Nesta atividade, de caráter hands-on, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos e encarregados de uma tarefa desafiadora e enriquecedora: criar histórias visuais a partir de uma seleção diversificada de imagens que lhes serão fornecidas. As imagens incluirão uma ampla gama de obras, desde fotografias autorais até recortes de revistas e obras de arte renomadas. A missão de cada grupo será organizar essas imagens numa sequência lógica e criativa que conte uma história única. Após a montagem das histórias visuais, cada grupo apresentará sua criação à turma, detalhando o processo de thought por trás da sequência escolhida e explicando como as imagens selecionadas se conectam para formar uma narrativa coesa. Esta atividade visa não apenas estimular a criatividade e o trabalho em equipe, mas também desenvolver habilidades de interpretação de imagem e narrativa visual nos alunos.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente na criação de narrativas visuais, estimulando sua criatividade, capacidade de interpretação e apreciação artística. Ao envolverem-se diretamente na seleção e organização de imagens para contar uma história, eles aprimoram suas habilidades de comunicação e expressão artística, além de fortalecer o entendimento sobre a diversidade de formas que a arte pode assumir. Espera-se que, através desta atividade, os alunos também aprimorem sua capacidade de argumentação e descrição, fundamentais não apenas em Artes, mas em diversas áreas do conhecimento.
Esta atividade se enquadra no estudo de Artes Visuais, particularmente na análise e interpretação de obras artísticas e na criação de narrativas visuais. O conteúdo abordado inclui a compreensão da arte como linguagem, o estudo de diferentes movimentos artísticos e técnicas de expressão visual, bem como o desenvolvimento de habilidades colaborativas e criativas no contexto educacional.
A metodologia adotada para esta atividade incorpora práticas de Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Roda de Debate. Os alunos começarão com uma imersão no universo das artes visuais, pesquisando e selecionando previamente imagens que serão usadas na criação das histórias visuais. Em pequenos grupos, eles irão colaborar para montar suas narrativas, discutindo e decidindo coletivamente a sequência das imagens. A apresentação dos projetos será seguida por rodadas de debate, onde os alunos poderão compartilhar feedbacks, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução do projeto e a formação dos grupos, seguida pela seleção e organização das imagens. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias visuais e às apresentações dos grupos, com tempo para discussões e debates sobre os trabalhos.
A avaliação será baseada na criatividade, coesão da narrativa visual criada, capacidade de trabalhar em equipe, qualidade da apresentação e participação na discussão. Cada aspecto será pontuado, permitindo uma avaliação abrangente que considera tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem. Além disso, os feedbacks recebidos durante a Roda de Debate contribuirão para a avaliação final, dando aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu trabalho e o dos colegas.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem uma seleção variada de imagens (fotografias, recortes de revista, obras de arte digitalizadas), materiais para a montagem das histórias (papel, tesoura, cola) e dispositivos digitais (computadores ou tablets) para pesquisar imagens adicionais. A utilização de um data show facilitará as apresentações dos grupos e as discussões posteriores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula