Cinema Silencioso

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Comunicação não-verbal e cinema mudo

A atividade 'Cinema Silencioso' propõe uma imersão dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no universo do cinema mudo, permitindo não apenas a compreensão da importância histórica e artística deste gênero, mas também fomentando a criatividade e a habilidade de expressão visual. Os alunos serão organizados em pequenos grupos, onde cada um será responsável por criar uma narrativa visual, sem o uso de palavras faladas, baseando-se na técnica dos primeiros filmes mudos. Utilizando materiais simples como papel, lápis, canetas e canetões, eles desenvolverão sequências de imagens que contarão uma história. Posteriormente, essas imagens serão fotografadas e compiladas em um slideshow. A apresentação desse slideshow será acompanhada pela narração oral do grupo, contando a história que imaginaram. Esta narrativa deverá valorizar elementos visuais chave, como gestos e expressões faciais, fundamentais na comunicação não-verbal e no cinema mudo. Esta proposta pedagógica visa desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, criatividade, além de promover a apreciação artística.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central introduzir os alunos ao conceito de comunicação não-verbal através da criação e interpretação de narrativas visuais, inspiradas nos filmes mudos. Busca-se incentivar o desenvolvimento de habilidades como criatividade, cooperação, atenção aos detalhes e interpretação de nuances de expressões e gestos, fundamentais nesse tipo de comunicação. Além disso, a atividade propõe uma reflexão sobre a evolução da comunicação humana e suas diversas formas, especialmente no contexto artístico, levando os alunos a compreenderem o valor histórico e cultural do cinema mudo.

  • Compreender a importância da comunicação não-verbal.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade na criação de narrativas visuais.
  • Apreciar a expressão artística no cinema mudo.
  • Refletir sobre a evolução histórica e artística do cinema.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade envolve a exploração de conceitos de comunicação não-verbal, especialmente no que tange ao cinema mudo. Os estudantes terão a oportunidade de entender as técnicas usadas na época do cinema mudo para contar histórias apenas por meio de imagens, gestos e expressões faciais, além de aprender sobre a importância desse tipo de comunicação na história da arte e na sociedade contemporânea.

  • História do cinema mudo.
  • Técnicas narrativas visuais.
  • Comunicação não-verbal: gestos e expressões.
  • Criação de narrativas visuais em grupo.
  • Análise de filmes mudos clássicos e sua estética.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é fundamentada nos princípios ativos de aprendizagem, que valorizam a participação direta do aluno no processo de construção do conhecimento. Utilizando uma abordagem hands-on, os alunos serão estimulados a criar, testar e revisar suas narrativas visuais em grupo, promovendo um ambiente colaborativo. As etapas de criação envolverão brainstorming coletivo, esboço da narrativa, produção das cenas, fotografia e montagem do slideshow para apresentação. Esta abordagem visa desenvolver habilidades sociais, criativas e analíticas.

  • Brainstorming para concepção da história.
  • Desenho e produção das cenas em sequência.
  • Fotografia das cenas e composição do slideshow.
  • Narração oral durante a apresentação do slideshow.
  • Discussão em grupo sobre os trabalhos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cinema Silencioso' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao tema e iniciarão o processo de criação das histórias e produção das cenas. Na segunda aula, finalizarão a criação das cenas, montarão os slideshows e farão as devidas apresentações. Esta divisão garante o tempo necessário para a imersão no projeto, além de permitir a articulação, produção e revisão dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao cinema mudo, formação dos grupos e início da produção das cenas.
  • Aula 2: Finalização das cenas, montagem do slideshow e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como criatividade, colaboração, coesão e coerência narrativa, e a capacidade de comunicação não-verbal, avaliando como os alunos conseguem contar uma história usando majoritariamente elementos visuais. Serão avaliados também o empenho na produção das cenas e na narrativa oral durante a apresentação. A rubrica de avaliação terá igual peso para cada critério, promovendo um ambiente de aprendizado justo e motivador.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como papel, lápis, canetas e canetões, além de dispositivos móveis com câmera para a captura das imagens e um computador com software de apresentação para montar os slideshows. Esses recursos foram escolhidos devido à sua acessibilidade e capacidade de estimular a criatividade dos alunos, sem a necessidade de softwares complicados ou equipamentos especializados.

  • Papel branco A4 ou cartolina.
  • Lápis, canetas e canetões coloridos.
  • Dispositivos móveis com câmera.
  • Computador com software de apresentação.
  • Projetor para as apresentações finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo