Explorando o Mundo das Cores

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Teoria das Cores e Criação Artística

A atividade 'Explorando o Mundo das Cores' é uma proposta lúdica e educativa para apresentar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o maravilhoso universo das cores. Por meio de materiais simples, como tinta guache, pincéis e papel, os estudantes terão a oportunidade de mergulhar na teoria das cores, experimentando na prática como misturas podem resultar em novas tonalidades e nuances. A aula se inicia com uma discussão interativa sobre a teoria das cores, abordando como artistas ao longo da história utilizaram as cores de formas inovadoras para expressar emoções e construir narrativas visuais em suas obras. Em seguida, é proposta uma atividade prática onde os alunos são incentivados a criar composições livres, expressando suas próprias emoções ou representando paisagens que lhes sejam significativas, aplicando os conhecimentos adquiridos a respeito dos elementos constitutivos das artes visuais. Esta atividade não só fomenta a expressão individual e coletiva, como também estimula o desenvolvimento de habilidades motoras, a capacidade de análise crítica e a apreciação artística entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na exploração da teoria das cores, incentivando o desenvolvimento da expressão pessoal e da criatividade através da arte. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar os conceitos básicos da teoria das cores, reconhecer a importância das cores como forma de expressão em diferentes contextos históricos e culturais, e desenvolver habilidades práticas em pintura. A criação de suas próprias obras de arte servirá como um meio de aplicação prática desses conceitos, além de estimular a capacidade de trabalho em equipe, a troca de ideias e a apreciação estética.

  • Identificar e aplicar conceitos básicos da teoria das cores.
  • Analisar o uso de cores em obras de arte históricas e contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades práticas em técnicas de pintura.
  • Estimular a expressividade e criatividade pessoal através da arte.
  • Fomentar a capacidade de análise crítica e apreciação estética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica proposta neste plano de aula tem como foco a intersecção entre a teoria das cores e a expressão artística por meio da pintura. A discussão inicial sobre artistas e movimentos artísticos históricos e contemporâneos que trabalharam intensamente com a cor serve como base teórica. A experimentação prática, seguindo a metodologia ativa de aprender fazendo ('mão na massa'), permite aos alunos aplicarem de maneira concreta os conceitos discutidos, por meio da criação de suas próprias obras de arte. Este processo é fundamental para uma compreensão integral de como as cores podem ser usadas para expressar emoções e narrativas visuais.

  • Introdução à teoria das cores.
  • Análise de obras de arte e o uso de cor.
  • Princípios básicos da pintura com guache.
  • Criação de composições artísticas expressando emoções ou paisagens.
  • Discussão coletiva e análise das obras criadas pelos alunos.

Metodologia

Neste plano de aula, a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa será aplicada para encorajar a participação ativa dos alunos na sua aprendizagem. Através de uma abordagem prática, os alunos irão explorar a mistura de cores, aplicando-as em suas próprias criações artísticas. Isso permitirá que os conceitos teóricos sejam solidificados por meio de experiências concretas, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades de pintura. A discussão coletiva e análise das obras também são partes integrantes do processo de aprendizagem, fomentando a capacidade de observação, apreciação e expressão crítica dos alunos.

  • Abordagem teórica interativa sobre a teoria das cores.
  • Demonstração prática de mistura de cores.
  • Atividade de pintura com foco na expressão livre.
  • Sessão de apreciação e análise coletiva das obras criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, realizar-se-á a discussão teórica e a demonstração prática de misturas de cores. Na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na criação de suas obras, seguida por um momento de discussão e análise das criações.

  • Aula 1: Introdução à teoria das cores e demonstração de misturas.
  • Aula 2: Atividade prática de criação artística e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação da participação e engajamento dos alunos durante as discussões e as atividades práticas. Será considerada a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos sobre teoria das cores nas suas criações, bem como a originalidade e expressividade de suas obras. Além disso, a habilidade de realizar análises críticas e construtivas durante a discussão das obras dos colegas também será valorizada. Exemplos específicos de critérios a serem observados incluem a compreensão dos conceitos de cor e tom, a habilidade de misturar cores para alcançar tons desejados e a capacidade de expressar ideias e emoções de forma visual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, é fundamental a disponibilidade de tinta guache de diferentes cores, pincéis de várias espessuras, papel grosso ou cartolina, paletas para mistura de tintas, aventais ou camisas velhas para proteger a roupa, copos com água para limpeza dos pincéis, e papel toalha. A preparação do espaço é importante para facilitar a expressão criativa dos alunos e garantir um ambiente de aprendizagem limpo e organizado.

  • Tinta guache em cores variadas.
  • Pincéis de diferentes espessuras.
  • Papel ou cartolina.
  • Paletas para mistura de tintas.
  • Aventais ou camisas velhas.
  • Copos com água e papel toalha.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo