Exploradores Visuais

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte e Contextualização Cultural

A atividade 'Exploradores Visuais' é destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de introduzir e aprofundar o conhecimento em diferentes matrizes estéticas, movimentos artísticos e obras de artes representativas de diversas épocas e culturas. Os alunos serão agrupados e cada grupo receberá imagens de obras de arte selecionadas, envolvendo artistas brasileiros e estrangeiros. A missão dos grupos será pesquisar sobre o contexto histórico em que a obra foi criada, o movimento artístico que ela representa e informações sobre o artista. Após a pesquisa, os grupos deverão apresentar as suas descobertas para o restante da classe, promovendo uma rica troca de conhecimentos e perspectivas. Esta apresentação deve incluir uma análise crítica da obra, destacando as técnicas utilizadas, as emoções evocadas e a importância da obra no contexto de sua criação. O objetivo é que através desta atividade prática e interativa, os alunos possam ampliar sua percepção estética, seu repertório imagético e sua capacidade de análise crítica, entendendo as artes visuais como um reflexo da história, cultura e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, análise e apresentação de informações de maneira crítica e contextualizada. Pretende-se também fomentar o apreço e a compreensão das artes visuais, reconhecendo-as como uma forma de expressão cultural e histórica. Os alunos aprenderão a identificar e diferenciar movimentos artísticos, técnicas de criação e a importância do contexto histórico na produção artística, enriquecendo assim seu repertório cultural e estético. A interatividade e o debate promovido pela atividade visam desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e capacidade de argumentação, fundamentais para a formação integral do aluno.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Ampliar o repertório cultural e estético dos alunos.
  • Reconhecer a importância do contexto histórico na criação artística.
  • Diferenciar movimentos artísticos e suas técnicas específicas.
  • Promover habilidades sociais através do trabalho em equipe e da oratória.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao ensino das artes visuais, promovendo o conhecimento sobre diversos movimentos artísticos e a análise de obras relevantes na história da arte. Introduz os alunos à crítica artística e ao estudo do contexto histórico e cultural de criações artísticas, incentivando a apreciação da arte como uma janela para diferentes culturas e épocas. Esta contextualização histórica e cultural pretende enriquecer o entendimento dos alunos sobre a diversidade da expressão humana através das artes.

  • História da Arte: principais movimentos artísticos e seus contextos.
  • Análise de obras de arte: técnicas, emoções e mensagens.
  • Contexto histórico e cultural das obras de arte.
  • Técnicas artísticas utilizadas em diferentes movimentos artísticos.
  • A função da arte ao longo da história e em diferentes culturas.

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', encorajando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem através de pesquisa, análise crítica e apresentações. Os grupos deverão utilizar recursos diversos, como livros, internet e bancos de dados de museus, para coletar informações sobre suas obras designadas. A preparação da apresentação em grupo visa desenvolver habilidades de síntese e oratória, enquanto o debate subsequente pretende estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação.

  • Formação de grupos e distribuição de obras de arte.
  • Pesquisa sobre o contexto histórico, movimento artístico e artistas.
  • Preparação de apresentações em grupo.
  • Realização de debates após as apresentações.
  • Análise crítica e contextualização das obras de arte.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e as obras de arte distribuídas, seguidas de uma introdução ao projeto e início da pesquisa. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas pesquisas e realizarão suas apresentações, seguidas de um debate sobre as obras apresentadas.

  • Aula 1: Formação dos grupos, distribuição das obras e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, apresentações em grupo e debates.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, considerando a participação individual e em grupo dos alunos. Será avaliado o empenho na pesquisa, a profundidade da análise crítico-cultural da obra, a clareza e criatividade da apresentação e a participação ativa nos debates. O professor poderá utilizar rubricas que considerem estes aspectos, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa, além de recursos audiovisuais para a apresentação (projetor, cartolinas, canetas, etc.). É recomendável a utilização de livros de arte e acesso a bancos de dados de museus online para uma pesquisa mais aprofundada.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Livros de história da arte.
  • Acesso a bancos de dados de museus e galerias online.
  • Materiais para anotações e elaboração de cartazes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo