Descobrindo o Modernismo Musical

Desenvolvida por: Edna C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Modernismo na Música

A atividade 'Descobrindo o Modernismo Musical' tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental um entendimento profundo sobre o Modernismo na música, explorando as obras de importantes compositores desta era. Através de uma metodologia ativa de aprendizado, os alunos serão divididos em grupos e a cada um será designado um compositor modernista, junto com uma introdução básica à sua vida e obra. Utilizando recursos digitais como tablets ou computadores, eles deverão pesquisar e selecionar uma peça musical icônica para apresentar à turma. As apresentações serão seguidas de uma discussão guiada pelo professor, focada nas características únicas da música modernista, como o rompimento com tradicionais padrões harmonicos, rítmicos e melódicos, e a exploração inovadora de timbres. Este processo não apenas permitirá aos alunos a apreciar a variedade e a complexidade da música desta época, mas também desenvolver uma compreensão crítica sobre como essas inovações refletem mudanças culturais e sociais mais amplas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos facilitar aos estudantes a identificação e compreensão das características marcantes do Modernismo musical, promover a habilidade de trabalho em equipe por meio de pesquisa colaborativa, e desenvolver críticas musicais fundamentadas. Pela análise de obras de compositores modernistas e subsequente apresentação para a classe, espera-se que os alunos aprendam a apreciar a diversidade de estilos e técnicas usadas por esses artistas. Além disso, a discussão em classe sobre as obras apresentadas visa aprimorar a capacidade de escuta ativa dos alunos, bem como seu vocabulário musical, permitindo-lhes expressar suas análises e interpretações com maior propriedade.

  • Identificar características marcantes do Modernismo na música.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Aprimorar a apreciação musical através da escuta ativa.
  • Expandir o vocabulário musical dos alunos.
  • Fomentar a capacidade de apresentação e argumentação.
  • Promover a construção de um pensamento crítico sobre as obras musicais.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69AR17
  • description": "Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical." }, { "code": EF69AR21
  • description": Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Conteúdo Programático

O conteúdo centrado no Modernismo Musical permitirá aos alunos explorar um período crucial na história da música que caracteriza a experimentação e a inovação. Abordará a diversidade de técnicas composicionais e de performance, os contextos históricos e culturais dos compositores selecionados, e as maneiras pelas quais essas obras romperam com as convenções musicais existentes. Além de promover uma compreensão da estética modernista, esta unidade também enfatiza a habilidade de escuta crítica, análise musical, e expressão de pensamentos e interpretações sobre música.

  • Introdução ao Modernismo na música.
  • Biografia e obras principais dos compositores modernistas selecionados.
  • Características da música modernista: rompimento com padrões, inovação em harmonia e timbres.
  • Análise crítica de peças musicais modernistas.
  • Discussão sobre o impacto cultural e social das inovações musicais do período.

Metodologia

A metodologia ativa adotada nesta atividade envolve colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, permitindo-lhes explorar, descobrir e criar conhecimento de forma colaborativa. Iniciando com a divisão da classe em pequenos grupos, cada um investigará a vida e obra de um compositor modernista e escolherá uma peça musical representativa. O uso de tecnologia, como tablets ou computadores, facilitará a pesquisa e seleção das obras. As apresentações dos grupos serão seguidas por uma análise conjunta das peças, com ênfase dada às características do Modernismo. Durante a discussão, o professor incentiva a participação ativa de todos os estudantes, guiando-os na exploração das inovações musicais e no desenvolvimento de uma escuta crítica.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa colaborativa.
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa e seleção de obras musicais.
  • Apresentações em grupo das obras selecionadas.
  • Discussão guiada e análise crítica das peças apresentadas.
  • Utilização de questionamentos para fomentar o pensamento crítico.

Avaliação

A avaliação desta atividade basear-se-á na participação dos alunos durante todo o processo, incluindo a pesquisa em grupo, a qualidade e a profundidade das apresentações, e a participação nas discussões. Serão avaliadas a capacidade de identificar os elementos do Modernismo nas obras selecionadas, a qualidade da pesquisa realizada, a habilidade de trabalhar colaborativamente, e a expressividade durante a apresentação. Adicionalmente, a habilidade de contribuir de forma construtiva para a discussão em classe e a capacidade de formular análises críticas e argumentos bem fundamentados serão também consideradas. Exemplos de critérios específicos podem incluir a precisão das informações apresentadas, a clareza da comunicação, o envolvimento com as ideias dos colegas durante as discussões e a capacidade de fazer conexões entre as músicas analisadas e o contexto cultural amplo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva desta atividade, serão necessários computadores ou tablets com acesso à internet para permitir a pesquisa e análise das obras musicais. Recomenda-se também o uso de um projetor e sistema de som para facilitar as apresentações em grupo. Materiais de apoio, como fichas biográficas dos compositores e guias de escuta, podem ser preparados pelo professor para auxiliar no processo de pesquisa e análise. Além disso, uma lista de recursos online, como bibliotecas de música clássica e sites educacionais sobre música, serão disponibilizados.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor e sistema de som para apresentações.
  • Fichas biográficas impressas dos compositores modernistas.
  • Guias de escuta para identificar características musicais.
  • Lista de sites e bibliotecas digitais de música para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo