Nesta atividade, os alunos do 6º ano irão criar obras de arte inspiradas na arte contemporânea, utilizando massa de modelar. O objetivo é incentivar a apreciação dos diferentes estilos contemporâneos, desenvolvendo a criatividade dos estudantes. Inicialmente, eles assistirão a uma apresentação sobre diversos estilos artísticos contemporâneos. A seguir, os alunos escolherão um estilo que mais lhes agrade para criar uma escultura ou relevo, focando em texturas e formas. Para concluir, todas as obras serão expostas nas salas, permitindo discussões e apreciações mútuas.
Os objetivos de aprendizagem se concentram em propiciar aos alunos a oportunidade de explorar a arte contemporânea e promover o entendimento e a apreciação das suas várias formas. Pretende-se expandir o conhecimento dos estudantes sobre a diversidade estilística existente, bem como possibilitar o desenvolvimento das suas capacidades de expressão artística, criatividade e sensibilidade através de um prática mão na massa.
O conteúdo programático inclui a exploração de estilos contemporâneos, oferecendo uma compreensão teórica que embasará a criação prática. Os alunos conhecerão artistas e movimentos fundamentais, obtendo repertório suficiente para expressar suas ideias de forma criativa. A atividade proporcionará um ambiente para a prática do processo artístico, valorizando a experimentação e a expressão pessoal.
A metodologia será baseada na abordagem prática e experiencial, com os alunos ativamente envolvidos na criação artística. A atividade inclui momentos de inspiração teórica e prática colaborativa. Instrutores guiarão as discussões sobre estilos artísticos contemporâneos e fornecerão feedback durante a concepção das obras, estimulando o espírito crítico e a troca de vivências entre os alunos.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira, os alunos assistirão a apresentação teórica sobre arte contemporânea e iniciarão a criação de suas obras. Na segunda aula, finalizarão suas peças e participarão da exibição coletiva. O cronograma permite o equilíbrio entre entendimento teórico e aplicação prática, essencial para a aprendizagem significativa.
A avaliação considerará o processo criativo de cada aluno, o uso coerente de elementos do estilo escolhido e a participação nas discussões e avaliação das obras. Exemplos de critérios são: originalidade, aplicação das técnicas de modelagem, complexidade da peça e envolvimento nas atividades colaborativas. Um modelo de autocrítica será aplicado, incentivando o estudante a refletir sobre seu processo criativo.
Os recursos utilizados visam proporcionar um ambiente estimulante e propício para a exploração criativa. Serão disponibilizados materiais acessíveis que incentivam a prática artística, como massa de modelar e materiais audiovisuais, além de um espaço adequado para a exposição de trabalhos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula