Expedição de Cores

Desenvolvida por: Mileny (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Observação artística da natureza

A 'Expedição de Cores' é uma atividade prática destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que combina a exploração do meio ambiente com o estudo de artes visuais. Durante uma saída de campo a um jardim botânico ou parque próximo, os estudantes serão encorajados a observar e registrar a variedade de cores, formas e movimentos encontrados na natureza. Equipados com tablets ou câmeras, eles deverão capturar imagens que destaquem esses elementos. Após essa imersão no ambiente natural, em sala de aula, os alunos utilizarão materiais como tintas, papeis coloridos e tecidos para criar colagens e pinturas inspiradas nas fotos capturadas. Este processo visa estimular a percepção artística dos alunos e sua capacidade de expressão visual, enquanto promove a integração entre tecnologias digitais e materiais artísticos tradicionais, fortalecendo habilidades de criação colaborativa e individual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada dos elementos constitutivos das artes visuais, como cores, formas e movimentos, por meio de uma abordagem prática e observacional. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e criativas ao explorarem diversos modos de expressão artística. Ao realizarem a saída de campo e as atividades subsequentes, visamos facilitar um aprendizado significativo sobre como os elementos visuais são empregados na arte e na natureza. Esta abordagem interativa tem como meta não apenas expandir o repertório artístico dos estudantes, mas também incentivá-los a empregar a tecnologia de maneira construtiva no processo criativo.

  • Explorar e registrar elementos visuais na natureza
  • Desenvolver habilidades de observação e expressão artística
  • Integrar tecnologia e materiais tradicionais em criações artísticas
  • Estimular a colaboração e o trabalho individual

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo e a prática dos elementos visuais das artes, como cores, formas e movimentos, através de experiências diretas com a natureza e atividades artísticas que integram tanto ferramentas digitais quanto materiais convencionais. Através da saída de campo e trabalhos práticos em sala, os alunos terão a oportunidade de compreender como esses componentes são observados na natureza e como podem ser expressos artisticamente. O curso visa enriquecer a percepção estética dos alunos e ampliar seu entendimento sobre as manifestações artísticas.

  • Elementos visuais na arte e na natureza
  • Técnicas de captura de imagens com dispositivos digitais
  • Criação de colagens e pinturas inspiradas na natureza
  • Uso de materiais artísticos diversos

Metodologia

A metodologia da 'Expedição de Cores' é construída em torno de experiências práticas, envolvendo saídas de campo e atividades mão-na-massa, com foco na observação, registro e expressão artística. A saída de campo proporcionará aos alunos uma imersão direta no estudo dos elementos visuais presentes na natureza, enquanto as atividades em sala de aula permitirão que eles explorem diferentes formas de expressão artística inspiradas por suas observações. Esta abordagem pedagógica visa incentivar a aprendizagem ativa, a observação cuidadosa e a criatividade, promovendo a interação entre estudo teórico e prática.

  • Saída de campo para observação e registro
  • Análise coletiva das imagens capturadas
  • Criação artística baseada nas observações
  • Apresentação e discussão dos trabalhos finais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 16 horas, organizada em 19.2 aulas de 50 minutos. Será iniciada com uma introdução em sala sobre os elementos visuais na arte. Seguirá com a saída de campo para captação de imagens, e nos encontros subsequentes os alunos trabalharão em suas criações artísticas. Avaliações formativas acontecerão ao longo de todo o processo.

  • Aula 1: Introdução aos elementos visuais na arte e na natureza
  • Aula 2-4: Saída de campo para observação e registro
  • Aula 5-18: Trabalho em sala de aula - criação artística
  • Aula 19: Apresentação dos trabalhos e avaliação

Avaliação

A avaliação da 'Expedição de Cores' será formativa, contínua e processual, centrando-se no engajamento dos alunos ao longo de todo o processo, desde a fase de observação até a criação final. Serão considerados critérios como criatividade, entendimento e aplicação dos elementos visuais, além da capacidade de integração entre a observação da natureza e a expressão artística. A participação ativa na saída de campo, o envolvimento e colaboração durante as sessões de criação em sala, e a reflexão sobre as próprias obras serão elementos chave para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Expedição de Cores', será necessário dispor de tablets ou câmeras para a captura de imagens durante a saída de campo, além de uma variedade de materiais artísticos, como tintas, papeis coloridos, tecidos e outros materiais para as atividades de colagem e pintura em sala. A disponibilidade de um espaço apropriado tanto para a exploração ao ar livre quanto para o trabalho criativo em sala de aula é essencial para facilitar uma experiência de aprendizado rica e envolvente.

  • Tablets ou câmeras digitais
  • Tintas, pincéis e paletas
  • Papéis coloridos, tecidos e outros materiais para colagem
  • Espaço adaptado para o trabalho artístico
  • Acesso a um jardim botânico ou parque

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo