Arte em Ação: Exploradores Criativos

Desenvolvida por: Karine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração Criativa das Artes Visuais

Esta atividade, intitulada 'Arte em Ação: Exploradores Criativos', foi concebida para estimular os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar diversas formas de expressão artística. Através de um processo de pesquisa inicial e experimentação prática, os alunos identificarão suas preferências pessoais por diferentes técnicas de arte visual, como desenho, pintura e escultura. A atividade culminará em uma sessão de feedback, onde eles terão a oportunidade de compartilhar experiências, desafios enfrentados e aprendizados adquiridos, promovendo uma apreciação e análise crítica aprofundada das formas artísticas exploradas. Este formato de aula está alinhado com a BNCC e incentiva o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico nos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar a capacidade dos alunos de identificar e experimentar diferentes técnicas de artes visuais, incentivando a expressão individual e o entendimento das especificidades de cada método. Os alunos serão orientados a investigar estilos e técnicas, além de analisar criticamente seus próprios processos artísticos.

  • Desenvolver a expressividade através das artes visuais.
  • Promover a pesquisa e experimentação de técnicas artísticas variadas.
  • Fomentar a apreciação crítica do processo criativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a investigação e prática de diversas formas de artes visuais, como desenho, pintura e escultura, exortando os alunos a compreenderem não apenas as técnicas, mas os contextos sociais e culturais em que surgem.

  • Pesquisa sobre diferentes estilos de artes visuais.
  • Exploração de técnicas de desenho, pintura e escultura.
  • Discussão de contextos culturais e históricos das práticas artísticas.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade combina pesquisa independente e prática experimental guiada, promovendo a autonomia do aluno. A facilitação do professor será importante para articular conhecimentos prévios com as novas técnicas exploradas.

  • Pesquisa individual sobre técnicas artísticas.
  • Prática em sala de aula com orientação do professor.
  • Feedback colaborativo em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para duas horas, divididas em duas sessões de uma hora cada, permitindo tempo suficiente para pesquisa, prática e discussão.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação dos materiais necessários. Início da prática artística.
  • Aula 2: Continuação da prática. Discussão e feedback sobre as experiências artísticas.

Avaliação

A avaliação terá caráter qualitativo, considerando o envolvimento e progresso dos alunos em todo o processo. Será baseada nos registros das etapas de pesquisa e prática individual, bem como nas contribuições durante as discussões e feedbacks finais. Exemplos de critérios incluem a criatividade na utilização das técnicas exploradas, a capacidade de reflexão sobre o processo criativo e a participação colaborativa nas trocas de feedback.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma variedade de materiais artísticos, além de equipamentos que facilitem a apresentação e avaliação das práticas desenvolvidas em sala de aula, promovendo um ambiente rico em criatividade.

  • Papéis, lápis, tintas e pincéis.
  • Materiais para escultura, como argila ou massa de modelar.
  • Equipamento audiovisual para apresentação e feedback.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo