Cronologia Criativa: Construindo uma Linha do Tempo Visual

Desenvolvida por: Orland… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, História, Geografia
Temática: Interdisciplinaridade entre Arte, História e Geografia

A atividade 'Cronologia Criativa: Construindo uma Linha do Tempo Visual' visa conectar conhecimentos de arte, história e geografia através da criação coletiva de uma linha do tempo interativa. Os alunos, organizados individualmente ou em grupos, serão encarregados de pesquisar e representar visualmente diferentes estilos artísticos, posicionando-os adequadamente no contexto temporal e geográfico. Utilizando recursos como cartolina e marcadores, além de suporte da pesquisa na internet, cada segmento da linha do tempo apresentará exemplos de obras, artistas renomados do estilo escolhido e informações acerca do contexto histórico e geográfico relevante. O resultado final será uma linha do tempo ampla, que servirá de ferramenta visual interativa para explorar as nuances e conexões entre distintos períodos e locais na história da arte, contribuindo para uma compreensão mais rica e integrada dos conteúdos abordados em sala.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão interdisciplinar dos estilos artísticos, contextualizados historicamente e geograficamente. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas no que tange a apreciação de arte, bem como reconheçam a influência de contextos históricos e geográficos na produção artística. O processo de pesquisa colaborativa e criação da linha do tempo busca ainda estimular a criatividade, a organização em equipe e o raciocínio histórico e geográfico, fomentando, assim, uma abordagem mais ampla e integrada do conhecimento.

  • Analisar e apreciar diferentes estilos artísticos, considerando seus contextos históricos e geográficos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade na representação visual de informações complexas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Fomentar uma compreensão interdisciplinar e integrada de arte, história e geografia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

Conteúdo Programático

O programa abordará uma ampla variedade de estilos artísticos, do clássico ao contemporâneo, explorando conceitos e técnicas fundamentais na sua concepção e execução. Será dada especial atenção ao contexto histórico e geográfico de cada estilo, enfatizando como esses aspectos influenciam as expressões artísticas. A linha do tempo criada servirá como um panorama visual, facilitando a compreensão da evolução da arte e suas interseções com a história e geografia.

  • Estilos Artísticos e seus contextos histórico-geográficos
  • Elementos constitutivos das Artes Visuais
  • Técnicas de pesquisa e síntese de informações
  • Representação visual para dados complexos
  • Trabalho colaborativo e habilidades de equipe

Metodologia

Esta atividade empregará uma abordagem mão-na-massa, incentivando a aprendizagem ativa através da pesquisa, análise e criação. Os alunos vão interagir diretamente com os conteúdos, trabalhando em equipe para construir a linha do tempo. Aulas expositivas breves fornecerão os conceitos chave necessários, enquanto o foco permanecerá na exploração e no trabalho criativo dos alunos, com supervisão e orientação constante dos professores.

  • Apresentação dos objetivos e introdução ao projeto
  • Pesquisa orientada em estilos artísticos
  • Sessões de trabalho em equipe para desenvolvimento dos segmentos da linha do tempo
  • Apresentação dos segmentos criados e montagem da linha do tempo coletiva
  • Atividades de apreciação e análise crítica da linha do tempo interativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em sessões de 40 minutos ao longo de 30 aulas, abrangendo introdução ao projeto, pesquisa, criação e análise. As primeiras aulas serão dedicadas à discussão dos objetivos e metodologia. O período intermediário concentrará na pesquisa e desenvolvimento dos segmentos. As últimas aulas focarão na montagem e apreciação crítica da linha do tempo construída.

  • Aula 1-2: Introdução e discussão dos objetivos
  • Aula 3-20: Pesquisa e desenvolvimento dos segmentos da linha do tempo
  • Aula 21-28: Montagem da linha do tempo coletiva
  • Aula 29-30: Apresentação e análise crítica

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e precisão das informações pesquisadas e representadas, além da capacidade de trabalhar em equipe. Será considerada também a criatividade na apresentação visual dos segmentos. A capacidade de conectar artisticamente os estilos em uma linha temporal coesa, bem como a participação nas discussões e análises críticas, serão pontos chave. Exemplos específicos serão usados para orientar os alunos em suas expectativas, garantindo um entendimento completo dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cartolinas, marcadores de diferentes cores, acesso à internet para pesquisa e projetor para apresentações. Estes materiais apoiarão a pesquisa, criação e apresentação dos segmentos da linha do tempo, permitindo uma exploração visual rica dos estilos artísticos selecionados e seu contexto.

  • Cartolinas
  • Marcadores coloridos
  • Computadores com acesso à internet
  • Projetor para apresentações
  • Materiais de referência online e físicos sobre estilos artísticos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo