A atividade 'Grafiteiros do Futuro' visa introduzir os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à arte do graffiti, explorando seus significados sociais e artísticos. Os alunos participarão de uma discussão sobre a capacidade do graffiti de expressar críticas sociais e estéticas. Cada aluno escolherá um tema que gostaria de representar em seu próprio graffiti e criará esboços considerando conceitos de espaço, movimento e cor. A atividade culminará com uma exposição e debate dos esboços, valorizando a diversidade estética.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fomentar a apreciação do graffiti como uma forma de arte contemporânea, desenvolver a capacidade dos alunos de expressar ideias e sentimentos por meio de esboços artísticos, além de ampliar o repertório visual e a compreensão crítica das manifestações culturais urbanas.
O conteúdo programático inclui a introdução à história e evolução do graffiti como forma de arte urbana, análise das principais características estéticas e simbólicas do graffiti, e prática de criação artística individual baseada em temas socialmente relevantes ou esteticamente agradáveis.
A metodologia aplicada combina discussão e prática artística, envolvendo os alunos em uma roda de debate para discutir exemplos de graffiti antes de passar para a criação individual de esboços. Esta abordagem promove o pensamento crítico, a apreciação estética e a autoexpressão.
O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá introdução ao tema e roda de debate. Na segunda aula, os alunos trabalharão nos seus esboços e participarão da exposição e debate final.
A avaliação será baseada na participação dos alunos nas discussões e na criatividade e originalidade dos esboços apresentados. Critérios incluem a capacidade de articular ideias durante o debate, a aplicação dos conceitos discutidos nas criações e a reflexão sobre suas escolhas artísticas. Exemplos de avaliação incluem a observação do envolvimento nas discussões e a análise dos esboços quanto à incorporação de temas discutidos.
Para esta atividade, serão utilizados recursos que promovam a expressão artística e estimulem a reflexão crítica, como material visual inspirador e ferramentas simples de desenho.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula