Caça às Obras Perdidas

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte e História

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de embarcar em uma fascinante aventura dentro do ambiente escolar, iniciando uma busca pelas 'obras de arte perdidas'. Essa jornada será projetada para ser tanto educativa quanto divertida, oferecendo aos estudantes a chance de explorar diferentes artes, artistas, e períodos históricos da arte, tanto brasileira quanto estrangeira. Cada obra de arte 'descoberta' durante a caça ao tesouro será ligada a um artista específico e a uma época determinada, guiando os alunos por uma viagem através da história da arte. Após a localização de todas as 'obras perdidas', cada grupo de alunos será encarregado de realizar pesquisas aprofundadas sobre os artistas e as épocas históricas das obras que encontraram. Esta pesquisa culminará na preparação de uma apresentação concisa e informativa para ser compartilhada com os colegas. A culminância do projeto se dará com a criação de um mural coletivo, onde réplicas das obras encontradas, confeccionadas pelos próprios alunos, serão expostas juntamente com etiquetas informativas e reflexões pessoais sobre as sensações e interpretações que cada obra suscita. Este projeto tem como objetivo fomentar a apreciação artística, a análise crítica e o desenvolvimento do senso estético, alinhado à habilidade EF69AR01 da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma experiência educativa envolvente e interativa centrada na arte e na história. Busca-se incentivar a apreciação da arte de maneira ativa, onde os estudantes possam não apenas aprender sobre história da arte e movimentos artísticos importantes, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, de trabalho em equipe e de apresentação. Além disso, este projeto visa fortalecer o entendimento dos alunos sobre o impacto cultural e histórico das obras de arte e dos artistas, tanto no contexto brasileiro quanto global. Enfatiza-se a importância da análise e interpretação pessoal na experiência artística, promovendo assim o desenvolvimento do senso crítico e estético dos estudantes.

  • Explorar e identificar diferentes artistas e períodos históricos da arte.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa sobre o contexto histórico e cultural de obras de arte específicas.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe durante a pesquisa e preparação das apresentações.
  • Promover habilidades de apresentação e comunicação ao compartilhar descobertas com colegas.
  • Fomentar a apreciação e análise crítica de obras de arte, incentivando interpretações pessoais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para integrar conhecimentos de artes visuais com história e cultura, proporcionando aos alunos uma base sólida e multidisciplinar. Através da caça ao tesouro, os estudantes entrarão em contato com obras de diferentes matrizes estéticas e culturais, aprendendo a contextualizar cada arte em seu período e local de origem. Mais que simplesmente conhecer o trabalho dos artistas, será incentivado um entendimento crítico das influências culturais, sociais e históricas que moldaram essas obras. Assim, os alunos desenvolverão habilidades analíticas e criativas essenciais não apenas no estudo das artes, mas também em uma variedade de contextos educativos e pessoais.

  • Identificação e análise de artistas e movimentos artísticos.
  • Pesquisa sobre o contexto histórico e cultural das obras de arte.
  • Desenvolvimento de reflexões críticas sobre as expressões artísticas.
  • Criação artística a partir da inspiração em obras estudadas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade consiste na abordagem 'Mão-na-massa', promovendo um aprendizado ativo por meio da exploração e descoberta. Os alunos serão divididos em grupos e engajados em uma dinâmica de caça ao tesouro dentro da escola, onde deverão encontrar e identificar obras de arte. Esta etapa propícia uma experiência imersiva e participativa, incentivando a curiosidade e o interesse pela arte. Após a investigação inicial, os grupos farão pesquisas sobre os artistas e as obras encontradas, finalizando com a criação de apresentações e de um mural coletivo. Tal abordagem fomenta a colaboração, a criatividade, e a capacidade de síntese e exposição de ideias.

  • Caça ao tesouro para busca e reconhecimento de obras de arte.
  • Pesquisa em grupo sobre os artistas e contextos das obras encontradas.
  • Preparação e realização de apresentações para os colegas.
  • Confecção de réplicas das obras e montagem de um mural expositivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas sessões de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Pesquisa, preparação das apresentações, e criação do mural.

Avaliação

A avaliação desta atividade envolverá a observação contínua do envolvimento dos alunos durante a caça ao tesouro, a qualidade e profundidade das pesquisas realizadas, a eficácia da comunicação durante as apresentações, e a criatividade empregada na criação das réplicas das obras de arte. Será dada atenção especial à capacidade de trabalhar em equipe, ao desenvolvimento de uma interpretação pessoal sobre as obras, e à habilidade de fundamentar suas opiniões com informações históricas e culturais relevantes. Pontos adicionais poderão ser atribuídos pela originalidade na apresentação e pelo esforço em abordar aspectos únicos ou pouco conhecidos das obras e artistas estudados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Isso inclui cópias impressas das 'obras de arte perdidas' para a caça ao tesouro, acesso a computadores ou tablets para pesquisa sobre os artistas e as obras, materiais de arte como papel, lápis, tintas e pincéis para a criação das réplicas, e espaço para montagem do mural. Também será valioso o acesso a bibliotecas ou bancos de dados online para uma pesquisa mais aprofundada.

  • Impressões coloridas de obras de arte.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Materiais de arte (papel, lápis, tintas, pincéis).
  • Espaço na escola destinado ao mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo