Histórias Sonoras: O Contador de Contos Musical

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Composição musical e sonorização de histórias

A atividade 'Histórias Sonoras: O Contador de Contos Musical' é projetada para estimular a criatividade e habilidades de composição musical em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo terá a tarefa de criar uma trilha sonora para uma história curta. A proposta incentiva os alunos a explorarem diversos elementos sonoros, utilizando tanto vozes e sons corporais como instrumentos musicais. A atividade começa com uma roda de discussão para incentivar a reflexão sobre como o som pode contar histórias. Cada grupo desenvolverá sua narrativa sonora de forma coletiva, promovendo habilidades de improvisação, colaboração, e aumento do interesse musical. No final, os grupos apresentarão suas composições para a turma, proporcionando uma experiência rica em práticas de criação e apreciação musical.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento das competências musicais e criativas das crianças. A atividade visa estimular a percepção e exploração dos elementos básicos da música por meio de práticas lúdicas e expressivas. Promover a criatividade, encorajar a colaboração e a habilidade de trabalhar em grupo também são objetivos fundamentais, preparando os estudantes para uma apreciação mais profunda e crítica das manifestações musicais.

  • Incentivar a exploração criativa de sons e músicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe na composição musical.
  • Estabelecer conexões entre som e narrativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será explorado por meio da prática e da reflexão, com foco na relação entre som e narrativa na música. A atividade promove o uso de diferentes fontes sonoras e incentiva os alunos a descobrir como os sons podem ser usados para enriquecer a contação de histórias. Através deste processo, os alunos aprenderão sobre os elementos da música de forma interativa e prática.

  • Elementos da música: altura, timbre, intensidade, ritmo.
  • Fontes sonoras: sons corporais, instrumentos convencionais e não convencionais.
  • Composição e improvisação musical.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui atividades práticas e colaborativas, criando um ambiente de aprendizado onde as crianças podem experimentar e explorar livremente. A abordagem começa com uma discussão em grupo, seguida por exercícios de composição e improvisação em pequenos grupos. Este método é eficaz para o desenvolvimento das habilidades musicais e sociais, promovendo o aprendizado através da prática.

  • Discussão inicial para sensibilização sobre o tema.
  • Trabalho em grupo para criação de trilhas sonoras.
  • Apresentação das criações musicais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado para permitir um progresso gradual e eficiente da atividade em três blocos de 40 minutos cada, permitindo tempos adequados para discussão, criação e apresentação. Este planejamento garante que os alunos tenham tempo suficiente para explorar conceitos e praticar suas habilidades.

  • Aula 1: Introdução e divisão dos grupos. Discussão sobre como sons podem contar histórias (40 minutos).
  • Aula 2: Criação de trilhas sonoras pelos grupos, utilizando vozes, sons corporais e instrumentos (40 minutos).
  • Aula 3: Apresentações das trilhas sonoras criadas por cada grupo e reflexão final sobre o processo (40 minutos).

Avaliação

A avaliação será qualitativa e baseada na observação das habilidades de criação, execução e colaboração dos alunos no processo de sonorização das histórias. Os critérios incluem criatividade na elaboração dos sons, capacidade de trabalhar em equipe, e coerência entre a trilha sonora e a narrativa proposta. Exemplos de evidências para avaliação incluem a originalidade dos sons criados e a eficácia na transmissão da narrativa através dos sons. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também serão utilizadas para incentivar a reflexão crítica e a apreciação das próprias composições e das dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade são simples e acessíveis, incentivando o uso de material que os alunos já conhecem bem, como suas próprias vozes e o corpo, além de instrumentos musicais que possam estar disponíveis na escola. Esta abordagem permite grande flexibilidade e criatividade no processo de composição.

  • Instrumentos musicais disponíveis na escola.
  • Materiais para percussão corporal (pés, mãos).
  • Recursos audiovisuais para registro das apresentações.

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