Drama de Desenho Animado

Desenvolvida por: Isa Co… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Quadrinhos e Animação

A atividade 'Drama de Desenho Animado' proporciona aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática e colaborativa na arte dos quadrinhos e da animação. Iniciando com uma apresentação interativa sobre os fundamentos dessas duas formas de arte, os alunos irão explorar conceitos como movimento, espaço, e a expressão de emoções através de personagens. Será dado enfoque especial ao papel que elementos visuais desempenham na narrativa gráfica. Após a introdução, os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde escolherão temas de interesse para desenvolver sua própria história em quadrinhos ou storyboard de uma animação curta. Este processo de criação será orientado por discussões em grupo, esboços iniciais e a construção conjunta do enredo, permitindo a expressão individual e colaborativa. Ao final, cada grupo apresentará seu projeto, compartilhando o conceito, os personagens, e como os elementos visuais foram empregados para trazer suas histórias à vida. Este exercício não só fomenta a criatividade e o trabalho em equipe, como também propicia uma compreensão mais profunda da arte visual como meio de contar histórias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na exploração dos quadrinhos e da animação como ferramentas poderosas de expressão artística e narrativa. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de interpretação de imagens, apreciação estética, e a capacidade de comunicar histórias e emoções visualmente. Além disso, a atividade visa promover o trabalho colaborativo e a criatividade, permitindo que os alunos experimentem com diferentes formas de expressão artística em um ambiente de aprendizagem ativa. Ao final, os alunos terão não só criado uma peça original de arte narrativa, mas também ampliado sua compreensão dos elementos visuais e técnicas que constituem a arte dos quadrinhos e da animação.

  • Explorar a estrutura e os elementos visuais dos quadrinhos e da animação.
  • Desenvolver habilidades de narrativa visual, criando histórias com início, meio e fim.
  • Fomentar a criatividade através da experimentação com diferentes materiais e técnicas artísticas.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar habilidades de apresentação e oratória ao compartilhar os projetos criados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo proposto neste plano de aula abrange uma gama de aspectos cruciais na arte dos quadrinhos e da animação, incluindo teorias básicas de composição visual, o papel da cor e da linha na criação de atmosfera e emoção, além de técnicas específicas para contar histórias através de imagens sequenciais. Os alunos também irão explorar como diferentes formatos e estilos podem ser utilizados para variados propósitos narrativos. Através desta atividade, buscar-se-á ampliar o entendimento dos estudantes sobre a arte como forma de expressão e comunicação, destacando a importância do processo criativo.

  • Fundamentos dos quadrinhos e da animação
  • Elementos visuais na narrativa gráfica
  • Técnicas de desenho e composição
  • Criação de personagens e enredos
  • Apresentação e crítica de arte

Metodologia

A metodologia ativa será adotada nesta atividade para estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Iniciando com uma exposição dialogada sobre o tema, os alunos serão em seguida incentivados a formar grupos e mergulhar na criação de seus projetos. Este ambiente colaborativo incentivará a troca de ideias, a solução conjunta de problemas e a divisão de tarefas de forma equitativa. O uso de materiais diversificados e a liberdade na escolha dos temas procuram estimular a criatividade e o engajamento dos alunos no projeto, enquanto a apresentação final dos trabalhos perante a turma oferecerá uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e críticas.

  • Exposição dialogada sobre fundamentos artísticos
  • Trabalho em grupo para a criação de projetos
  • Utilização de materiais variados para expressão artística
  • Apresentações em sala para compartilhamento dos trabalhos
  • Discussão e análise crítica dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução aos conceitos fundamentais dos quadrinhos e da animação, seguida do início do trabalho em grupo. A segunda aula estará dedicada à finalização dos projetos e às apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos quadrinhos e animação, formação de grupos e início da criação dos projetos.
  • Aula 2: Finalização dos projetos e apresentações dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de criação quanto no produto final. Considerar-se-á a originalidade e criatividade dos projetos, a aplicação dos conceitos artísticos discutidos em sala, a colaboração dentro do grupo e a apresentação da história ou storyboard criado. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de articular como utilizaram os elementos visuais para contar suas histórias. Feedbacks construtivos serão proporcionados após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais de desenho básicos como lápis, borrachas, apontadores, papéis de vários tipos, além de canetas coloridas ou marcadores. Recursos adicionais como revistas para colagens, tesouras, cola, e acesso à internet para pesquisa de imagens e inspirações também serão úteis. A utilização de aplicativos de desenho digital pode ser explorada, caso haja disponibilidade de tablets ou computadores.

  • Materiais de desenho (lápis, papel, canetas)
  • Recursos para colagem (revistas, tesouras, cola)
  • Acesso à internet
  • Tablets ou computadores para desenho digital (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo