Maestro da Natureza

Desenvolvida por: Marcus… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música
Temática: Exploração de sons do ambiente natural

A atividade 'Maestro da Natureza' propõe uma imersão dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no mundo dos sons naturais. Neste projeto, os estudantes serão estimulados a ouvir atentamente o ambiente ao seu redor, identificar e gravar diferentes sons naturais utilizando dispositivos móveis. A saída ao pátio da escola ou a um jardim próximo permitirá a coleta de uma vasta gama de sons. Posteriormente, em pequenos grupos, eles terão o desafio de selecionar os sons mais interessantes e organizá-los por meio de um sequenciador de áudio gratuito disponível na internet. Essa organização deverá resultar em uma composição musical que reflita a criatividade e colaboração do grupo, aproveitando as oportunidades de explorar arranjos musicais inusitados a partir dos sons naturais coletados. Além de enriquecer a percepção sonora dos alunos, esta atividade busca desenvolver habilidades como trabalho em equipe, uso de tecnologias digitais para criação artística e compreensão da música como forma de expressão vinculada ao ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é ampliar o universo sonoro e musical dos alunos, incentivando a exploração de sons naturais e a criação musical colaborativa. Espera-se que, ao término, os estudantes consigam reconhecer a diversidade de fontes sonoras presentes no ambiente natural, desenvolvendo habilidades de escuta ativa e apreciação da natureza sob uma perspectiva sonora. A atividade também visa promover a criatividade na manipulação e organização desses sons, utilizando ferramentas digitais para a criação de composições musicais. Além disso, busca-se fomentar o trabalho em equipe, a discussão e o compartilhamento de ideias para a realização de um projeto comum.

  • Explorar e identificar sons do ambiente natural
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e apreciação musical da natureza
  • Utilizar tecnologia digital para gravação e edição de sons
  • Criar composições musicais a partir de sons ambientais
  • Promover trabalho em equipe e criatividade na organização dos sons coletados

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para envolver os estudantes na pesquisa, coleta, e manipulação de sons do ambiente, usando tecnologia digital como ferramenta para a criação musical. Incumbirá aos alunos a tarefa de ouvir ativamente e capturar os sons naturais, seguido pela análise e seleção das gravações mais expressivas. Introduziremos os conceitos básicos de edição de áudio, organização de sons em sequências harmônicas ou rítmicas, e discussão sobre o impacto emocional e estético das composições criadas.

  • Identificação e coleta de sons naturais
  • Técnicas básicas de edição de áudio
  • Princípios de composição musical
  • Discussão sobre a estética e emocionalidade na música natural
  • Colaboração criativa em projetos musicais

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa, centrando o aluno no processo de aprendizagem através da experimentação direta com o ambiente. Através da divisão em pequenos grupos, incentivaremos a colaboração e o compartilhamento de experiências durante todo o processo de coleta e composição. O uso de tecnologia digital como ferramenta de criação será essencial, possibilitando aos estudantes a experimentação e manipulação de sons de maneira criativa. Discussões em grupo para a seleção dos sons ajudará na tomada de decisões coletiva e no desenvolvimento do senso crítico e artístico.

  • Saída ao pátio ou jardim para coleta de sons
  • Formação de pequenos grupos para promover a colaboração
  • Uso de sequenciadores de áudio online para edição e composição
  • Discussões em grupo para seleção e organização dos sons
  • Apresentação coletiva das composições e reflexão sobre o processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, introduziremos o projeto, realizaremos a coleta de sons e iniciaremos a discussão sobre os sons coletados. Na segunda aula, os alunos farão a edição e composição musical, finalizando com a apresentação das composições para a turma.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e coleta de sons
  • Aula 2: Edição, composição e apresentação das composições musicais

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as etapas da atividade, desde a coleta de sons até a apresentação final da composição musical. Avaliaremos a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, a criatividade na seleção e organização dos sons, e o uso eficaz das ferramentas digitais para edição e composição. A discussão em grupo sobre as composições também contribuirá para a avaliação, permitindo observar o desenvolvimento da apreciação musical e da capacidade de reflexão crítica sobre a arte sonora.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem dispositivos móveis com capacidade de gravação de áudio para a coleta dos sons, acesso a computadores com conexão à internet para a utilização dos sequenciadores de áudio online, e um espaço adequado para a saída ao ar livre (pátio ou jardim). Além disso, será útil ter disponíveis fones de ouvido para a edição individual ou em grupo dos sons gravados.

  • Dispositivos móveis com gravador de áudio
  • Computadores com acesso à internet
  • Sequenciadores de áudio online grátis
  • Espaço ao ar livre para coleta de sons
  • Fones de ouvido

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo