Retrato do Futuro

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Retrato e Autorretarto

Nesta atividade, os alunos criarão retratos de como imaginam a si mesmos no futuro. Eles utilizarão técnicas de colagem, pintura e desenho para representar suas visões de progresso pessoal e sonhos. A aula começará com uma discussão sobre metas e autoconhecimento. Em seguida, alunos colocarão a mão na massa criando seus autorretratos, depois compartilharão seus trabalhos em uma roda de debate, discutindo sobre o que esperam realizar e ser ao longo dos anos. Esta atividade visa integrar a criatividade com a reflexão pessoal, ajudando os alunos a desenvolverem a autopercepção e o planejamento de metas. Ao utilizar diferentes técnicas artísticas, a proposta é que os alunos experimentem e ampliem seu repertório expressivo, trabalhando também habilidades sociais e de comunicação ao compartilhar suas criações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é incentivar os alunos a refletirem sobre seus futuros pessoais, utilizando a arte como meio expressivo. Eles poderão desenvolver habilidades técnicas em desenho, pintura e colagem, ao mesmo tempo em que exploram conceitos pessoais de autoconhecimento e planejamento. Almeja-se que os alunos aprimorem suas competências artísticas, construam autoimagem e desenvolvam habilidades de comunicação ao compartilharem suas visões nas discussões em grupo. Com isso, busca-se fortalecer o entendimento do papel da arte como forma de expressar ideias e sentimentos, promovendo o autodesenvolvimento e a expressão pessoal.

  • Refletir sobre a própria identidade e projeção futura.
  • Desenvolver habilidades técnicas em desenho, colagem e pintura.
  • Aprimorar a comunicação ao compartilhar ideias em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a exploração de técnicas artísticas variadas, tais como desenho, pintura e colagem, que serão utilizadas para compor autorretratos projetando as visões futuras dos alunos. O aluno será estimulado a usar a imaginação e a criatividade para expressar suas ideias sobre seu desenvolvimento pessoal. Além de técnicas artísticas, a atividade inclui uma introdução à discussão e compartilhamento de ideias em grupo, incentivando o pensamento crítico e argumentativo. Serão abordadas ainda temáticas de autoconhecimento e definição de metas, refletindo sobre o papel da arte como meio de expressão e comunicação de ideias.

  • Técnicas de colagem e pintura.
  • Autorretrato e projeção futura.
  • Discussão sobre metas pessoais e autoconhecimento.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade artística está ancorada em métodos ativos que incentivam o protagonismo e a participação dos alunos. Inicialmente, será realizada uma aula expositiva que introduzirá o tema, seguida por uma atividade prática em que os alunos criarão seus autorretratos através de colagem, pintura e desenho. Após a confecção dos trabalhos, será realizada uma roda de debate para que os alunos compartilhem e discutam suas visões e metas futuras, promovendo um ambiente de troca e enriquecimento mútuo. Essa abordagem permite que os alunos exercitem tanto suas habilidades técnicas quanto sociais, em um processo centrado no aluno e em suas experiências.

  • Aula Expositiva
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para esta atividade está estruturado em uma aula de 60 minutos. O início da aula será dedicado à introdução ao tema e instruções sobre as técnicas de arte a serem utilizadas. Os alunos terão a maior parte do tempo para se dedicar à criação de seus autorretratos, experimentando as técnicas discutidas. Nos últimos 15 a 20 minutos, a aula será destinada à roda de debate, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu trabalho e suas reflexões sobre o futuro, com espaço para receber feedbacks dos colegas e do professor. Esse formato visa garantir um tempo adequado para reflexão, criação e discussão, fomentando o engajamento e a colaboração.

  • Aula 1: Introdução ao tema, atividade de criação de autorretratos e compartilhamento em roda de debate.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Reflexão Pessoal (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com uma breve exposição sobre a importância de metas e autoconhecimento. Utilize perguntas como Quem você quer ser no futuro? para estimular a reflexão. Permita que os alunos compartilhem algumas de suas ideias em grupo. É importante que você observe a participação de todos e incentive aqueles que são mais tímidos a se expressarem. Avalie a compreensão através de perguntas direcionadas sobre o que foi discutido.

    Momento 2: Atividade Mão-na-massa: Criação de Autorretratos (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os materiais de arte como papel, tinta, pincéis, lápis de cor, revistas e material reciclável. Instrua os alunos a começarem a criar seus autorretratos utilizando colagem, desenho e pintura. Oriente os alunos a pensarem sobre como representam suas aspirações futuras em seu retrato. É fundamental que você circule pela sala oferecendo apoio técnico e sugestões quando necessário. Observe se todos os alunos estão engajados e incentivados a explorar diferentes técnicas.

    Momento 3: Compartilhamento em Roda de Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em uma roda e solicite que cada um compartilhe seu autorretrato e descreva suas visões futuras. Estimule a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Use este momento para praticar habilidades de comunicação, pedindo que façam perguntas ou comentários construtivos sobre o trabalho dos colegas. Realize uma avaliação formativa, considerando a criatividade, técnica e participação de cada aluno. Dê feedback construtivo de forma individual e coletiva.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade será baseado em critérios de criatividade, técnica artística e capacidade de comunicação. A avaliação será majoritariamente formativa, onde o professor observará e fornecerá feedback construtivo durante o processo de criação e na roda de debate. Além disso, será avaliada a participação e a colaboração durante as discussões, incentivando os alunos a exercitarem sua capacidade de crítica construtiva e autopercepção. Exemplos práticos incluem a análise do uso de diferentes técnicas artísticas e a clareza na comunicação de ideias durante a roda de debate.

  • Avaliação formativa contínua durante a atividade.
  • Critérios: criatividade, técnica, participação e comunicação.
  • Feedback construtivo e observações durante a roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade compreendem materiais de arte diversificados e acessíveis para facilitar a expressão criativa dos alunos. A escola deve garantir a disponibilidade de papel, tintas, pincéis, lápis de cor, além de revistas e material reciclável para colagem. Tais recursos permitem que os estudantes explorem as técnicas artísticas propostas e exercitem sua criatividade sem barreiras. As ferramentas digitais podem ser incluídas, caso necessário, para apresentação de referências ou orientação adicional, garantindo que todos os alunos tenham acesso equitativo aos materiais.

  • Papel, tinta, pincéis, lápis de cor.
  • Revistas e material reciclável para colagem.
  • Equipamentos para projeção de referências artísticas, se necessário.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio dos professores em fornecer um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos. Apesar da ausência de condições específicas na turma, sugerimos práticas que promovem a equidade e a participação ativa de cada aluno. As atividades de arte devem ser planejadas para oferecer múltiplas formas de expressão e respeitar as diferentes perspectivas pessoais. É importante também estimular um ambiente de respeito e valorização das diferenças culturais e individuais, encorajando os alunos a compartilhar suas histórias e visões com segurança e apoio do grupo. A comunicação clara e acessível deve ser priorizada, complementada com estratégias que facilitem a interação e o feedback entre todos.

  • Adaptação dos materiais para diferentes formas de expressão.
  • Estímulo ao respeito e valorização das diferenças culturais.
  • Estratégias de comunicação clara e acessível.

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