Diário Visual

Desenvolvida por: Aldaci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Expressão e Emoções Através das Cores

Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Diário Visual', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar suas habilidades em Artes Visuais ao longo de uma semana, criando um registro visual único que reflete suas vivências diárias. Utilizando diversas técnicas e materiais como aquarela, giz de cera e lápis de cor, cada estudante desenvolverá páginas de um diário que expressam suas emoções, acontecimentos e momentos importantes por meio do uso de cores. Esta atividade estimula a autoexpressão, a reflexão pessoal e a criatividade, ao mesmo tempo em que fornece uma compreensão prática de como as cores podem ser usadas para comunicar sentimentos e narrativas visuais. Ao final da semana, será realizada uma sessão de compartilhamento na sala de aula, onde os alunos terão a oportunidade de discutir suas obras, explicando como selecionaram cores para representar suas experiências e emoções, promovendo assim um ambiente de aprendizagem colaborativa e de apreciação mútua.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a utilizar as artes visuais como forma de expressão pessoal, explorando como as cores podem ser empregadas para transmitir emoções e narrar acontecimentos. Busca-se, também, estimular o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e do autoconhecimento. Por meio do processo criativo do diário visual, os alunos aprenderão a realizar escolhas artísticas intencionais, compreendendo a importância das cores no contexto das artes visuais, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades manuais através do uso de diferentes materiais e técnicas. Essa atividade fomenta ainda a habilidade de escuta e de compartilhamento em um ambiente de apreciação e respeito mútuos, incentivando os alunos a refletirem sobre suas próprias experiências e as dos colegas.

  • Explorar a expressão de emoções e narrativas por meio de cores.
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas utilizando diferentes técnicas e materiais de artes visuais.
  • Compreender e aplicar o uso intencional das cores para transmitir significados em suas criações.
  • Fomentar a capacidade de reflexão pessoal e o autoconhecimento através da arte.
  • Incentivar o compartilhamento de experiências e a apreciação das diversas formas de expressão artística entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR03: Explorar e reconhecer elementos visuais em produções artísticas para ampliar seu repertório imagético, cultural e estético.
  • EF69AR06: Utilizar diferentes materiais, suportes e ferramentas das linguagens artísticas para expandir possibilidades de produção de imagens.
  • EF69AR18: Explorar processos de criação artística que envolvem experiências individuais e coletivas na elaboração de produtos visuais, teatrais, musicais e/ou coreográficos.
  • EF15LP26: Produzir textos de diferentes gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR05: Identificar e analisar a função expressiva de recursos expressivos em obras de arte.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no conteúdo programático de Artes Visuais, focando especificamente na exploração de cores como meio de expressão pessoal e narrativa visual. Os estudantes serão conduzidos à reflexão sobre a importância da cor na arte, aprendendo a associar sentimentos e significados a diferentes tonalidades e matizes. Além disso, terão a oportunidade de experimentar com uma variedade de materiais e técnicas, como giz de cera, lápis de cor e aquarela, desenvolvendo assim habilidades práticas e criativas. O compartilhamento dos diários visuais promoverá o diálogo e a crítica construtiva, elementos cruciais no processo educativo em artes.

  • Importância da cor na expressão de emoções e narrativas na arte.
  • Técnicas e materiais de artes visuais: aquarela, giz de cera, lápis de cor.
  • Criação de diários visuais como forma de autoexpressão.
  • Processo de reflexão e compartilhamento de experiências artísticas.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' para envolver os alunos na criação de seus diários visuais, promovendo uma aprendizagem prática e significativa. Os alunos serão estimulados a experimentar livremente com diferentes materiais e técnicas, orientados por breves demonstrações iniciais. Espaço para reflexão individual e discussões em grupo será estruturado para proporcionar uma rica troca de ideias e experiências. A sessão de compartilhamento final será organizada num formato de galeria de arte na sala de aula, onde cada aluno poderá apresentar seu diário e discutir suas escolhas artísticas.

  • Demonstração de técnicas artísticas com diferentes materiais.
  • Criação individual dos diários visuais ao longo de uma semana.
  • Sessões de reflexão e discussão em grupo.
  • Apresentação final no formato de galeria de arte na sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco aulas de 50 minutos cada. No primeiro encontro, introduziremos a atividade e demonstraremos o uso dos materiais. Nas três aulas seguintes, os alunos trabalharão em seus diários visuais, com momentos de reflexão e discussão em grupo. A última aula será dedicada à apresentação dos diários e à discussão das experiências.

  • Aula 1: Introdução à atividade e demonstração dos materiais.
  • Aulas 2 a 4: Criação dos diários visuais e discussões em grupo.
  • Aula 5: Apresentação dos diários e discussão das experiências.

Avaliação

A avaliação se concentrará no processo criativo dos alunos e em sua capacidade de expressar-se visualmente usando cores para transmitir emoções e narrativas. Será considerado o engajamento dos alunos com a atividade, a exploração de materiais e técnicas, e a profundidade das reflexões pessoais expressas em seus diários visuais. A participação nas discussões em grupo e o compartilhamento dos diários também serão elementos chave na avaliação. Exemplos concretos de critérios avaliativos incluem a coerência na escolha das cores para expressar sentimentos, a originalidade e pessoalidade do diário, e a capacidade de articulação das experiências durante a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais de artes visuais, como papel para desenho de tamanho A4 ou maior, aquarelas, pincéis de diferentes tamanhos, lápis de cor, giz de cera, cola, tesouras e revistas para recorte. Além dos materiais artísticos, é importante disponibilizar espaço adequado na sala de aula para o trabalho prático e para a exposição final dos diários. A utilização de recursos digitais como projeções de obras de arte que exemplificam o uso de cores na expressão também pode enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Papel para desenho (tamanho A4 ou maior)
  • Aquarelas
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Cola, tesouras e revistas para recorte
  • Projetor ou recursos digitais para apresentar exemplos de uso de cores na arte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo