A atividade 'Expressão Corporal Contra o Preconceito' é desenhada para capacitar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar o poder da dança e do corpo como ferramentas de comunicação social e pessoal, visando combatê-los contra o preconceito e promover a inclusão. Guiados pelo método da Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes iniciarão suas jornadas em casa, assistindo a uma seleção de documentários e apresentações de dança que abordam as temáticas do racismo e da inclusão. Estes recursos visuais proporcionarão uma base de conhecimento e sensibilização que posteriormente será expandida em sala de aula, onde os alunos, aproveitando-se de materiais diversos como tecidos, cores e acessórios representativos de diferentes culturas, serão encorajados a criar pequenas coreografias. Estas coreografias, como meio de expressão de suas próprias compreensões e sentimentos sobre igualdade e diversidade, visam não apenas desenvolver habilidades artísticas mas também fomentar um ambiente de respeito, empatia e conscientização social entre os participantes.
Esta atividade tem como objetivo empregar a arte da dança e a expressão corporal como veículos para o entendimento e a reflexão sobre temas cruciais como o preconceito e a inclusão, desenvolvendo simultaneamente a consciência e sensibilidade social dos alunos. Pretende-se que os participantes apliquem a criatividade na construção de coreografias que simbolizem suas visões e posturas perante a diversidade cultural, racial e de gênero, fomentando um ambiente de aprendizado coletivo e trocas ricas em perspectivas. Além disso, busca-se desenvolver habilidades críticas e analíticas em relação às formas de expressão corporal e suas potencialidades como meios de comunicação e transformação social.
O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo do movimento humano e sua expressão através da dança, bem como a exploração de temas relacionados ao preconceito, racismo e inclusão. Os alunos irão aprender sobre a história da dança como forma de resistência e expressão cultural, além de discutirem a importância de diversas representações culturais e sociais na arte. Também serão abordadas técnicas de criação de coreografias, uso de figurino e cenografia, e a importância do feedback construtivo no processo criativo.
Adotaremos a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a análise prévia de materiais e documentários para fundamentar as criações em sala. Os alunos trabalharão em grupos, promovendo assim a colaboração e reflexão coletiva. Serão fornecidos diversos materiais para que explorem sua criatividade na confecção de suas coreografias, e haverá momentos dedicados ao compartilhamento das criações, fomentando o diálogo e a apreciação mútua.
Essa atividade se desdobrará ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dedicado um tempo para a discussão em grupo sobre os materiais assistidos como dever de casa, seguido de uma introdução aos materiais e técnicas para criação das coreografias. Na segunda aula, os grupos ensaiarão e apresentarão suas coreografias, concluindo com um debate reflexivo sobre o processo e seu impacto.
A avaliação será formativa e contínua, focada no envolvimento dos alunos durante as discussões, na criatividade e expressão cultural evidenciada em suas coreografias, e na capacidade de trabalhar colaborativamente. Será dada especial atenção à reflexão individual e ao feedback que os alunos serão capazes de articular sobre seus trabalhos e dos colegas. Pontos extras podem ser atribuídos pela demonstração de pesquisa adicional ou a incorporação de elementos culturais inovadores nas coreografias.
Serão utilizados vídeos e documentários sobre dança e luta contra o preconceito, materiais diversos para confecção das coreografias (tecidos, cores, adereços), um espaço adequado para prática e apresentação das danças, e recursos de áudio e vídeo para registro das apresentações. Estes recursos são essenciais para embasar a reflexão crítica, estimular a criatividade e permitir uma expressão corporal livre e significativa.
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