Aventuras na Arte Contemporânea

Desenvolvida por: Jéssic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Arte Contemporânea

Nesta atividade intitulada 'Aventuras na Arte Contemporânea', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo das artes visuais contemporâneas. Eles iniciarão a atividade com uma pesquisa sobre os principais artistas contemporâneos, nacionais e internacionais, explorando suas obras e estilos distintos. Essa etapa visa embasar o processo criativo seguinte, onde os alunos serão incentivados a criar suas próprias peças artísticas inspiradas nos estilos pesquisados. Ao terem contato direto com matérias como tintas, colagens e esculturas, espera-se que os alunos desenvolvam sua percepção estética, expressividade e criatividade. A atividade 'mão-na-massa' encoraja uma relação lúdica e significativa com a arte, permitindo que conceitos vistos em teoria sejam vivenciados, compreendidos e reinterpretados de forma prática.

Objetivos de Aprendizagem

Ao longo da atividade 'Aventuras na Arte Contemporânea', os alunos desenvolverão habilidades essenciais relacionadas à apreciação, análise e expressão artística. Este planejamento visa ampliar o repertório crítico e estético dos estudantes, estimulando seu potencial criativo e a capacidade de perceber e interagir com diferentes contextos artísticos. A experiência proporcionada busca instigar o interesse pela pesquisa em artes visuais, facilitando a elaboração de uma narrativa visual própria através do contato direto com as obras selecionadas e a produção de seus trabalhos em sala de aula.

  • Promover a apreciação crítica de obras de arte contemporâneas.
  • Estimular a criatividade e expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa em artes visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das obras e estilos de artistas contemporâneos, a compreensão das influências estéticas no âmbito atual das artes visuais e o desenvolvimento de produções artísticas pessoais. A exposição aos diferentes métodos e materiais utilizados por esses artistas serve de inspiração direta para os alunos, permitindo uma experimentação livre e guiada no ambiente escolar, que contribui para o entendimento teórico-prático das disciplinas artísticas abordadas.

  • Estudo de artistas contemporâneos e suas obras.
  • Compreensão de influências e contextos das artes visuais contemporâneas.
  • Desenvolvimento de produções artísticas pessoais.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é baseada na abordagem 'mão-na-massa', que promove um aprendizado ativo e experiencial. Ao combinar pesquisa teórica e aplicação prática, os alunos são engajados de forma mais significativa e têm a oportunidade de explorar sua criatividade. O ensino colaborativo é incentivado, com discussões em grupo e compartilhamento de referências, permitindo o intercâmbio de ideias e a construção coletiva de conhecimento.

  • Metodologia 'mão-na-massa'.
  • Pesquisa teórica e aplicação prática.
  • Trabalho colaborativo e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto foi estruturado para otimizar o tempo disponível e garantir o cumprimento de todos os objetivos planejados para a atividade. Distribuído ao longo de 3 aulas de 40 minutos cada, o planejamento prevê que a primeira aula seja dedicada à introdução e pesquisa sobre a arte contemporânea. A segunda aula focará na elaboração e desenvolvimento das ideias artísticas dos alunos. Finalmente, a terceira aula será destinada à produção das peças e à apresentação dos trabalhos, culminando em uma apreciação coletiva das criações.

  • Aula 1: Introdução e pesquisa sobre artistas contemporâneos.
  • Aula 2: Desenvolvimento de ideias e conceitos artísticos.
  • Aula 3: Produção, apresentação e apreciação das peças criadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada de forma contínua e formativa, focando tanto no processo quanto no produto final. Serão observados critérios como o envolvimento dos alunos nas pesquisas, a originalidade das ideias e a qualidade de execução das peças artísticas criadas. Além das observações do professor durante as etapas, os alunos participarão de uma autoavaliação, refletindo sobre suas próprias produções e o que aprenderam ao longo da atividade. Exemplos dos critérios avaliativos incluem: a correta interpretação dos estilos pesquisados, a coerência entre a ideia proposta e o resultado final, e a capacidade de comunicação e justificativa das escolhas artísticas realizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nessa atividade são fundamentais para dar suporte ao aprendizado prático e criativo dos alunos. Serão disponibilizados materiais diversos, permitindo que os alunos experimentem diferentes formas e técnicas artísticas com liberdade. Além de recursos materiais tangíveis, será importante a utilização de recursos digitais para a pesquisa inicial, proporcionando um contato mais amplo com as referências contemporâneas.

  • Materiais artísticos variados, como tintas e pincéis.
  • Ferramentas para colagem e modelagem.
  • Computadores ou tablets para pesquisas online.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo