Mistérios da Arte: Jogo da Descoberta

Desenvolvida por: Manu P… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: História da Arte e Movimentos Artísticos

A atividade 'Mistérios da Arte: Jogo da Descoberta' transforma a sala de aula em um verdadeiro laboratório artístico, onde alunos do 6º ano do Ensino Fundamental engajam-se em uma investigação criativa através das eras da arte. Nessa jornada, eles embarcarão em um jogo de tabuleiro educativo, projetado para explorar diversos movimentos artísticos e períodos históricos. Cada equipe de alunos receberá um mapa, guiando-os através de várias estações que representam marcos icônicos na história da arte. Em cada estação, enfrentarão desafios e resolverão enigmas ligados a artistas renomados e suas obras. Conforme avançam, os alunos coletarão peças de um quebra-cabeça, que ao ser completado, desvendará uma obra de arte de significado monumental. Este formato de aprendizado baseado em jogos estimula a investigação ativa, o trabalho em equipe e promove uma competição saudável, fundamentando o conhecimento artístico em uma experiência imersiva e interativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade englobam o fortalecimento da percepção artística dos alunos, enriquecimento do repertório cultural e fomento da capacidade analítica crítica. Visamos encorajar a apreciação pela diversidade artística e histórica, promovendo habilidades de pesquisa e investigação. Além disso, a dinâmica coletiva busca desenvolver a comunicação e a colaboração entre os alunos, aspectos vitais para o crescimento pessoal e acadêmico nessa fase.

  • Explorar e analisar diferentes movimentos artísticos ao longo da história.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação e análise crítica de obras de arte.
  • Incentivar a colaboração e a competição saudável através de atividades em grupo.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas com desafios e enigmas.
  • Ampliar o conhecimento cultural e histórico dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR02: Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

Este plano envolve a análise profunda de movimentos artísticos, estilos visuais e obras significativas para promover uma compreensão holística da arte. Além de incentivar a pesquisa e a análise crítica, também valoriza a interdisciplinaridade, conectando arte, história e cultura, encorajando os alunos a estabelecer relações entre diferentes períodos históricos e suas expressões artísticas.

  • Movimentos Artísticos (Renascimento, Barroco, Impressionismo, Modernismo, etc.)
  • Análise de obras de artistas renomados
  • Contexto histórico e cultural dos movimentos artísticos
  • Elementos visuais e técnicas artísticas
  • Simbolismo e interpretação de obras de arte

Metodologia

A metodologia aplicada será interativa e baseada em projetos, usando o jogo como um eixo central para a exploração artística. Os alunos, divididos em grupos, irão progredir pelo jogo enfrentando desafios que exigem pesquisa, análise e discussão sobre as obras de arte. Esta abordagem promove uma aprendizagem ativa, onde os alunos são os protagonistas do seu processo de aprendizado, explorando conceitos de forma prática e lúdica.

  • Jogo de tabuleiro como recurso central para exploração e aprendizado
  • Atividades de pesquisa e análise de obras em grupo
  • Discussões em grupo para estimular o pensamento crítico e a expressão pessoal
  • Montagem de quebra-cabeça coletivo como símbolo do aprendizado conjunto
  • Uso de recursos digitais para pesquisa e apresentação de projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser executada ao longo de 20 horas, divididas em 30 aulas de 40 minutos. Este período inclui a introdução ao jogo, exploração e pesquisa sobre os movimentos artísticos, atividades práticas em grupo, discussões, montagem do quebra-cabeça final e a avaliação do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2-5: Exploração das primeiras estações do jogo e início das pesquisas
  • Aula 6-10: Análise e discussão das obras e movimentos artísticos
  • Aula 11-15: Avanço no jogo, com foco na resolução de enigmas e desafios
  • Aula 16-20: Continuação das atividades práticas e montagem do quebra-cabeça
  • Aula 21-25: Preparação e apresentação dos projetos pelos grupos
  • Aula 26-30: Avaliação do projeto e reflexão sobre o aprendizado

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseando-se na participação, colaboração, e engajamento dos alunos durante todo o projeto. A capacidade de pesquisa, análise crítica das obras e contribuições durante as discussões em grupo serão critérios fundamentais. Além disso, a qualidade e criatividade das apresentações finais dos grupos também serão avaliadas, levando em conta a compreensão e aplicação dos conceitos explorados. A montagem do quebra-cabeça servirá como um elemento visual de avaliação do trabalho em equipe e do aprendizado coletivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão o uso do tabuleiro do jogo 'Mistérios da Arte', cartas de desafio, peças de quebra-cabeça, acesso à internet para pesquisas, projetor para apresentações, imagens impressas de obras de arte, materiais para anotações e pesquisa, e recursos digitais interativos que possam enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Tabuleiro do jogo e materiais complementares
  • Acesso à internet e recursos digitais
  • Projetor e tela para apresentações
  • Imagens de obras de arte para análise
  • Materiais de papelaria para anotações e criação de projetos

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