Pinturas da Terra: Tintas Naturais Indígenas

Desenvolvida por: Lucas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Cultura Indígena e Artes Visuais

Esta atividade educativa tem como proposta a valorização e o reconhecimento das técnicas e significados das tintas naturais utilizadas por povos indígenas, aproximando os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à práticas culturais ancestrais de maneira prática e interativa. Iniciaremos com uma introdução histórica e cultural sobre o uso das tintas naturais pelos povos indígenas, destacando o significado de cores e técnicas, por meio de vídeos e apresentações. Essa etapa visa oferecer um panorama contextual para que os estudantes compreendam a importância dessa prática tanto no cotidiano quanto nas cerimônias desses povos. Em seguida, os alunos participarão de uma oficina prática ‘mão-na-massa’, onde terão a oportunidade de preparar suas próprias tintas usando ingredientes tão diversos quanto urucum, terra, carvão e folhas. Essa experiência tátil e sensorial facilita a compreensão sobre as relações entre natureza, cultura e arte. Concluindo a atividade, cada discente terá a chance de criar um desenho utilizando as tintas naturais que eles mesmo produziram, permitindo explorar a expressão artística individual e, simultaneamente, vivenciar um pouco da experiência estética e simbólica indígena.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula objetivo fomentar nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma apreciação pela diversidade cultural e artística, priorizando o conhecimento e respeito pelas práticas dos povos indígenas, especialmente no que tange ao uso de tintas naturais. A meta é incentivar a percepção, o imaginário e a habilidade de simbolizar através das artes visuais, proporcionando um repertório imagético enriquecedor. Os estudantes também treinarão habilidades práticas ao preparar tintas com materiais naturais e expressarão seu entendimento através de projetos de pintura individuais, integrando assim teoria e prática.

  • Compreender a importância das tintas naturais e seu uso pelos povos indígenas
  • Identificar e explorar o significado das cores no contexto indígena
  • Desenvolver habilidades práticas na confecção de tintas a partir de materiais naturais
  • Estimular a criatividade e a expressão individual por meio da pintura
  • Valorizar e respeitar a diversidade cultural e artística

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será centrado no estudo das artes visuais com ênfase na cultura indígena e no uso de tintas naturais. Os alunos serão introduzidos ao contexto histórico e cultural das tintas naturais, explorando seu significado e aplicação nas tradições indígenas. Além disso, a oficina prática permitirá aos discentes aprender sobre materiais e técnicas de preparação dessas tintas, bem como suas possíveis utilizações em pinturas e outras expressões artísticas. Esse percurso educativo promove a integração entre teoria e prática, envolvendo os alunos em uma experiência de aprendizagem multimodal.

  • História e cultura dos povos indígenas relacionadas às tintas naturais
  • Significado das cores e uso tradicional das tintas no cotidiano e rituais indígenas
  • Materiais naturais utilizados na confecção de tintas: urucum, terra, carvão e folhas
  • Técnicas de preparação e utilização das tintas naturais
  • Prática de pintura utilizando as tintas naturais produzidas

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando a participação direta dos alunos na construção do conhecimento. A atividade será iniciada com uma contextualização teórica por meio de vídeos e apresentações sobre a cultura indígena e o uso de tintas naturais. Em seguida, os alunos terão uma sessão prática de preparação de tintas com materiais naturais seguindo instruções e orientações fornecidas. Após essa imersão sensorial e criativa, cada aluno criará uma obra de arte usando as tintas naturais, promovendo assim a expressão artística individual dentro do contexto estudado.

  • Visualização de vídeos e apresentações sobre o uso de tintas naturais por povos indígenas
  • Oficina prática para a confecção de tintas
  • Sessão de pintura com as tintas produzidas
  • Discussão e reflexão coletiva sobre o processo criativo e a cultura indígena

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 120 minutos. A primeira parte, de cerca de 30 minutos, será dedicada à introdução teórica sobre as tintas naturais indígenas. Em seguida, 60 minutos serão alocados para a oficina prática de confecção de tintas. Os últimos 30 minutos permitirão aos alunos expressarem sua criatividade através da pintura, seguindo de uma discussão coletiva sobre as obras criadas e o processo.

  • Apresentação do tema e contexto histórico-cultural (30 minutos)
  • Oficina prática de confecção de tintas naturais (60 minutos)
  • Prática de pintura com as tintas produzidas e reflexão coletiva (30 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, considerando o envolvimento dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem. Serão avaliadas a participação ativa durante a oficina, a criatividade e o esforço aplicado na confecção das pinturas, bem como a capacidade de reflexão e expressão sobre a experiência vivenciada e o conhecimento adquirido em relação à cultura indígena e uso de materiais naturais. Exemplos de critérios de avaliação incluem: qualidade e originalidade das pinturas, apresentação de conhecimento sobre os materiais e processos utilizados, e contribuições para a discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma combinação de materiais para as partes teórica e prática. Além dos itens básicos para uma sala de aula, precisaremos de materiais específicos para a confecção de tintas naturais, como urucum, terra, carvão, folhas, recipientes para mistura, e papel para pintura. Essa lista garante que os alunos tenham tudo que precisam para uma experiência de aprendizagem imersiva e completa.

  • Videos e apresentações sobre cultura indígena e tintas naturais
  • Urucum, terra, carvão, e folhas para confecção de tintas
  • Recipientes para mistura das tintas
  • Papel ou outro material adequado para pintura
  • Materiais de proteção para manuseio dos ingredientes naturais

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