Expressão Corporal Contra o Preconceito

Desenvolvida por: Edilen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte e Cultura
Temática: Expressão corporal e combate ao preconceito

A atividade 'Expressão Corporal Contra o Preconceito' é desenhada para capacitar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorar o poder da dança e do corpo como ferramentas de comunicação social e pessoal, visando combatê-los contra o preconceito e promover a inclusão. Guiados pelo método da Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes iniciarão suas jornadas em casa, assistindo a uma seleção de documentários e apresentações de dança que abordam as temáticas do racismo e da inclusão. Estes recursos visuais proporcionarão uma base de conhecimento e sensibilização que posteriormente será expandida em sala de aula, onde os alunos, aproveitando-se de materiais diversos como tecidos, cores e acessórios representativos de diferentes culturas, serão encorajados a criar pequenas coreografias. Estas coreografias, como meio de expressão de suas próprias compreensões e sentimentos sobre igualdade e diversidade, visam não apenas desenvolver habilidades artísticas mas também fomentar um ambiente de respeito, empatia e conscientização social entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo empregar a arte da dança e a expressão corporal como veículos para o entendimento e a reflexão sobre temas cruciais como o preconceito e a inclusão, desenvolvendo simultaneamente a consciência e sensibilidade social dos alunos. Pretende-se que os participantes apliquem a criatividade na construção de coreografias que simbolizem suas visões e posturas perante a diversidade cultural, racial e de gênero, fomentando um ambiente de aprendizado coletivo e trocas ricas em perspectivas. Além disso, busca-se desenvolver habilidades críticas e analíticas em relação às formas de expressão corporal e suas potencialidades como meios de comunicação e transformação social.

  • Compreender o papel da dança como linguagem de expressão e resistência social.
  • Desenvolver sensibilidade e respeito pelas diferenças culturais através da expressão corporal.
  • Estimular a criatividade na criação de coreografias que dialoguem com questões de preconceito e inclusão.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica sobre as produções artísticas próprias e alheias, relacionando-as com o contexto social e cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo do movimento humano e sua expressão através da dança, bem como a exploração de temas relacionados ao preconceito, racismo e inclusão. Os alunos irão aprender sobre a história da dança como forma de resistência e expressão cultural, além de discutirem a importância de diversas representações culturais e sociais na arte. Também serão abordadas técnicas de criação de coreografias, uso de figurino e cenografia, e a importância do feedback construtivo no processo criativo.

  • História da dança como meio de expressão e resistência
  • Análise de documentários e apresentações sobre dança, preconceito e inclusão
  • Técnicas de coreografia e expressão corporal
  • Discussão sobre diversidade, preconceito e inclusão através da arte
  • Feedback construtivo e análise de performances

Metodologia

Adotaremos a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando a análise prévia de materiais e documentários para fundamentar as criações em sala. Os alunos trabalharão em grupos, promovendo assim a colaboração e reflexão coletiva. Serão fornecidos diversos materiais para que explorem sua criatividade na confecção de suas coreografias, e haverá momentos dedicados ao compartilhamento das criações, fomentando o diálogo e a apreciação mútua.

  • Visualização de documentários e apresentações em casa
  • Discussões em grupo sobre as percepções e mensagens dos vídeos
  • Sessões práticas de criação e ensaio de coreografias em sala
  • Apresentação das coreografias aos colegas
  • Debates e reflexões coletivas sobre os trabalhos apresentados

Aulas e Sequências Didáticas

Essa atividade se desdobrará ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dedicado um tempo para a discussão em grupo sobre os materiais assistidos como dever de casa, seguido de uma introdução aos materiais e técnicas para criação das coreografias. Na segunda aula, os grupos ensaiarão e apresentarão suas coreografias, concluindo com um debate reflexivo sobre o processo e seu impacto.

  • Aula 1: Discussão dos materiais assistidos e introdução à criação de coreografias (60 minutos)
  • Aula 2: Ensaio e apresentação das coreografias, seguido de um debate reflexivo (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focada no envolvimento dos alunos durante as discussões, na criatividade e expressão cultural evidenciada em suas coreografias, e na capacidade de trabalhar colaborativamente. Será dada especial atenção à reflexão individual e ao feedback que os alunos serão capazes de articular sobre seus trabalhos e dos colegas. Pontos extras podem ser atribuídos pela demonstração de pesquisa adicional ou a incorporação de elementos culturais inovadores nas coreografias.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados vídeos e documentários sobre dança e luta contra o preconceito, materiais diversos para confecção das coreografias (tecidos, cores, adereços), um espaço adequado para prática e apresentação das danças, e recursos de áudio e vídeo para registro das apresentações. Estes recursos são essenciais para embasar a reflexão crítica, estimular a criatividade e permitir uma expressão corporal livre e significativa.

  • Seleção de vídeos e documentários
  • Materiais para confecção de adereços de dança (tecido, tinta, fitas)
  • Espaço apropriado para ensaio e apresentação
  • Aparelho de som e outros equipamentos de audiovisual

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo