Nesta atividade, os alunos do 5º ano sairão pela vizinhança da escola, munidos de câmeras ou celulares, para capturar imagens de manifestações artísticas locais como grafites e esculturas urbanas. O objetivo é promover um entendimento mais profundo sobre as influências estéticas nas artes visuais locais. Após a captura das imagens, os alunos selecionam as mais relevantes para compor um painel coletivo na sala, onde discutirão sobre as diferentes influências artísticas observadas.
Os objetivos de aprendizagem visam ampliar o repertório visual dos alunos e desenvolver a capacidade crítica para perceber as diversas expressões estéticas ao seu redor. A atividade busca despertá-los para a apreciação e reflexão sobre diferentes formas de arte, potencializando seu sentido estético e crítico em relação ao espaço que ocupam e às culturas que os cercam.
O conteúdo programático desta atividade foi desenvolvido para fornecer aos alunos uma compreensão abrangente de como as artes visuais se manifestam no seu entorno imediato. Envolver-se ativamente na captura e análise crítica de diversas formas de expressão artística permite a estudantes consolidar conhecimentos acerca das influências estéticas regionais e sua relevância para o desenvolvimento do olhar crítico.
A metodologia adotada integrará uma abordagem prática onde os alunos aprendem fazendo, aliada a momentos de discussão e reflexão crítica em sala de aula. A prática de captura das imagens será guiada para que os alunos possam explorar seu bairro e trazer suas descobertas de volta para sala de aula, fomentando o compartilhamento de perspectivas e a aprendizagem coletiva.
A atividade será dividida de forma eficiente para cobrir tanto a parte prática de obtenção das imagens como a análise crítica e discussão em sala de aula. Este cronograma foi planejado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar, refletir e produzir suas contribuições para o painel final.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa durante as etapas de exploração e discussão, bem como na qualidade da análise crítica que os alunos realizarem das imagens capturadas. Espera-se que cada aluno contribua com pelo menos uma imagem para o painel coletivo e explique suas escolhas durante a discussão em grupo. Exemplos de aspectos a serem avaliados incluem: a diversidade de perspectivas apresentadas, a capacidade de articular suas observações estéticas e o respeito às contribuições dos colegas.
A escolha dos recursos para esta atividade foi feita de forma a assegurar que todos os alunos tenham oportunidade de participar plenamente das atividades práticas e reflexivas. Além dos dispositivos para captura de imagem, outros materiais serão fornecidos para facilitar a construção do painel coletivo e as discussões.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula