Da Ideia à Exposição: o Papel do Curador na Arte

Desenvolvida por: Mara L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Artes Visuais e Curadoria

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e teórica sobre as diferentes funções dentro do sistema das artes visuais, com ênfase especial na atuação do curador. Inicialmente, será realizada uma discussão teórica breve, onde será explicado o que define as artes visuais, destacando as diversas carreiras possíveis dentro deste campo, como artista, artesão, produtor cultural, designer e, em detalhe, o papel do curador. Posteriormente, os estudantes terão a chance de 'curar' uma obra de arte específica. Isso incluirá a escolha de uma obra de arte de um conjunto previamente selecionado pelo professor, pesquisa sobre esta obra e seu autor, e reflexão sobre como gostariam que a obra fosse apresentada numa exposição. Utilizando materiais recicláveis e de arte, além de caixas de sapato como mini galerias, os alunos irão criar seu próprio espaço expositivo. Eles deverão justificar suas escolhas curatoriais numa apresentação para a classe, enfatizando como o papel do curador influencia o modo como as obras de arte são percebidas e interpretadas pelo público.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo principal introduzir os alunos ao vasto mundo das artes visuais, especificamente através do papel do curador, desenvolvendo a apreciação artística, a criatividade e habilidades analíticas. Os alunos irão aprimorar sua capacidade de pesquisa e reflexão crítica ao estudar o contexto e a história de uma obra de arte e do seu criador. Além disso, o desenvolvimento de uma exposição artística com base nas escolhas curatoriais dos alunos incentivará a expressão pessoal e a tomada de decisão, habilidades fundamentais para o desenvolvimento individual e acadêmico.

  • Compreender as diferentes carreiras dentro do sistema das artes visuais.
  • Entender o papel e a importância do curador na arte.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre obras de arte e seus artistas.
  • Criar uma exposição utilizando recursos limitados e materiais recicláveis.
  • Praticar a expressão oral e argumentação ao justificar suas escolhas curatoriais.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade foi cuidadosamente pensado para englobar não apenas os aspectos teóricos das profissões dentro das artes visuais, mas também proporcionar uma experiência prática ampla. A introdução aos diferentes papéis, com foco no curador, prepara os alunos para entenderem a interconexão e a importância de cada profissional no circuito artístico. Ao criar suas mini galerias, os alunos colocarão em prática conceitos de exposição artística, design e estética, com base em sua pesquisa e análise da obra escolhida, explorando assim, de maneira prática, o papel do curador.

  • Introdução ao sistema das artes visuais: carreiras e funções.
  • O papel e a importância do curador nas artes visuais.
  • Análise e pesquisa de obras de arte e seus artistas.
  • Princípios de exposição e design de uma galeria de arte.
  • Técnicas de apresentação oral e justificativa de escolhas curatoriais.

Metodologia

Adotando uma abordagem mão-na-massa, esta atividade se desdobra em uma experiência de aprendizado ativo, onde os alunos são encorajados a explorar, investigar e criar. A partir da escolha de uma obra de arte e do estudo sobre ela, os alunos iniciarão a fase prática, desenvolvendo suas próprias exposições. Esta metodologia visa facilitar uma compreensão mais profunda do conteúdo teórico por meio de atividades práticas significativas e relevantes, incentivando os alunos a aplicarem seus conhecimentos de forma criativa e crítica.

  • Discussão em classe sobre as diferentes profissões no mundo das artes visuais.
  • Escolha individual de obras para curadoria.
  • Pesquisa sobre a obra e o artista escolhido.
  • Criação de um espaço expositivo utilizando caixas de sapato e materiais diversos.
  • Apresentação das escolhas curatoriais e justificativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 5 horas, distribuídas em 5 aulas de 60 minutos. Cada sessão será dedicada a uma etapa distinta do projeto, desde a introdução teórica, passando pela escolha da obra, pesquisa, desenvolvimento da mini galeria, até a apresentação final das exposições pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução às carreiras no sistema das artes visuais, com ênfase no papel do curador.
  • Aula 2: Escolha da obra de arte e início da pesquisa.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e início da concepção da mini galeria.
  • Aula 4: Finalização da mini galeria e preparação da apresentação.
  • Aula 5: Apresentações dos alunos e discussão das diferentes exposições.

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita com base na participação e envolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final. Será avaliada a profundidade e rigor da pesquisa realizada sobre a obra e o artista, a criatividade e a inovação na concepção da mini galeria, bem como a habilidade de comunicação durante a apresentação, destacando a relevância das escolhas curatoriais feitas. Critérios específicos incluirão: coerência e relevância da pesquisa, estética e originalidade da exposição, clareza e persuasão na argumentação durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos e materiais variados, incluindo caixas de sapato para as mini galerias, materiais recicláveis e diversos para decoração e montagem, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa sobre as obras e artistas, além de materiais de arte para a criação e personalização dos espaços expositivos. Estes recursos foram escolhidos para incentivar a criatividade dos alunos e oferecer liberdade na expressão de suas visões curatoriais.

  • Caixas de sapato
  • Materiais recicláveis (papelão, tecidos, plásticos, etc.)
  • Materiais artísticos (tintas, pincéis, canetas, giz de cera)
  • Computadores ou dispositivos móveis para pesquisa
  • Imagens impressas de obras de arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo