Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes estilos de arte visuais, como impressionismo, surrealismo e arte digital. Em grupos, eles selecionarão um estilo específico e realizarão uma pesquisa aprofundada sobre ele, incluindo a busca por exemplos de obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Os alunos irão então preparar uma apresentação sobre o estilo escolhido e criar uma obra inspirada nesse estilo. Esta atividade incentiva o desenvolvimento do imaginário, a capacidade simbólica e a apreciação artística. A culminação será uma exposição das criações dos alunos, promovendo uma análise coletiva e apreciação dos diferentes estilos artísticos estudados.
Os objetivos de aprendizagem da atividade visam proporcionar uma compreensão mais rica e diversificada das artes visuais, permitindo que os alunos descubram e apreciem diferentes estilos e formas de expressão artística. Através da pesquisa e análise, os alunos serão incentivados a contextualizar as obras e os estilos no tempo e no espaço, ampliando seu repertório cultural e histórico. Além disso, ao criar suas próprias peças, os alunos poderão desenvolver habilidades criativas e expressivas, fortalecendo sua autonomia e capacidade crítica.
O conteúdo programático desta atividade é cuidadosamente desenhado para integrar a teoria à prática. Os alunos terão a oportunidade de estudar a história e características de estilos clássicos e contemporâneos, compreendendo sua evolução e impacto na cultura visual. O trabalho colaborativo e multidisciplinar que envolve pesquisa, análise e criação permite que os alunos contextualizem seus aprendizados em diferentes momentos históricos e artísticos.
A metodologia adotada promoverá a colaboração e a investigação ativa dos alunos. Eles se envolverão em atividades de pesquisa, debates e criação de arte, empregando metodologias ativas de aprendizagem que estimulam a reflexão crítica e a capacidade criativa. As apresentações e a exposição final das obras possibilitam a troca de saberes entre os alunos.
O cronograma é planejado para fornecer aos alunos tempo suficente e bem distribuído para cada etapa da atividade, assegurando um processo de aprendizagem contínuo e progressivo. Com seis aulas de 60 minutos cada, os alunos poderão se aprofundar na pesquisa, apreciação, criação e discussão dos estilos artísticos.
A avaliação será contínua e considerará a participação ativa dos alunos, sua capacidade de pesquisa, análise crítica e criatividade na elaboração das obras artísticas. Os critérios incluem a profundidade da pesquisa, a qualidade da apresentação e a originalidade da criação final. Feedbacks individuais e em grupo serão fornecidos, incentivando o processo reflexivo e o aprimoramento pessoal. Por exemplo, será avaliada a coerência do trabalho em grupo, o uso eficaz de recursos visuais na apresentação e a capacidade de os alunos discutirem suas escolhas artísticas.
Para apoiar o desenvolvimento da atividade, uma variedade de recursos será disponibilizada. Eles incluem acesso a tecnologias digitais e bibliotecas online, materiais de arte para a criação das obras e espaços para a exposição final. Esses recursos são essenciais para garantir a imersão completa dos alunos nas práticas investigativas e artísticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula