O Diário de Imagens: Explorando Culturas pelas Lentes

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Manifestações artísticas locais

Nesta atividade, os alunos do 5º ano sairão pela vizinhança da escola, munidos de câmeras ou celulares, para capturar imagens de manifestações artísticas locais como grafites e esculturas urbanas. O objetivo é promover um entendimento mais profundo sobre as influências estéticas nas artes visuais locais. Após a captura das imagens, os alunos selecionam as mais relevantes para compor um painel coletivo na sala, onde discutirão sobre as diferentes influências artísticas observadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam ampliar o repertório visual dos alunos e desenvolver a capacidade crítica para perceber as diversas expressões estéticas ao seu redor. A atividade busca despertá-los para a apreciação e reflexão sobre diferentes formas de arte, potencializando seu sentido estético e crítico em relação ao espaço que ocupam e às culturas que os cercam.

  • Desenvolver habilidades de observação e registro visual.
  • Estimular a apreciação crítica de diferentes manifestações artísticas.
  • Promover o debate sobre influências culturais nas artes locais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi desenvolvido para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente de como as artes visuais se manifestam no seu entorno imediato. Envolver-se ativamente na captura e análise crítica de diversas formas de expressão artística permite a estudantes consolidar conhecimentos acerca das influências estéticas regionais e sua relevância para o desenvolvimento do olhar crítico.

  • Conceito de artes visuais e suas manifestações locais.
  • Técnicas básicas de fotografia e composição de imagem.
  • Análise cultural e estética de obras locais.

Metodologia

A metodologia adotada integrará uma abordagem prática onde os alunos aprendem fazendo, aliada a momentos de discussão e reflexão crítica em sala de aula. A prática de captura das imagens será guiada para que os alunos possam explorar seu bairro e trazer suas descobertas de volta para sala de aula, fomentando o compartilhamento de perspectivas e a aprendizagem coletiva.

  • Exploração externa para captura de imagens.
  • Discussão em grupo sobre as imagens selecionadas.
  • Elaboração de um painel coletivo com as imagens.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida de forma eficiente para cobrir tanto a parte prática de obtenção das imagens como a análise crítica e discussão em sala de aula. Este cronograma foi planejado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, refletir e produzir suas contribuições para o painel final.

  • Primeira aula: orientação sobre a atividade e saída para captura de imagens.
  • Segunda aula: seleção, análise e criação do painel coletivo em sala.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa durante as etapas de exploração e discussão, bem como na qualidade da análise crítica que os alunos realizarem das imagens capturadas. Espera-se que cada aluno contribua com pelo menos uma imagem para o painel coletivo e explique suas escolhas durante a discussão em grupo. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem: a diversidade de perspectivas apresentadas, a capacidade de articular suas observações estéticas e o respeito às contribuições dos colegas.

Materiais e ferramentas:

A escolha dos recursos para esta atividade foi feita de forma a assegurar que todos os alunos tenham oportunidade de participar plenamente das atividades práticas e reflexivas. Além dos dispositivos para captura de imagem, outros materiais serão fornecidos para facilitar a construção do painel coletivo e as discussões.

  • Câmeras fotográficas ou celulares.
  • Computador e projetor para apresentar imagens.
  • Materiais para montagem do painel (cartolinas, tesouras, colas).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo