Luz, Câmera, Gestos!

Desenvolvida por: Eliene (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Corporal e Visual na Arte Teatral

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a comunicação através da linguagem de sinais e expressões faciais, utilizando a tecnologia ao seu favor. Com base na metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade objetiva desenvolver a criatividade, a interpretação artística e a habilidade de narrar histórias sem o uso da palavra falada, por meio da criação e gravação de curtas cenas teatrais. Os estudantes serão inspirados por músicas instrumentais, imagens ou objetos escolhidos por eles os quais servirão como base para as histórias a serem criadas. A utilização das câmeras dos celulares ou tablets será essencial para o registro dessas performances, que posteriormente serão compartilhadas e discutidas em grupo, proporcionando uma valiosa experiência inclusiva e colaborativa. Este projeto não só valoriza os aspectos visuais na arte teatral como também oferece um espaço inclusivo para alunos com deficiência auditiva, promovendo a inclusão e a diversidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto pedagógico tem como objetivo principal incentivar a comunicação alternativa e a expressão emocional, colaborando com o desenvolvimento pessoal e coletivo dos alunos. Pretende-se que os estudantes compreendam a importância dos aspectos visuais e corpóreos na arte, especialmente no teatro, e como esses elementos podem ser poderosos meios de comunicação. Além disso, busca-se fomentar a empatia e a inclusão, ao destacar formas de expressão artística que podem ser compartilhadas por todos, incluindo aqueles com deficiência auditiva. Através da construção de cenas usando somente gestos, expressões faciais e inspirações visuais, os alunos serão capazes de explorar novas formas de narrativa e colaboração, melhorando assim suas habilidades sociais e criativas.

  • Desenvolver comunicação alternativa e expressão emocional
  • Compreender a importância dos elementos visuais na arte teatral
  • Incentivar a inclusão e promover a diversidade
  • Explorar a criatividade e colaboração através da narrativa visual
  • Fomentar habilidades sociais e criativas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR28: Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • EF69AR29: Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.
  • EF69AR30: Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Conteúdo Programático

Através deste projeto, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os elementos fundamentais da arte teatral, centrados na expressão corporal e facial. Explorando os conceitos de gestualidade, espaço cênico e a influência dos elementos visuais na interpretação, os alunos descobrirão novas maneiras de se comunicar e de expressar emoções e ideias sem o uso da voz, ampliando assim, a sua compreensão sobre as diversas possibilidades de comunicação e expressão artística.

  • Linguagem de sinais e expressões faciais como meios de comunicação
  • Influência da música instrumental, imagens e objetos na criação teatral
  • Criação e narrativa de histórias sem uso da palavra falada
  • Importância da arte visual e corpórea no teatro
  • Experiência inclusiva e colaborativa na arte

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade será a Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente dinâmico e interativo. Os alunos serão inicialmente introduzidos aos conceitos chave da atividade e à importância da comunicação visual na arte teatral. Em seguida, serão formados grupos de trabalho colaborativo onde os participantes escolherão músicas instrumentais, imagens ou objetos que servirão de inspiração para a criação de suas cenas teatrais. A construção coletiva das narrativas e a filmagem das performances envolverá brainstorming, planejamento, ensaios e execução, estimulando a criatividade, a cooperação e o pensamento crítico. A atividade culminará com uma sessão de exibição das cenas filmadas, seguida de uma discussão reflexiva sobre o processo criativo e as técnicas de comunicação visual utilizadas.

  • Introdução aos conceitos chave e importância da comunicação visual
  • Formação de grupos e escolha de inspirações para as criações
  • Brainstorming, planejamento e ensaios dos grupos
  • Filmagem das cenas teatrais pelos próprios alunos
  • Sessão de exibição e discussão das performances

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será apresentada a proposta do projeto, e os alunos participarão de uma sessão de brainstorming para a escolha de temas. Na segunda aula, os grupos trabalharão na criação e ensaio de suas cenas, enquanto na terceira aula, os grupos realizarão as filmagens e prepararão suas apresentações para o restante da classe.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e sessão de brainstorming.
  • Aula 2: Criação e ensaio das cenas teatrais.
  • Aula 3: Filmagem e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada em critérios como criatividade, cooperação, comprometimento com a tarefa, qualidade da expressão corporal e facial, e a habilidade de narrar uma história de maneira coesa e expressiva sem a utilização da fala. A exibição das filmagens servirá como um espaço de reflexão coletiva, onde os alunos poderão avaliar o próprio trabalho e o de seus colegas em um ambiente de suporte mútuo. Exemplos específicos de atuações destacadas e momentos de colaboração notáveis serão utilizados para discussão e análise crítica, incentivando os estudantes a identificarem pontos de melhoria e aspectos bem-sucedidos de suas performances.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários celulares ou tablets com câmera para a gravação das cenas. Além disso, será importante o acesso a um repertório variado de músicas instrumentais e a materiais que possam servir como objetos de cenário ou figurino, encorajando a criatividade dos alunos na composição de suas histórias. O uso de um espaço ampliado, como uma sala de aula mais espaçosa ou um auditório, facilitará o desenvolvimento das cenas e a movimentação dos alunos durante as gravações.

  • Celulares ou tablets com câmera
  • Repertório de músicas instrumentais
  • Objetos diversos para cenário e figurino
  • Espaço amplo para ensaios e filmagens

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