Mímica Musical

Desenvolvida por: Johann… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão corporal e Comunicação Não Verbal

Na atividade 'Mímica Musical', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorarão a expressividade corporal e facial sem o uso de palavras. Inicialmente, cada dupla escolherá uma música conhecida, em seguida, um dos membros atuará como 'escultor', guiando o parceiro na modelagem de poses que expressem a emoção ou a história por trás da música escolhida. Este 'estátua', então, irá se apresentar para os demais colegas, que tentarão adivinhar a música baseados apenas na performance corporal, sem nenhum auxílio vocal ou verbal. Esta dinâmica não só estimula a criatividade e a imaginação dos estudantes mas também os ajuda a compreender de forma mais profunda como gestos, posturas e expressões faciais podem servir como poderosos veículos de comunicação, transmitindo uma ampla gama de informações e sentimentos de maneira eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de expressar e interpretar emoções e histórias por meio da linguagem corporal, promovendo uma compreensão mais refinada sobre a comunicação não verbal. Adicionalmente, a atividade visa estimular a criatividade dos alunos, encorajando-os a pensar de forma inovadora sobre como representar conceitos e emoções sem palavras. Esta dinâmica também busca fortalecer a colaboração e o trabalho em equipe, pois exige que os alunos trabalhem em pares, desenvolvendo habilidades sociais importantes como a empatia e o respeito pela expressão individual do outro.

  • Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão por meio da linguagem corporal
  • Estimular a criatividade e a inovação na representação de emoções e histórias
  • Promover a compreensão e a valorização da comunicação não verbal
  • Fomentar o trabalho em equipe, a colaboração e a empatia entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR26: Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • EF69AR29: Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora importantes aspectos do currículo de artes, proporcionando uma vivência prática em comunicação não verbal e expressão corporal. Além de favorecer o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas, a atividade engaja os alunos em um processo educativo que valoriza a interpretação e a representação como ferramentas de aprendizagem e expressão pessoal.

  • Comunicação não verbal
  • Expressão corporal e facial
  • Criatividade e inovação na expressão artística
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será adotada para esta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, explorando a expressividade corporal de maneira lúdica e criativa. Esta abordagem prática facilita a interiorização dos conceitos trabalhados, permitindo que os alunos vivenciem diretamente os princípios da comunicação não verbal e da expressão corporal.

  • Apresentação das instruções e formação de duplas
  • Escolha das músicas e planejamento das performances
  • Modelagem e ensaio das poses pelo 'escultor'
  • Performances e tentativas de adivinhação das músicas
  • Feedback coletivo e reflexão sobre a experiência

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ser introduzirá o conceito e as regras da atividade, seguido da formação das duplas e escolha das músicas. A segunda aula será dedicada às performances e à tentativa de adivinhação das músicas por parte dos demais alunos, encerrando com um momento de feedback e reflexão sobre a experiência vivenciada.

  • Aula 1: Introdução e preparação (60 minutos)
  • Aula 2: Performances e feedback (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e observará o engajamento dos alunos durante as atividades, sua capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade nas representações e o empenho em se comunicar de maneira não verbal. Serão considerados aspectos como expressividade corporal, originalidade das poses e eficácia na comunicação das emoções e histórias das músicas escolhidas. O feedback coletivo ao final também servirá como momento de autoavaliação e reflexão sobre os aprendizados alcançados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários um espaço amplo onde os alunos possam se mover livremente, um aparelho de som para que os 'escultores' possam ouvir as músicas selecionadas durante a modelagem das poses, e materiais para anotação, caso os alunos desejem planejar suas performances. Este conjunto de recursos simples, porém essenciais, assegurará o sucesso da execução da atividade e a dinamização do aprendizado.

  • Espaço amplo para movimentação
  • Aparelho de som
  • Materiais para anotação (papel e canetas)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo