Mãos na Arte: Criando com Moebius

Desenvolvida por: Ana Cl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Infinito e Continuidade através da Arte com a Fita de Moebius

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental são convidados a explorar a Fita de Moebius como inspiração para a criação de arte em 3D. A atividade está estruturada para fomentar o pensamento criativo, o trabalho em equipe e a compreensão de conceitos matemáticos e científicos. Cada estudante participará de um processo de criação de estruturas escultóricas de papel, destacando temas como o infinito e a continuidade. Em grupos, eles discutirão as obras criadas, relacionando-as a preceitos artísticos e científicos, o que promove tanto o crescimento individual quanto o coletivo da criatividade e da expressão estética.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a promoção da imaginação e a expressão estética dos alunos, incentivando a exploração de conceitos como o infinito através da confecção de esculturas utilizando a Fita de Moebius. Ao desenvolver suas estruturas artísticas, os alunos trabalharão em equipe, aprimorando habilidades de colaboração e experimentação artística, com foco na conexão entre arte, matemática e ciências.

  • Desenvolver a capacidade de criar esculturas artísticas utilizando conceitos de continuidade e infinito.
  • Fomentar a colaboração e discussão em grupos para desenvolvimento de crítica construtiva em arte.
  • Explorar a inter-relação entre arte, matemática e conceitos científicos no processo criativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR31: Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está centrado na exploração teórica e prática da Fita de Moebius como uma metáfora para o infinito e a continuidade. Os alunos serão introduzidos aos conceitos artísticos e matemáticos que envolvem essa figura, permitindo uma compreensão mais profunda e aplicada entre essas disciplinas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham conseguido relacionar seus projetos artísticos aos conceitos acadêmicos abordados.

  • Histórico e características da Fita de Moebius.
  • Exploração de conceito de infinito e continuidade.
  • Criação de esculturas em papel baseadas no conceito de Moebius.

Metodologia

A metodologia aplicada envolverá abordagens práticas e interativas, centradas na vivência coletiva e individual das atividades propostas. O uso de materiais acessíveis como papel e canetas será primordial para traduzir conceitos teóricos em criações artísticas palpáveis. Em grupos, os alunos serão estimulados a discutir e apresentar suas obras, estabelecendo uma conexão crítica e reflexiva sobre os temas abordados durante a aula.

  • Aulas expositivas sobre a teoria da Fita de Moebius.
  • Atividade prática de construção de esculturas em papel.
  • Dinâmicas de discussão e avaliação coletiva das obras.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está planejado para ser abordado ao longo de duas horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada. As aulas iniciarão com uma introdução teórica seguida por sessões práticas de criação e discussão. Durante este período, os alunos terão a oportunidade de explorar, criar e avaliar suas produções artísticas inspiradas na Fita de Moebius.

  • Aula 1: Introdução teórica à Fita de Moebius e exploração inicial do tema.
  • Aula 2: Atividade prática de criação de esculturas em papel.
  • Aula 3: Apresentação e discussão das obras criadas, relacionando-as ao tema proposto.

Avaliação

A avaliação será constituída por dois componentes principais: participação e produção artística. Primeiramente, a participação dos alunos nas discussões em grupo será observada, destacando suas contribuições no processo colaborativo e as interações durante as apresentações. Em segundo lugar, a criatividade e a complexidade das esculturas criadas serão analisadas considerando a aplicação dos conceitos discutidos em aula. Exemplos de critérios incluem a inovação na representação das características da Fita de Moebius nas obras de arte e o envolvimento demonstrado nas atividades práticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais simples, mas eficazes para a tradução de conceitos teóricos em práticas artísticas. Esses materiais permitirão aos alunos experienciar uma vivência prática, estendendo o entendimento sobre a Fita de Moebius a partir de uma abordagem diversificada que equilibra aspectos artísticos e matemáticos.

  • Folhas de papel de diferentes texturas e tamanhos.
  • Tesouras e fitas adesivas para montagem das esculturas.
  • Canetas e lápis para anotações e marcações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo