Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e teórica sobre as diferentes funções dentro do sistema das artes visuais, com ênfase especial na atuação do curador. Inicialmente, será realizada uma discussão teórica breve, onde será explicado o que define as artes visuais, destacando as diversas carreiras possíveis dentro deste campo, como artista, artesão, produtor cultural, designer e, em detalhe, o papel do curador. Posteriormente, os estudantes terão a chance de 'curar' uma obra de arte específica. Isso incluirá a escolha de uma obra de arte de um conjunto previamente selecionado pelo professor, pesquisa sobre esta obra e seu autor, e reflexão sobre como gostariam que a obra fosse apresentada numa exposição. Utilizando materiais recicláveis e de arte, além de caixas de sapato como mini galerias, os alunos irão criar seu próprio espaço expositivo. Eles deverão justificar suas escolhas curatoriais numa apresentação para a classe, enfatizando como o papel do curador influencia o modo como as obras de arte são percebidas e interpretadas pelo público.
Este projeto tem como objetivo principal introduzir os alunos ao vasto mundo das artes visuais, especificamente através do papel do curador, desenvolvendo a apreciação artística, a criatividade e habilidades analíticas. Os alunos irão aprimorar sua capacidade de pesquisa e reflexão crítica ao estudar o contexto e a história de uma obra de arte e do seu criador. Além disso, o desenvolvimento de uma exposição artística com base nas escolhas curatoriais dos alunos incentivará a expressão pessoal e a tomada de decisão, habilidades fundamentais para o desenvolvimento individual e acadêmico.
O conteúdo desta atividade foi cuidadosamente pensado para englobar não apenas os aspectos teóricos das profissões dentro das artes visuais, mas também proporcionar uma experiência prática ampla. A introdução aos diferentes papéis, com foco no curador, prepara os alunos para entenderem a interconexão e a importância de cada profissional no circuito artístico. Ao criar suas mini galerias, os alunos colocarão em prática conceitos de exposição artística, design e estética, com base em sua pesquisa e análise da obra escolhida, explorando assim, de maneira prática, o papel do curador.
Adotando uma abordagem mão-na-massa, esta atividade se desdobra em uma experiência de aprendizado ativo, onde os alunos são encorajados a explorar, investigar e criar. A partir da escolha de uma obra de arte e do estudo sobre ela, os alunos iniciarão a fase prática, desenvolvendo suas próprias exposições. Esta metodologia visa facilitar uma compreensão mais profunda do conteúdo teórico por meio de atividades práticas significativas e relevantes, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos de forma criativa e crítica.
A carga horária total desta atividade será de 5 horas, distribuídas em 5 aulas de 60 minutos. Cada sessão será dedicada a uma etapa distinta do projeto, desde a introdução teórica, passando pela escolha da obra, pesquisa, desenvolvimento da mini galeria, até a apresentação final das exposições pelos alunos.
A avaliação desta atividade será feita com base na participação e envolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final. Será avaliada a profundidade e rigor da pesquisa realizada sobre a obra e o artista, a criatividade e a inovação na concepção da mini galeria, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação, destacando a relevância das escolhas curatoriais feitas. Critérios específicos incluirão: coerência e relevância da pesquisa, estética e originalidade da exposição, clareza e persuasão na argumentação durante a apresentação.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos e materiais variados, incluindo caixas de sapato para as mini galerias, materiais recicláveis e diversos para decoração e montagem, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa sobre as obras e artistas, além de materiais de arte para a criação e personalização dos espaços expositivos. Estes recursos foram escolhidos para incentivar a criatividade dos alunos e oferecer liberdade na expressão de suas visões curatoriais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula