Caça aos Estilos Artísticos

Desenvolvida por: Letíci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Estilos Artísticos e Contextos Histórico-Geográficos

Nesta atividade, denominada 'Caça aos Estilos Artísticos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participarão de uma gincana cultural interativa e educativa. Divididos em pequenos grupos, eles embarcarão em uma jornada por diferentes épocas artísticas, desde a arte clássica até a contemporânea, através de pistas e desafios. Cada grupo receberá pistas que os levarão a 'pontos de checagem', onde deverão identificar características marcantes de diversos estilos artísticos em obras projetadas. Em cada estação, os alunos responderão a questões específicas ou realizarão tarefas práticas, como criar desenhos inspirados nos estilos explorados. Esse percurso não somente fomentará a apreciação artística, mas também desenvolverá habilidades de análise crítica, pesquisa, trabalho em equipe e pensamento criativo. Ao promover um aprendizado ativo e colaborativo através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o legado e a evolução das artes visuais, conectando-os com os contextos históricos e geográficos que moldaram cada estilo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta gincana é promover um entendimento profundo e integrado dos estilos artísticos e seus contextos, estimulando nos alunos do 6º ano a curiosidade, o espírito investigativo e a capacidade crítica. Pretende-se que, ao final, os participantes sejam capazes de identificar e diferenciar os principais estilos artísticos, compreendendo suas características peculiares e os contextos históricos, sociais e culturais nos quais surgiram. Além disso, visa-se incentivar a expressão pessoal e a criação artística, permitindo que os estudantes experimentem e reflitam sobre as diversas formas de arte, ampliando assim seu repertório cultural e estético.

  • Identificar e diferenciar estilos artísticos.
  • Compreender os contextos históricos, sociais e culturais dos estilos artísticos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e trabalho em equipe.
  • Estimular a criação artística e a expressão pessoal.
  • Ampliar o repertório cultural e estético dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba uma vasta gama dos estilos artísticos, explorando suas origens, características, influências e contribuições para a cultura global. Inclui um estudo comparativo entre a arte clássica, renascentista, barroca, moderna e contemporânea, mapeando os principais artistas, obras e movimentos dentro de cada período. Além disso, foca na análise de contextos histórico-geográficos e na reflexão sobre o impacto social e cultural da arte.

  • Introdução aos estilos artísticos e contextos históricos.
  • Detalhamento de características de estilos como o clássico, o renascentista, o barroco, o moderno e o contemporâneo.
  • Análise de obras significativas e seus artistas.
  • Estudo dos processos de criação artística e sua relação com os contextos sociais e culturais.

Metodologia

Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade será guiada por um processo de descoberta e pesquisa ativa. Os alunos, em grupos, seguirão pistas em um ambiente que simula uma jornada por diferentes eras artísticas. A resolução de desafios e a criação de arte inspirada nos estilos estudados permitirão aos alunos aplicar o conhecimento adquirido de maneira prática. A colaboração e o debate serão incentivados em cada etapa, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Introdução da gincana e divisão de grupos.
  • Distribuição de pistas e desafios relativos a diferentes estilos artísticos.
  • Visita a estações de 'pontos de checagem' para identificação e análise de estilos em obras projetadas.
  • Criação de artes inspiradas nos estilos explorados.
  • Debate e reflexão grupal sobre as atividades realizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução à gincana, explicação das regras, formação dos grupos e início da atividade. Na segunda aula, os grupos continuarão a jornada pelos estilos artísticos, culminando na submissão das criações artísticas e discussão dos aprendizados.

  • Aula 1: Introdução e início da gincana.
  • Aula 1.5: Conclusão da gincana e discussão.

Avaliação

A avaliação será baseada no comprometimento e participação ativa dos alunos, precisão nas identificações e análises dos estilos artísticos, criatividade e originalidade nas criações artísticas, e habilidade de trabalhar em equipe. Será empregado um sistema de pontos para as atividades concluídas em cada estação da gincana. Feedbacks serão fornecidos, destacando os pontos fortes e as áreas para melhorias, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta gincana, serão necessários recursos como projetor para a apresentação das obras de arte, fichas com pistas e desafios, materiais de arte para as tarefas de criação (papel, lápis, tintas, pincéis), e dispositivos com acesso à internet para pesquisas. O uso de vídeos, apresentações em PowerPoint e plataformas interativas online também enriquecerá a experiência de aprendizado.

  • Projetor para apresentação das obras.
  • Fichas com pistas e desafios.
  • Materiais de arte para criação.
  • Dispositivos com acesso à internet.
  • Vídeos e apresentações sobre estilos artísticos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo