A Arte de Observar

Desenvolvida por: Deisi … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Análise de Obras de Arte

Nesta atividade pedagógica, denominada 'A Arte de Observar', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade única de imergir no mundo das artes visuais de uma forma participativa e analítica. Serão expostas diversas obras de arte, seja física na sala de aula ou através de uma apresentação digital, com o intuito de abranger um leque variado de épocas, estilos e culturas. A atividade começará com um momento onde os alunos serão convidados a observar silenciosamente as obras, permitindo que cada um absorva e se conecte pessoalmente com as imagens. Posteriormente, escolherão uma obra que mais lhes chamou a atenção para analisar de forma crítica os elementos constitutivos das artes visuais presentes, tais como ponto, linha, forma, cor, entre outros. Esta escolha individual terá como objetivo incentivar a percepção e a expressão pessoal. Em sequência, formarão pequenos grupos para compartilhar e discutir suas observações e diferentes percepções, promovendo assim, não somente o diálogo sobre as artes, mas também o respeito pelas diferentes interpretações. Esta atividade visa, portanto, desenvolver habilidades analíticas, de apreciação artística e de comunicação, através de uma metodologia ativa onde o aluno é o agente principal de seu aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam não apenas sua capacidade de análise crítica de obras de arte visuais, mas também habilidades em expressar suas observações e interpretar as diversas percepções de seus colegas. Eles serão incentivados a identificar e descrever os elementos constitutivos das artes visuais, compreendendo como esses elementos interagem para criar sentido e emoção numa obra. Além disso, a atividade visa fomentar a apreciação artística, promovendo a abertura para novas experiências culturais e o respeito pelas diversas expressões e interpretações artísticas.

  • Desenvolver habilidades de observação detalhada de obras de arte
  • Identificar e analisar os elementos constitutivos das artes visuais
  • Expressar análises e interpretações pessoais sobre as obras
  • Comparar e discutir diferentes percepções artísticas em grupo
  • Promover o respeito pelas diferentes formas de expressão e interpretação artísticas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

Conteúdo Programático

Esta atividade está alinhada ao conteúdo programático de Artes Visuais, enfatizando a análise e apreciação de obras de arte como meio para entender os elementos visuais que compõem uma peça artística. Ao indagar sobre ponto, linha, forma, cor, entre outros, os alunos entrarão em contato com os conceitos básicos da arte visual, permitindo uma compreensão mais profunda de como os artistas criam suas obras e expressam suas ideias.

  • Elementos constitutivos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor
  • Processo de observação e análise crítica de obras de arte
  • Expressão e interpretação pessoal nas artes
  • Discussão e compartilhamento de perspectivas artísticas

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no estudante, que privilegia a observação, análise crítica e discussão colaborativa. Inicialmente, será proporcionado um momento de observação silenciosa das obras, seguido de uma fase de escolha e análise individual, onde cada aluno aplicará os conceitos aprendidos para descrever os elementos visuais de sua obra escolhida. Por fim, em pequenos grupos, os alunos compartilharão suas descobertas e discutirão as diversas percepções, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

  • Observação silenciosa e pessoal das obras de arte
  • Análise crítica individual dos elementos visuais
  • Formação de grupos para discussão e compartilhamento
  • Uso de apresentação digital para exposição das obras, quando necessário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'A Arte de Observar' será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida em fases de observação, análise e discussão, assegurando um equilíbrio entre a apreciação individual e a colaboração em grupo.

  • Aula 1: Apresentação das obras e realização da atividade em seus diferentes estágios - 60 minutos

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no engajamento dos alunos com o processo de observação, análise e discussão das obras de arte. Será avaliada a capacidade de identificar e articular os elementos visuais na obra escolhida, bem como a participação nas discussões de grupo. Observará-se a habilidade de expressar suas percepções e respeitar as dos colegas. Feedback construtivo será fornecido para encorajar o desenvolvimento contínuo das habilidades de apreciação artística e crítica visuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como reproduções de obras de arte ou acesso a uma apresentação digital para quem optar pela exibição das obras numa tela. Além disso, será providenciado material para anotação, possibilitando que os alunos registrem suas observações e análises durante a atividade.

  • Obras de arte (físicas ou digitais)
  • Projetor e tela (para exposição digital)
  • Cadernos ou papel para anotação
  • Canetas e lápis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo