, até jogos de tabuleiro educativos focados em ensinar sobre a mitologia ou história de uma cultura específica. Ao final, a classe participará de uma 'Galeria de Jogos Culturais', onde os jogos desenvolvidos serão compartilhados e jogados por todos, promovendo um ambiente de aprendizado interativo, lúdico e culturalmente enriquecedor.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um profundo entendimento e apreciação das diversas culturas ao redor do mundo, através do engajamento prático na criação de jogos que retratem aspectos culturais significativos. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e respeito pela diversidade cultural. Além disso, visa-se fomentar a valorização das diferentes expressões culturais e a compreensão da importância de preservá-las. Por meio desta experiência educativa, os alunos serão capazes de explorar a riqueza cultural global de maneira ativa e participativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos e abertos à diversidade do mundo.

  • Explorar a diversidade cultural global através da criação de jogos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe
  • Estimular a criatividade na concepção de jogos que reflitam culturas diversas
  • Promover a valorização e o respeito pelas diferentes expressões culturais
  • Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e abertos à diversidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • EF15AR24: Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba a compreensão da interculturalidade e a valorização da diversidade cultural global, abordando aspectos específicos das diferentes culturas através da pesquisa, criação e compartilhamento de jogos. O conteúdo direciona os alunos a explorar e representar artisticamente as tradições, brincadeiras, danças, e mitos de diversas culturas, promovendo assim um aprendizado significativo sobre o patrimônio cultural da humanidade.

  • Diversidade cultural e interculturalidade
  • Tradições, brincadeiras e danças de diferentes culturas
  • Processo de criação de jogos educativos
  • Apresentação e compartilhamento de jogos em uma galeria cultural

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui abordagens ativas como a Atividade Mão-na-massa, onde os alunos estarão diretamente envolvidos na criação dos jogos, a Roda de Debate para a escolha e pesquisa das culturas, a Aprendizagem Baseada em Projetos para o desenvolvimento do jogo, e a Aprendizagem Baseada em Jogos para a culminância na Galeria de Jogos Culturais. Essas estratégias pedagógicas são voltadas para promover o engajamento, responsabilidade e colaboração entre os alunos, favorecendo uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa.

  • Pesquisa sobre culturas e criação de jogos em grupos
  • Uso de materiais reciclados e sustentáveis na construção dos jogos
  • Debates em grupo para a tomada de decisão e divisão de tarefas
  • Apresentação dos jogos para a turma e discussão sobre o aprendizado cultural
  • Jogos e atividades práticas dentro da Galeria de Jogos Culturais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2.5714285714285716 aulas de 70 minutos cada, distribuídas em duas sessões. Na primeira, os alunos realizarão pesquisa, discussão e início da criação dos jogos. Na segunda sessão, serão finalizados os jogos e realizada a Galeria de Jogos Culturais, com apresentação e experimentação dos jogos criados.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão de grupos, escolha das culturas e início da pesquisa e criação dos jogos
  • Aula 2: Finalização dos jogos, preparação e realização da Galeria de Jogos Culturais

Avaliação

A avaliação dessa atividade será processual e contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a colaboração em equipe, a criatividade e a qualidade das informações culturais apresentadas nos jogos. A capacidade de trabalhar em equipe, a pesquisa realizada sobre a cultura escolhida e a aplicação prática dessa pesquisa na criação de um jogo interativo serão critérios fundamentais. Além disso, será avaliada a habilidade de explicar as regras do jogo e o contexto cultural que o jogo representa durante a Galeria de Jogos Culturais. Os alunos receberão retorno individual e coletivo sobre o processo de criação e sua participação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis e artefatos para a construção dos jogos (papel, tecido, tinta, tesoura, cola, etc.), espaços na escola adequados para a realização da Galeria de Jogos Culturais e dispositivos para registro fotográfico e/ou em vídeo dos jogos e da galeria.

  • Materiais recicláveis para a confecção dos jogos
  • Computadores ou tablets para pesquisa das culturas
  • Espaço adequado para a realização da Galeria de Jogos Culturais
  • Câmera fotográfica ou smartphones para registro das atividades

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