Caminho das Artes

Desenvolvida por: Verusc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e História
Temática: Movimentos Artísticos Locais de Campinas

A atividade 'Caminho das Artes' é uma jornada educativa pelo coração cultural de Campinas, com o objetivo de aproximar os alunos dos movimentos artísticos que moldaram a identidade visual e histórica da cidade. Antes da saída de campo, é crucial uma etapa preparatória na qual os educandos serão encorajados a pesquisar sobre os locais culturais e obras de arte a serem visitados. Esta preparação incluirá a história por trás de cada ponto cultural, o significado das obras, e os artistas envolvidos. Durante a visita, os alunos terão a oportunidade de capturar a essência desses locais e obras por meio de fotografias, empregando tablets ou smartphones. Além disso, serão incentivados a registrar suas impressões e aprendizados, promovendo uma reflexão pessoal e crítica sobre o que observaram. Posteriormente, a turma se reunirá para compartilhar suas experiências, organizando uma apresentação multimídia. Esta apresentação integrará as fotografias, os dados históricos e as impressões pessoais dos estudantes, fomentando uma rica troca de conhecimentos e percepções.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é despertar nos alunos o interesse pela arte e pela história local, fortalecendo a conexão dos jovens com sua comunidade e com o patrimônio cultural de Campinas. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa e crítica artística, além de estimular a expressão pessoal e o trabalho em equipe. Os alunos também aprenderão a utilizar a tecnologia de forma educativa, como meio de documentação e apresentação de seus conhecimentos. Esta abordagem prática visa promover a aprendizagem ativa, envolvendo os estudantes de maneira direta na exploração de sua realidade cultural.

  • Desenvolver o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural local
  • Estimular habilidades de pesquisa, observação e crítica artística
  • Fomentar a expressão pessoal e o trabalho em equipe
  • Promover o uso educativo da tecnologia
  • Engajar os alunos na aprendizagem ativa por meio de metodologias ativas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI08 - Analisar as diferentes formas de registro da história (oral, escrita, imagética, digital entre outras), seus usos e apropriações pela humanidade ao longo do tempo.
  • EF69AR24 - Experimentar e aplicar os elementos visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, textura, volume, espaço, movimento) na produção de arte.
  • EF69AR25 - Pesquisar e conhecer diferentes funções da arte, do trabalho do(a) artista e do(a) designer na produção artístico-visual, nas diversas culturas, períodos históricos e espaços geográficos.
  • EF15AR06 - Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, plano, volume, espaço, cor, textura).
  • EF15LP17 - Utilizar tecnologias da informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias.

Conteúdo Programático

Esta atividade engloba estudar a arte e a cultura local como partes integrantes do currículo de Artes e História, enfocando os movimentos artísticos que contribuíram para a identidade de Campinas. Através da preparação, visita, e reflexão posterior, os alunos são levados a compreender e valorizar o patrimônio cultural e artístico, explorando sua relevância no contexto social e histórico. Será dada especial atenção à habilidade de observar criticamente e expressar pensamentos sobre arte e história de maneira articulada.

  • Introdução aos movimentos artísticos de Campinas
  • História e significado dos pontos culturais locais
  • Técnicas de pesquisa e documentação fotográfica
  • Organização e apresentação de dados históricos e impressões pessoais
  • Reflexão crítica sobre o patrimônio artístico e cultural

Metodologia

A abordagem metodológica ativa permitirá que os alunos sejam os principais agentes de sua aprendizagem, incentivando a pesquisa, a observação direta e a reflexão crítica. A atividade será dividida em três etapas principais: preparação e pesquisa pré-visita, saída de campo para visitação e documentação, e por fim, a elaboração e apresentação de uma exposição multimídia. Esta estrutura promove uma experiência de aprendizado integrada, onde cada aluno contribui individualmente e em grupo para a construção do conhecimento.

  • Pesquisa e preparação do roteiro de visita
  • Saída de campo para registro fotográfico e anotação de impressões
  • Discussão em grupo e análise coletiva das informações coletadas
  • Elaboração de apresentação multimídia
  • Apresentação final e compartilhamento das experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caminho das Artes' será realizada em duas sessões de uma hora cada. A primeira aula será dedicada à pesquisa e preparação do roteiro. Na segunda aula, acontecerá a saída de campo.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação do roteiro - 60 minutos
  • Aula 2: Saída de campo e documentação - 60 minutos

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio de critérios qualitativos, considerando a participação ativa, o empenho na pesquisa e na elaboração do roteiro, a qualidade das fotografias tiradas, a profundidade das observações pessoais registradas e a contribuição para a apresentação multimídia final. Será valorizado o desenvolvimento das habilidades de comunicação, trabalho em equipe e capacidade analítica dos alunos. Exemplos de boas práticas, como a inclusão de insights originais ou um enfoque particularmente interessante em um aspecto da visitação, serão reconhecidos e servirão como referência para outros estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como tablets ou smartphones com câmera para o registro fotográfico, acesso à internet para a pesquisa pré-visita, espaços adequados para discussão e organização da apresentação e softwares de edição de imagem e apresentação multimídia. A utilização de um mapa interativo dos pontos culturais de Campinas pode enriquecer a experiência dos estudantes durante a pesquisa e a visita.

  • Tablets ou smartphones com câmera
  • Acesso à internet
  • Software de edição de imagem e apresentação multimídia
  • Mapa interativo dos pontos culturais de Campinas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo