Na atividade 'Caçadores de Tesouros Sustentáveis', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa emocionante caça ao tesouro dentro da escola ou espaço definido, tendo como missão encontrar itens recicláveis e reutilizáveis listados previamente. Essa busca proporcionará não apenas a exploração física do ambiente, mas também a conscientização sobre a reutilização de materiais e a sustentabilidade. Após a coleta, em equipes, os alunos terão o desafio de utilizar sua criatividade e os materiais encontrados para criar obras de arte coletivas. Essa experiência será enriquecedora, pois, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, também fomentará a discussão sobre práticas sustentáveis no cotidiano e nas criações artísticas, conectando esses importantes temas às disciplinas curriculares.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades colaborativas, criativas e de conscientização ambiental nos alunos através de uma abordagem prática e lúdica. Deseja-se que os estudantes reconheçam a importância da reutilização e da reciclagem no contexto atual de preocupações ambientais. Além disso, a atividade objetiva fortalecer o senso de trabalho em equipe e de comunidade, proporcionando um espaço para que os alunos possam dialogar, planejar conjuntamente e tomar decisões coletivas no decorrer do projeto. Contempla também fomentar a apreciação pela arte e pela criação artística usando materiais não convencionais, estimulando a imaginação e a inovação.
Este plano de aula integra as práticas de sustentabilidade ao currículo de Artes, priorizando a experimentação e a criação com materiais recicláveis. Discute-se a importância da reutilização de materiais sob uma perspectiva artística e ambiental, incentivando os alunos a explorar e reinterpretar objetos e materiais do cotidiano como recursos para suas criações. Através desta perspectiva, pretende-se que os estudantes compreendam não apenas os fundamentos da criação artística, mas também os princípios de responsabilidade e conscientização ambiental.
A metodologia empregada na atividade 'Caçadores de Tesouros Sustentáveis' combina Aprendizagem Baseada em Jogos, Aprendizagem Baseada em Projetos e Roda de Debate, propiciando uma experiência educacional dinâmica e participativa. Os alunos serão divididos em equipes para a caça ao tesouro, promovendo a interação e colaboração. Após a etapa de coleta, dedicar-se-ão à criação de arte coletiva, momento em que a Aprendizagem Baseada em Projetos se torna central, estimulando-os a planejar e executar um projeto artístico. A culminância do projeto em uma Roda de Debate enfatizará a reflexão sobre o processo criativo, a importância dos materiais utilizados e as questões de sustentabilidade abordadas.
A atividade será realizada em 2 etapas, distribuídas em 2 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a caça ao tesouro e a coleta dos materiais. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação de suas obras de arte e no desenvolvimento da Roda de Debate para discutir o projeto e as reflexões sobre sustentabilidade.
A avaliação da atividade 'Caçadores de Tesouros Sustentáveis' será formativa e centrada no processo de aprendizagem. Os critérios incluirão: engajamento e participação ativa na caça ao tesouro, colaboração e contribuição para o trabalho em equipe, criatividade e inovação na criação da obra de arte, e participação ativa na Roda de Debate, expressando reflexões sobre o processo criativo e a temática de sustentabilidade. Será valorizado não apenas o produto final, mas também o empenho, cooperação e habilidade de reflexão crítica demonstrados pelos alunos ao longo da atividade.
Para a realização da 'Caçadores de Tesouros Sustentáveis', serão necessários: uma lista pré-definida de itens recicláveis e reutilizáveis para a caça ao tesouro, espaços adequados dentro da escola ou determinado ambiente para a busca e para a criação das obras, materiais básicos de arte para a montagem das obras (cola, tesoura, fita adesiva, etc.), além de uma área reservada para a exposição das obras e realização da Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula