Mandalas da Calma

Desenvolvida por: Edson … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Mandalas e sua importância cultural

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão guiados em uma jornada cultural e introspectiva através do mundo das mandalas. Começaremos com uma apresentação que destaca a história, origem e o significado das mandalas em diferentes culturas ao redor do mundo, enfocando sua função não apenas como elementos decorativos, mas como potentes símbolos espirituais e ferramentas de meditação. Após esta introdução teórica, cada estudante será provido de materiais básicos de desenho, e guiados, passo a passo, na criação de suas próprias mandalas. Eles serão estimulados a expressar seus sentimentos, emoções e individualidade através das formas e cores escolhidas, promovendo um ambiente de autoconhecimento e criatividade. A atividade culminará com uma sessão de pintura, onde os alunos poderão colorir suas criações, aplicando técnicas de aquarela, canetinha ou lápis de cor, transformando este processo em uma prática meditativa e relaxante. Esta experiência artística não apenas exercita a criatividade e concentração dos alunos, mas também os introduz a práticas de mindfulness, ajudando-os a desenvolver habilidades de foco e calma.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um entendimento profundo sobre a origem, significado e uso das mandalas em diversas culturas, além de explorar as mandalas como uma forma de expressão pessoal e um método de meditação. Visa-se cultivar a apreciação pela arte e as tradições culturais, fomentar a criatividade, a expressão individual e a habilidade de simbolização, além de introduzir práticas contemplativas para o bem-estar emocional e a concentração.

  • Entender a história e importância cultural das mandalas.
  • Desenvolver habilidades de desenho e composição artística.
  • Expressar emoções e individualidade por meio da criação de mandalas.
  • Praticar técnicas de relaxamento através da arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR04: Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

Conteúdo Programático

A experiência com mandalas engloba áreas como história da arte, psicologia, meditação e expressão pessoal, oferecendo um campo fértil para desenvolver a apreciação da arte e habilidades de expressão e reflexão. Através do estudo, design e coloração de mandalas, propicia-se um entendimento abrangente sobre como esses elementos artísticos funcionam como pontes entre o observável e o sensorial, fomentando a criatividade e o autoconhecimento.

  • História e simbolismo das mandalas
  • Elementos básicos de desenho e composição de mandalas
  • Técnicas de pintura e coloração
  • Mandalas como prática de mindfulness e meditação

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, favorecendo a exploração ativa e a aprendizagem por descoberta. Os alunos iniciarão com um alicerce teórico sobre mandalas, seguido de instruções passo a passo para o desenho, permitindo que a teoria se transforme em prática. Este método enfatiza a experimentação pessoal e a reflexão durante o processo criativo, estimulando a individualidade e a expressão pessoal.

  • Exposição dialogada sobre a história e significado das mandalas
  • Demonstração de técnicas de desenho de mandalas
  • Atividade prática de desenho e pintura
  • Sessão de compartilhamento e reflexão sobre o processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos a parte inicial à teoria sobre mandalas, seguida de uma sessão prática de desenho. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas mandalas com técnicas de pintura e haverá uma rodada de compartilhamento das obras.

  • Aula 1: Introdução às mandalas e início da atividade de desenho
  • Aula 2: Continuação da pintura e compartilhamento das mandalas

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, engajamento e expressão individual, considerando a habilidade dos alunos em explorar e aplicar os conceitos aprendidos sobre as mandalas em suas criações. Será valorizado o processo criativo e a capacidade de refletir sobre suas obras, mais do que a precisão técnica. Serão promovidas rodadas de compartilhamento, nas quais os alunos poderão expressar o que aprenderam, os desafios enfrentados e o significado pessoal de suas mandalas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem papel A3 ou cartolina para desenho, compassos, régua, lápis, borrachas, canetinhas coloridas, lápis de cor e aquarelas. Este conjunto de materiais proporcionará aos alunos diversos meios para a exploração criativa, apoiando diferentes técnicas de desenho e pintura e facilitando a expressão individual através da cor e forma.

  • Papel A3 ou cartolina
  • Compasso
  • Régua
  • Lápis
  • Borracha
  • Canetinhas coloridas
  • Lápis de cor
  • Aquarelas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo