Caça às Obras

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte

Nesta atividade imersiva e interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma emocionante caçada às obras de arte espalhadas pela escola, inspirada nos formatos clássicos de caça ao tesouro. Utilizando pistas que remetem à história da arte, aos elementos visuais marcantes de diferentes épocas e às características notáveis de artistas brasileiros e estrangeiros, os estudantes, trabalhando em pequenos grupos, terão o desafio de localizar reproduções de famosas obras de arte. Ao descobrir cada peça, eles engajarão em discussões construtivas, análise crítica e expansão da percepção artística, fomentando um ambiente de aprendizado ativo e coletivo. Este exercício não apenas solidifica o conhecimento artístico adquirido em aulas anteriores mas também promove habilidades de trabalho em equipe, pesquisa e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma oportunidade de aplicar e expandir seu conhecimento sobre a história da arte de maneira prática e envolvente, estimulando a apreciação artística e o pensamento crítico. Ao localizar e discutir cada obra, os alunos irão aprofundar sua compreensão das técnicas, contextos históricos e culturais que moldam a arte visual. Além disso, almeja-se fortalecer as habilidades de comunicação, colaboração e pesquisa dos estudantes, enquanto eles navegam pelas pistas em grupo e compartilham suas descobertas.

  • Aplicar conhecimentos prévios sobre história da arte para resolver pistas e localizar obras.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas ao discutir as características das obras encontradas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a apreciação pela arte através da interação direta com reproduções de obras importantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR03: Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

Conteúdo Programático

Esta atividade abordará conceitos chave da história da arte, incluindo estilos artísticos, elementos visuais, e importantes artistas brasileiros e estrangeiros. Aprofundaremos no entendimento de como a arte reflete contextos históricos, culturais e sociais, explorando a diversidade de expressões artísticas através do tempo.

  • História da arte e seus períodos
  • Análise de obras de arte
  • Elementos e técnicas visuais
  • Artistas brasileiros e estrangeiros

Metodologia

Adotando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma abordagem educacional que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizado. Através da caça ao tesouro, os alunos terão a oportunidade de explorar e interagir com o conteúdo artístico de maneira dinâmica, fortalecendo o entendimento através da prática e do debate em grupo.

  • Caça ao tesouro com pistas sobre obras de arte
  • Discussões em grupo sobre as obras encontradas
  • Análise crítica das características artísticas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, realizadas consecutivamente. A primeira aula será dedicada à ambientação, formação dos grupos e início da caça às obras. A segunda aula focará na localização das obras restantes, discussões finais e reflexão sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da caça às obras.
  • Aula 2: Continuação da caça, discussões em grupo sobre as obras encontradas e reflexão final.

Avaliação

A avaliação será formativa, centrada na participação ativa, colaboração em grupo e habilidade de aplicar o conhecimento artístico durante a atividade. Será levado em consideração o envolvimento dos alunos na discussão das obras, a qualidade das análises críticas e a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplos de sucesso incluirão a identificação correta das obras, articulação de pensamentos críticos sobre os estilos artísticos e colaboração efetiva entre os membros do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias reproduções impressas de obras de arte famosas, pistas relacionadas a cada obra, espaços da escola onde as reproduções serão escondidas e materiais de pesquisa para suporte durante as discussões em grupo.

  • Reproduções impressas de obras de arte
  • Pistas impressas
  • Espaços designados na escola para esconder as obras
  • Materiais de pesquisa (livros, acesso à internet)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo