Teatro da Vida Real

Desenvolvida por: Julio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Teatralidades no Cotidiano

A atividade 'Teatro da Vida Real' é projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e visa integrar a experiência cotidiana ao processo de aprendizado teatral. Os alunos serão incentivados a observar o seu entorno diário, identificando elementos teatrais como variação de entonações, diferentes comportamentos e personagens nas situações vivenciadas. Posteriormente, em sala de aula, esses elementos servirão como base para a criação de cenas teatrais que os alunos desenvolverão em grupos. A atividade utiliza a aprendizagem baseada em projetos, promovendo a colaboração e criatividade enquanto explora a diversidade e complexidade das interações humanas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram em explorar o reconhecimento e a aplicação de elementos teatrais encontrados na vida real dentro do contexto educacional. Procuramos incentivar os alunos a observar e identificar a diversidade de comportamentos e expressões vocais ao seu redor, e depois transformar essas observações em expressões artísticas. A intenção é fomentar a habilidade de trabalhar coletivamente, promovendo o uso da criatividade para criar narrativas teatrais, e desenvolver uma compreensão mais profunda da sociedade e suas interações por meio do teatro.

  • Identificar elementos teatrais no cotidiano.
  • Experimentar a criação colaborativa em grupo.
  • Desenvolver narrativas teatrais criativas.
  • Exercitar diversidade de entonações e personagens.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.
  • EF15AR19: Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade busca integrar observações empíricas do cotidiano com a prática teatral em sala de aula. Este método visa permitir que os alunos desenvolvam habilidades de percepção e narração teatral, enquanto trabalham em contextos colaborativos para desenvolver projetos que refletem as suas observações. Dessa forma, os alunos não apenas aprendem sobre teatro, mas também sobre a compreensão e interpretação da vida ao seu redor.

  • Observação do cotidiano.
  • Identificação de elementos teatrais.
  • Criação de narrativas e personagens.
  • Ensaio e apresentação de cenas.

Metodologia

A metodologia proposta é baseada na aprendizagem por projetos, onde os alunos são posicionados como protagonistas de seu aprendizado através de atividades práticas e colaborativas. A observação do cotidiano permite que os alunos tragam novas perspectivas para a sala de aula, enquanto a dramatização desenvolve habilidades de expressão e trabalho em equipe. Todo o processo é projetado para engajar os alunos de forma lúdica e pedagógica, promovendo a retenção do conteúdo por meio da prática teatral.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Trabalho colaborativo em grupo.
  • Dramatização de situações cotidianas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para cobrir duas sessões completas de 50 minutos. Durante a primeira sessão, os alunos são introduzidos ao conceito de teatralidades do cotidiano e começam suas observações, enquanto a segunda sessão é dedicada à criação e apresentação das cenas teatrais resultantes dessas observações.

  • Aula 1: Introdução e observação do cotidiano.
  • Aula 2: Criação e ensaio das cenas teatrais.
  • Aula 3: Apresentação das cenas e feedback.

Avaliação

A avaliação será dividida em processos e produtos. Serão utilizadas observações contínuas dos professores durante a atividade prática para avaliar a participação e engajamento dos alunos. O produto final, que são as cenas teatrais criadas e apresentadas, será avaliado conforme critérios como originalidade, uso adequado de elementos teatrais identificados, capacidade de trabalhar em grupo e a criatividade. Serão utilizados mapas de autoavaliação para cada aluno refletir sobre a sua contribuição no processo também, permitindo uma autoanálise crítica sobre suas experiências e resultados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, os alunos precisarão de materiais acessíveis e de fácil manuseio que serão utilizados para auxiliar na criação das cenas teatrais. Esses recursos são essenciais para promover a criatividade e o envolvimento dos alunos no projeto, além de facilitar a execução prática das atividades programadas.

  • Cadernos para anotações.
  • Material de escrita (canetas e lápis).
  • Recursos audiovisuais (opcional).
  • Espaço amplo para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo