Circuito Musical pelo Mundo

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Musical

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma viagem musical inesquecível pelo mundo. Cada aluno receberá a tarefa de pesquisar sobre um músico ou grupo musical icônico de um país designado pelo professor. Eles deverão explorar uma música característica deste artista, detalhando sua importância e influência para o gênero musical a que pertence. Além disso, os alunos utilizarão mapas para marcar o país de origem do artista, explorando como os elementos culturais desse local influenciaram a música escolhida. As apresentações podem variar desde o uso de recursos multimídia, como vídeos e slides, até a demonstração de instrumentos típicos, se possível. Esta atividade enfatiza a valorização da diversidade cultural por meio da música, explorando o significativo papel dos músicos e grupos musicais na formação da identidade musical global.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover entre os estudantes uma compreensão profunda sobre a diversidade musical global, destacando a importância dos músicos e grupos musicais na construção das identidades culturais e musicais dos países. Através da pesquisa e apresentação, os alunos desenvolverão habilidades de investigação, análise crítica e expressão artística, reconhecendo a influência de diferentes culturas na música. Além disso, ao explorar a música de diferentes partes do mundo, a atividade busca ampliar o repertório cultural e musical dos estudantes, promovendo uma apreciação mais rica e diversificada da música como uma forma de expressão universal.

  • Explorar a diversidade musical e cultural global através de músicos e grupos musicais icônicos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação.
  • Reconhecer a importância dos elementos culturais na influência da música de diferentes países.
  • Valorizar a música como uma forma de expressão artística e cultural.
  • Ampliar o repertório cultural e musical dos alunos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange desde a geografia musical — entendendo a localização dos países e sua cultura — até aspectos históricos e contemporâneos de diversos gêneros musicais ao redor do mundo. Os alunos aprenderão a investigar e analisar músicas, compreendendo a influência de diferentes culturas na criação musical. Além disso, a atividade enfatiza a importância da expressão e da comunicação através da música, utilizando-a como meio para explorar e valorizar diversas culturas.

  • Geografia e diversidade cultural.
  • História da música e gêneros musicais globais.
  • Influência dos elementos culturais na música.
  • Músicos e grupos musicais icônicos pelo mundo.
  • Expressão e comunicação através da música.

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia no conceito de 'Aprendizagem Baseada em Projetos', incentivando os alunos a realizarem uma pesquisa ativa sobre seus músicos ou grupos musicais designados. Utilizando a abordagem 'Mão-na-massa', os estudantes se envolverão diretamente na criação de suas apresentações, seja através de recursos multimídia, seja pela demonstração de instrumentos musicais. Esta abordagem prática não só facilita a compreensão dos conteúdos estudados como também promove habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.

  • Pesquisa ativa sobre músicos e música de diferentes partes do mundo.
  • Criação de apresentações utilizando recursos multimídia e/ou demonstrações práticas.
  • Discussões em classe para compartilhar descobertas e reflexões.
  • Uso de mapas para explorar a geografia musical.
  • Exploração prática de instrumentos musicais típicos, se possível.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada uma introdução ao projeto e designação dos países aos alunos, seguida do início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à apresentação dos trabalhos pelos alunos, incluindo discussões e reflexões sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos alunos e discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na clareza e profundidade da pesquisa realizada pelo aluno, na criatividade e na apresentação do trabalho. Consideraremos a capacidade de explorar e elucidar a importância do músico ou grupo musical escolhido, e de conectar sua música com elementos culturais do país de origem. A habilidade de utilizar de maneira efetiva os recursos multimídia ou de realizar demonstrações práticas de instrumentos musicais também será levada em conta. Os alunos serão encorajados a refletir sobre o processo de aprendizagem, expressando como a atividade expandiu seu entendimento sobre a influência da cultura na música mundial.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, mapas mundiais para localização dos países, equipamentos de áudio e vídeo para apresentações e, se possível, instrumentos musicais típicos para demonstrações práticas. O uso de softwares de apresentação multimídia, como PowerPoint ou Google Slides, também será essencial para que os alunos consigam elaborar suas apresentações de forma criativa e informativa.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Mapas mundiais impressos ou digitais.
  • Equipamentos de áudio e vídeo para apresentações.
  • Instrumentos musicais típicos (se possível).
  • Software de apresentação multimídia (ex.: PowerPoint, Google Slides).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo