Viagem Pelas Artes do Mundo

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes Visuais Globais

A atividade 'Viagem Pelas Artes do Mundo' é desenhada para engajar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na exploração da diversidade das artes visuais ao redor do mundo. Dividindo a turma em grupos, cada um com o desafio de investigar as artes de um continente específico, os alunos terão a oportunidade de conhecer e apresentar artistas tradicionais e contemporâneos, suas obras mais significativas e as influências culturais que permeiam suas criações. Esta exploração será apoiada por uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, dando aos estudantes a chance de desenvolver uma apresentação multimídia que expresse suas descobertas. Como culminância, a escola sediará uma feira cultural, um evento onde os grupos partilharão suas descobertas com a comunidade escolar, fomentando uma apreciação pela arte e uma compreensão mais rica das diversas culturas que moldam o panorama artístico mundial.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa cultivar nos alunos a apreciação pelas artes visuais de diferentes culturas, melhorando sua capacidade de reconhecer e valorizar a diversidade artística e cultural que existe ao redor do mundo. Deseja-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar artistas e obras chave de diferentes continentes, entender o papel das influências culturais na criação artística e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação em grupo.

  • Identificar artistas tradicionais e contemporâneos e suas obras em um contexto global
  • Analisar a influência de diferentes matrizes culturais nas artes visuais
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Criar uma apresentação multimídia coletiva, aplicando conhecimentos adquiridos
  • Promover o respeito e a apreciação pela diversidade cultural e artística

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.
  • EF15AR05: Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange um vasto leque de conteúdos vinculados às artes visuais, desde a identificação de elementos que compõem obras de arte até a análise das complexas relações entre arte, cultura e sociedade. A atividade proporcionará aos alunos a experiência de investigar artistas e movimentos artísticos através de diferentes lentes culturais e históricas, reforçando a importância da arte como um meio de expressão universal e como um espelho das condições humanas em diversas épocas e lugares.

  • Identificação de artistas e obras de arte emblemáticas de continentes específicos
  • Análise da influência cultural na arte visual
  • Técnicas de pesquisa em artes visuais
  • Criação e apresentação de projetos multimídia
  • Organização e participação em eventos culturais

Metodologia

A atividade incorpora metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate, para promover um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem. Os alunos serão estimulados a colaborar em grupo, realizando pesquisas e criando apresentações multimídia, culminando em uma feira cultural que promove a troca de experiências e aprendizados entre os participantes.

  • Divisão da turma em grupos por continente para pesquisa
  • Utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos para desenvolver as apresentações
  • Implementação de Roda de Debate para discutir descobertas
  • Aprendizagem Baseada em Jogos para explorar conhecimentos de forma lúdica
  • Organização de uma feira cultural para apresentar os projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos, onde a primeira será dedicada à pesquisa e desenvolvimento de projetos pelos grupos, e a segunda, a apresentação e partilha das descobertas na feira cultural.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da pesquisa em grupo
  • Aula 2: Finalização dos projetos e preparação para a feira cultural

Avaliação

A avaliação será focada na participação ativa, qualidade da pesquisa realizada, criatividade e originalidade das apresentações multimídia, bem como na habilidade de trabalhar em equipe. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de conectar as artes visuais estudadas com suas respectivas influências culturais, e a maneira como comunicam essas descobertas. Serão utilizados rubricas para assegurar uma avaliação precisa e objetiva de cada grupo, considerando os critérios de pesquisa, colaboração, apresentação e engajamento na feira cultural.

Materiais e ferramentas:

Para a efetiva realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a criação das apresentações multimídia, materiais para a preparação dos estandes da feira cultural, como cartolina, tintas, pincéis, tecidos, entre outros, além de recursos audiovisuais como projetor e som para as apresentações finais.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Projetor e sistema de som para apresentações
  • Materiais para confecção de estandes (cartolina, tintas, pincéis, tecidos)
  • Plataformas de apresentação multimídia (PowerPoint, Prezi, Google Slides)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo