Dançando Palavras

Desenvolvida por: Jean F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Corporal e Dança

A atividade 'Dançando Palavras' é projetada para envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração da dança como uma forma de expressão corporal ligada ao significado das palavras. Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, esta atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de interpretação e expressão dos alunos. Os participantes serão divididos em grupos e escolherão palavras aleatórias de uma caixa surpresa, que podem incluir emoções, elementos da natureza ou ações. Cada grupo discutirá o significado dessas palavras e como podem ser expressas através de movimentos de dança. Após essa fase de discussão e elaboração, os grupos criarão mini coreografias que integrem os movimentos ao significado das palavras escolhidas. A execução dessa atividade não só favorece o aprendizado artístico, mas também promove habilidades sociais e emocionais, incentivando os alunos a se expressarem de maneira criativa e construtiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover o desenvolvimento artístico e expressivo dos alunos, incentivando a compreensão e a interpretação de diferentes formas de comunicação através da dança. Pretende-se que os alunos sejam capazes de explorar e expressar ideias, emoções e conceitos por meio de movimentos corporais, estimulando a criatividade, a colaboração e a capacidade de expressão. Além disso, esta atividade busca desenvolver habilidades de análise, ao compreender como os movimentos podem ser usados para comunicar eficazmente os significados das palavras, e promover o apreço pela diversidade e riqueza das formas de expressão presentes na dança.

  • Explorar a dança como forma de expressão de ideias, sentimentos e conceitos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Estimular a criatividade na criação de coreografias baseadas em palavras.
  • Aprimorar a capacidade de interpretação e expressão corporal.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • EF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
  • EF69AR13: Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Conteúdo Programático

Esta atividade incorpora aspectos fundamentais do ensino de artes, destacando a dança como meio de expressão e comunicação. Através da interpretação de palavras e da criação de movimentos corporais, os alunos explorarão os princípios básicos da dança, incluindo ritmo, espaço, tempo, e expressão. A atividade também proporcionará uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre o valor da dança como forma cultural e artística, estimulando o respeito e o interesse por diversas formas de expressão dançada.

  • Introdução à dança como forma de expressão.
  • Princípios básicos da dança: ritmo, espaço, tempo, e expressão.
  • Interpretação de palavras através da dança.
  • Criação coletiva de coreografias.
  • Apresentação e apreciação das composições de dança.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, a atividade será desenvolvida em um ambiente propício à experimentação e criatividade. Os alunos trabalharão em grupos para promover a colaboração e a troca de ideias. A escolha das palavras de forma aleatória da caixa surpresa introduz um elemento de novidade e desafio, incentivando os alunos a pensarem criticamente e de forma criativa sobre como expressar conceitos abstratos através da dança. A fase de criação das coreografias será guiada, permitindo que os alunos explorem diferentes movimentos e formas de expressão. As apresentações finais proporcionarão um momento de compartilhamento e reflexão, reforçando a importância da expressão artística e do trabalho em equipe.

  • Formação de grupos e seleção de palavras da caixa surpresa.
  • Discussão em grupo sobre o significado das palavras.
  • Criação de mini coreografias baseadas nas palavras selecionadas.
  • Apresentações das coreografias e feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 1 hora, dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao projeto, formação dos grupos, seleção de palavras e início das discussões. A segunda aula será focada na finalização das coreografias e nas apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, escolha de palavras e discussão inicial.
  • Aula 2: Finalização das coreografias e apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, criatividade, colaboração e na capacidade de integrar o movimento ao significado das palavras. Será dada atenção ao esforço em explorar diferentes formas de expressão corporal, bem como na habilidade de trabalhar em equipe. As apresentações finais servirão como uma oportunidade para os alunos receberem feedback construtivo de seus colegas e do professor, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades de expressão artística e colaboração.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários uma caixa grande para acomodar as palavras surpresa, papéis com as palavras impressas, um espaço adequado para a prática de movimentos de dança, sistema de som para reprodução de música, se desejado, e materiais para a documentação das coreografias, como câmeras ou smartphones. A escolha de um ambiente amplo e seguro é essencial para que os alunos possam se movimentar livremente.

  • Caixa surpresa com palavras.
  • Papéis com palavras impressas.
  • Espaço adequado para dança.
  • Sistema de som (opcional).
  • Câmeras ou smartphones para documentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo