Criando a Capa do Caderno de Artista

Desenvolvida por: Alexan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Identidade Visual e Expressão Artística

A atividade Criando a Capa do Caderno de Artista tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e expressar sua identidade visual por meio da criação de uma capa personalizada para seu caderno de artista. A atividade se inicia com uma roda de conversa, onde os alunos discutirão aspectos que compõem a identidade de um artista e como esta pode ser representada visualmente. Após essa discussão, cada aluno será incentivado a criar sua capa, utilizando diversas técnicas e materiais artísticos como desenho, pintura e colagem. A assinatura da obra será outro ponto central, introduzindo o conceito de assinatura como marca pessoal no mundo artístico. Essa atividade foi desenvolvida para desenvolver a autonomia dos alunos, incentivando-os a pensar criticamente sobre como se veem em relação ao mundo e como podem expressar isso artisticamente.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver habilidades artísticas e fornecer um espaço para que os alunos explorem suas identidades visuais. Ao estimular o uso de diversas técnicas e materiais, os alunos experimentam diferentes formas de expressão, promovendo o autoconhecimento e a reflexão sobre sua própria identidade. A discussão inicial na roda de debate incentiva a argumentação e a troca de ideias, fundamentais no processo de desenvolvimento artístico e pessoal.

  • Explorar a identidade pessoal através da arte.
  • Utilizar diferentes técnicas artísticas para criar uma obra.
  • Compreender a importância da assinatura como marca pessoal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma discussão profunda sobre identidade e expressão visual, além de técnicas artísticas aplicadas. Os alunos serão expostos a conceitos essenciais das artes visuais, enquanto exploram sua criatividade e habilidade crítica. Essa combinação permitirá que eles desenvolvam uma compreensão mais ampla de como as artes visuais podem ser uma extensão de suas vozes individuais.

  • Conceito de identidade visual.
  • Técnicas de desenho, pintura e colagem.
  • Conceito e importância da assinatura na arte.

Metodologia

A metodologia adotada se concentra em práticas ativas, onde os alunos são protagonistas em todo o processo de aprendizagem. A atividade inicia-se com um debate colaborativo, proporcionando um espaço de reflexão e partilha. A seguir, através da aplicação prática das ideias discutidas, os alunos utilizam diversas técnicas e materiais para criar suas capas personalizadas. Esta abordagem prática e colaborativa visa estimular a expressão criativa e a compreensão crítica dos alunos.

  • Roda de debate sobre identidade visual.
  • Atividade prática de criação artística.
  • Assinatura da obra e reflexão final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi elaborado para otimizar o tempo disponível, garantindo que todas as etapas da atividade sejam contempladas. As três aulas estão estruturadas para permitir uma introdução teórica, seguida de atividades práticas e uma conclusão reflexiva e avaliativa.

  • Aula 1 (40 min): Introdução e roda de debate sobre identidade visual.
  • Aula 2 (40 min): Desenvolvimento das capas utilizando materiais diversos.
  • Aula 3 (40 min): Finalização, assinatura das obras e discussão.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando no envolvimento dos alunos e na capacidade de aplicar conceitos discutidos. Serão considerados critérios como a originalidade e criatividade das capas criadas, o uso apropriado das técnicas artísticas e a capacidade de reflexão sobre seu processo artístico. Exemplo: um aluno que desenvolve uma capa criativa, utilizando colagem e elementos de desenho, mostrando coerência com sua identidade visual, será positivamente avaliado. Além disso, a participação nas discussões e a clareza na definição do conceito traduzido na capa também serão aspectos avaliados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados para esta atividade são pensados para proporcionar uma ampla gama de possibilidades de criação, oferecendo aos alunos liberdade para experimentar com diferentes materiais. Esses recursos apoiarão os alunos não apenas tecnicamente, mas também esteticamente, permitindo uma experiência educativa enriquecedora.

  • Papel A4 e A3.
  • Lápis de cor, marcadores e tintas.
  • Materiais para colagem (revistas, papéis coloridos, etc.).
  • Pincéis e recipientes para tintas.
  • Tesouras e cola.
  • Material audiovisual para introdução do tema.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo