Mentes Criativas: A Arte de Piaget

Desenvolvida por: Taís F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes visuais e Ciências humanas
Temática: Desenvolvimento cognitivo e expressão artística

A atividade 'Mentes Criativas: A Arte de Piaget' é desenhada para explorar com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o conceito de desenvolvimento cognitivo formulado por Jean Piaget, aplicando-o à compreensão e criação da arte visual. A proposta pedagógica visa a construção de um espaço de aprendizagem onde os estudantes possam visualizar e compreender os estágios de desenvolvimento cognitivo - sensoriomotor, pré-operacional, operações concretas e operações formais - e reconhecer como essas fases impactam na percepção e expressão artística. Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão convidados a participar de discussões guiadas, análise de imagens de obras de arte e atividades práticas de criação artística. Este plano contempla a elaboração de arte pelos alunos que reflete uma fase do desenvolvimento cognitivo escolhida por eles, incentivando a reflexão sobre o próprio processo de aprendizado e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula objetiva proporcionar aos alunos um entendimento abrangente das fases do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, enriquecendo sua compreensão sobre como este desenvolvimento influencia a percepção e produção artística. Espera-se que os alunos consigam identificar e diferenciar as características de cada fase do desenvolvimento cognitivo, aplicando esses conhecimentos de maneira prática na criação de obras de arte que reflitam esses estágios. Outro objetivo é estimular a capacidade crítica e reflexiva dos estudantes ao analisarem obras de arte e ao compararem com as suas próprias criações, fomentando assim a autoanálise e a apreciação artística.

  • Entender as fases do desenvolvimento cognitivo de Piaget
  • Reconhecer a influência do desenvolvimento cognitivo na arte
  • Analisar obras de arte sob a perspectiva do desenvolvimento cognitivo
  • Criar obras de arte refletindo uma fase específica do desenvolvimento

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange, inicialmente, uma explanação sobre as fases do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget. Seguindo, haverá uma abordagem sobre a influência desse desenvolvimento na percepção e expressão artística, preparando os alunos para a realização prática de análises e criações artísticas. Tal conteúdo visa promover a integração entre teoria e prática, evidenciando como o crescimento cognitivo do indivíduo se manifesta no processo criativo e interpretativo da arte.

  • Fases do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget
  • Influência do desenvolvimento cognitivo na arte
  • Análise de obras de arte por fase de desenvolvimento
  • Prática de criação artística baseada em fases do desenvolvimento cognitivo

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma metodologia ativa, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A partir de discussões guiadas e análise de imagens de obras de arte, os estudantes serão encorajados a expressar suas percepções e compreensões. Na sequência, a atividade prática de criação artística permitirá que apliquem de forma concreta os conhecimentos adquiridos, escolhendo uma fase do desenvolvimento cognitivo para basear suas próprias obras de arte. Essa abordagem visa facilitar a internalização dos conceitos teóricos através da experiência direta e reflexão sobre o próprio processo criativo.

  • Discussão guiada sobre as fases do desenvolvimento cognitivo
  • Análise de obras de arte correspondentes a cada fase do desenvolvimento
  • Atividades práticas de criação artística
  • Reflexão e compartilhamento das obras criadas com a turma

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao desenvolvimento cognitivo de Piaget e a influência no entendimento artístico, seguida de uma análise guiada de obras de arte. A segunda aula será dedicada à criação artística, onde os alunos aplicarão os conceitos aprendidos na prática.

  • Aula 1: Introdução ao desenvolvimento cognitivo de Piaget e análise de arte
  • Aula 2: Criação de obras de arte pelos alunos

Avaliação

A avaliação será formativa, baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na análise crítica das obras de arte, e sobretudo, na criatividade e reflexão demonstrada nas obras de arte criadas. Será valorizado o processo de aprendizagem e o envolvimento dos alunos na atividade, considerando a compreensão das fases do desenvolvimento cognitivo e sua aplicação na criação artística. Exemplos de critérios de avaliação incluem a capacidade de relacionar a fase do desenvolvimento escolhida com a obra criada, o uso criativo dos materiais e a habilidade de expressar suas ideias sobre o processo criativo e o desenvolvimento cognitivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos pedagógicos incluem imagens de obras de arte representativas de diferentes fases do desenvolvimento cognitivo, materiais de arte como tinta, papel, argila, entre outros, e um quadro branco para apresentações e discussões em sala. Estes recursos são essenciais para permitir a análise de arte e a realização das atividades práticas, oferecendo aos alunos uma rica experiência de aprendizagem que integra teoria e prática.

  • Imagens de obras de arte por fase do desenvolvimento cognitivo
  • Materiais de arte variados (tinta, papel, argila, etc.)
  • Quadro branco para discussões e apresentações

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