Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a comunicação através da linguagem de sinais e expressões faciais, utilizando a tecnologia ao seu favor. Com base na metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade objetiva desenvolver a criatividade, a interpretação artística e a habilidade de narrar histórias sem o uso da palavra falada, por meio da criação e gravação de curtas cenas teatrais. Os estudantes serão inspirados por músicas instrumentais, imagens ou objetos escolhidos por eles os quais servirão como base para as histórias a serem criadas. A utilização das câmeras dos celulares ou tablets será essencial para o registro dessas performances, que posteriormente serão compartilhadas e discutidas em grupo, proporcionando uma valiosa experiência inclusiva e colaborativa. Este projeto não só valoriza os aspectos visuais na arte teatral como também oferece um espaço inclusivo para alunos com deficiência auditiva, promovendo a inclusão e a diversidade cultural.
Este projeto pedagógico tem como objetivo principal incentivar a comunicação alternativa e a expressão emocional, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo dos alunos. Pretende-se que os estudantes compreendam a importância dos aspectos visuais e corpóreos na arte, especialmente no teatro, e como esses elementos podem ser poderosos meios de comunicação. Além disso, busca-se fomentar a empatia e a inclusão, ao destacar formas de expressão artística que podem ser compartilhadas por todos, incluindo aqueles com deficiência auditiva. Através da construção de cenas usando somente gestos, expressões faciais e inspirações visuais, os alunos serão capazes de explorar novas formas de narrativa e colaboração, melhorando assim suas habilidades sociais e criativas.
Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os elementos fundamentais da arte teatral, centrados na expressão corporal e facial. Explorando os conceitos de gestualidade, espaço cênico e a influência dos elementos visuais na interpretação, os alunos descobrirão novas maneiras de se comunicar e de expressar emoções e ideias sem o uso da voz, ampliando assim, a sua compreensão sobre as diversas possibilidades de comunicação e expressão artística.
A metodologia adotada para esta atividade será a Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente dinâmico e interativo. Os alunos serão inicialmente introduzidos aos conceitos chave da atividade e à importância da comunicação visual na arte teatral. Em seguida, serão formados grupos de trabalho colaborativo onde os participantes escolherão músicas instrumentais, imagens ou objetos que servirão de inspiração para a criação de suas cenas teatrais. A construção coletiva das narrativas e a filmagem das performances envolverá brainstorming, planejamento, ensaios e execução, estimulando a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico. A atividade culminará com uma sessão de exibição das cenas filmadas, seguida de uma discussão reflexiva sobre o processo criativo e as técnicas de comunicação visual utilizadas.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a proposta do projeto, e os alunos participarão de uma sessão de brainstorming para a escolha de temas. Na segunda aula, os grupos trabalharão na criação e ensaio de suas cenas, enquanto na terceira aula, os grupos realizarão as filmagens e prepararão suas apresentações para o restante da classe.
A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios como criatividade, cooperação, comprometimento com a tarefa, qualidade da expressão corporal e facial, e a habilidade de narrar uma história de maneira coesa e expressiva sem a utilização da fala. A exibição das filmagens servirá como um espaço de reflexão coletiva, onde os alunos poderão avaliar o próprio trabalho e o de seus colegas em um ambiente de suporte mútuo. Exemplos específicos de atuações destacadas e momentos de colaboração notáveis serão utilizados para discussão e análise crítica, incentivando os estudantes a identificarem pontos de melhoria e aspectos bem-sucedidos de suas performances.
Para a realização desta atividade, serão necessários celulares ou tablets com câmera para a gravação das cenas. Além disso, será importante o acesso a um repertório variado de músicas instrumentais e a materiais que possam servir como objetos de cenário ou figurino, encorajando a criatividade dos alunos na composição de suas histórias. O uso de um espaço ampliado, como uma sala de aula mais espaçosa ou um auditório, facilitará o desenvolvimento das cenas e a movimentação dos alunos durante as gravações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula